“O iogurte perfeito para crianças. Não tem como resistir”, anuncia a Vigor, falando em uma refeição nutritiva. Há sérias dúvidas. Açúcar aparece quatro vezes na lista de ingredientes, somando 21 gramas.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que o consumo de açúcar não ultrapasse 10% das calorias diárias. No caso de adultos, isso dá em torno de 50 gramas. Para crianças, menos.

Esse é um ultraprocessado e, de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, deve ser evitado.

No aplicativo Desrotulando, o iogurte Mix Vigor marca nota 48, de um total possível de 100, sendo classificado como “Ruim”.

Lista de ingredientes do iogurte, do mais ao menos usado: leite desnatado e/ou leite desnatado reconstituído, soro de leite concentrado, açúcar líquido, creme de leite, preparado de morango (açúcar, polpa de morango, água, amido modificado, acidulante ácido lático e conservador sorbato de potássio), amido modificado, fermento lácteo, estabilizante gelatina, aroma idêntico ao natural de morango e corante natural carmim.

Lista de ingredientes dos confeitos coloridos, do mais ao menos usado: açúcar, gordura vegetal fracionada, cacau em pó, óleo de palmiste, soro de leite em pó, massa de cacau, maltodextrina, sal, espessante goma arábica, corante inorgânico dióxido de titânio, emulsificantes lecitina de soja e ésteres de ácido ricinoleico interesterificado com poliglicerol, corantes artificiais amarelo tartrazina, vermelho 40, amarelo crepúsculo, azul brilhante FCF e vermelho eritrosina, glaceantes silicato de magnésio e cera de carnaúba e aroma natural.