Nem tudo o que reluz no sol é ouro. Nem tudo que se anuncia como saudável é. “Fit”, “clean”, “vita”: melhor ficar atento a expressões que tentam transmitir a ideia de um produto ótimo para quem pratica exercícios e se preocupa com a alimentação.

Apesar de ser um biscoito salgado, o Nesfit integral tem açúcar como um dos ingredientes mais usados, logo em seguida às farinhas.

Esses são alimentos ultraprocessados e, segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, devem ser evitados.

No aplicativo Desrotulando, o Nesfit biscoito integral salgado recebe nota 47, de um total possível de 100, sendo classificado como “Ruim”. Já o biscoito Aveia e Mel marca 61, classificado como “Regular”. E o cereal Nesfit chega a 79, no grupo “Razoável”.

Ingredientes do Nesfit integral, do mais ao menos usado: farinha de trigo integral (29%), farinha de trigo (17%) e farinha de triticale (7,3%) enriquecidas com ferro e ácido fólico, açúcar, açúcar invertido, fibra de trigo, sal, amido, fermentos químicos bicarbonato de amônio, bicarbonatode sódio e fosfato monocálcico, aromatizante, emulsificantes lecitina de soja, ésteres de ácido diacetil tartárico e ácidos graxos com poliglicerol e mono e diglicerídios de ácidos graxos e melhorador de farinha metabissulfito de sódio.

Ingredientes do biscoito Nesfit Aveia e Mel:  aveia em flocos, farinha de trigo integral, açúcar, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, mel, sal, fermentos químicos bicarbonato de amônio e bicarbonato de sódio, emulsificante lecitina de soja e antioxidante TBHQ.

Ingredientes do cereal Nesfit: trigo integral (38%), arroz (15%), milho (14%), açúcar, farelo de trigo, minerais (carbonato de cálcio, ferro eletrolítico e zinco) e vitaminas (pantotenato de cálcio, nicotinamida, riboflavina, cloridrato de piridoxina e ácido N-pteroil-L-glutâmico), extrato de malte, sal, xarope de glicose, antiumectante fosfato tricálcico, estabilizante fosfato trissódico e antioxidante tocoferol.