Mormaço Social

Mormaço social

A sombra de AQUARIUS de Kleber Mendonça paira sobre o filme de Marina Meliande, MORMAÇO. Ambos abordam a especulação imobiliária em bairro classe média, e tem uma mulher como protagonista. Mas há uma enorme diferença entre as duas. Em Mormaço, o corpo da mulher (Marina Provenzzani) é contaminado pela doença do prédio. E ela acaba aniquilada (num terror soft estilo Juliana Rojas – Marco Dutra). Em Aquarius, a mulher (Sonia Braga) age: pega vigas do prédio infestadas de cupins e as leva ao escritório imobiliário. Ela enfrenta os empresários, não quer dizer que ela vai vencer, mas com certeza ela não fica passiva, como a mulher de Mormaço. Se considerarmos que a dramaturgia é um laboratório social, a diferença de comportamento entre s duas personagens é assunto para reflexão.

Em defesa da protagonista de Mormaço, pode se argumentar que ela é defensora pública e luta em favor de moradores de uma ocupação, vítimas de uma reintegração de posse. Mas o filme me parece bifocal: o foco ocupação / reintegração e o foco especulação imobiliária classe meia. E a protagonista é a junção de duas personagens. A moradora do prédio classe média não se articula com a defensora; e esta não é atingida pela doença da moradora classe média. Há uma justaposição.

Daí, as perguntas que me faço: por que não ter focado apenas uma área e aprofundado, a questão imobiliária na classe média ou a desocupação brutal e seus vínculos com os jogos olímpicos? Por que ter escolhido uma personagem classe média para fazer a ligação entre as duas áreas? Foram pesquisadas outras opções? Por que o plano mais denso do filme é o de uma moradora da ocupação que discursa com extrema veemência diante da polícia, em oposição à personagem classe média vitimizada e anêmica? Sendo que essa é a personagem principal enquanto a mulher veemente que luta é deixada em posição secundária.

Se se aceitar que a dramaturgia é um laboratório social, essas perguntas são pertinentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *