Resenha Semanal

7 a 14 de fevereiro de 2020. Queima explícita de arquivo faz ver o avanço do gangsterismo governamental. Mais militares em cargos-chave. A esquerda morreu?

Fabrício Queiroz será o próximo?

Mais uma semana no ritmo do atroz como normal, e dá a sensação de que vai ser um período longo. A sensação de abandono por parte de quem deveria ser oposição é grande…

Repercutiu muito no noticiário a morte do miliciano e chefe do Escritório do Crime Adriano Nóbrega. Ele era muito próximo do clã Bolsonaro, e sua mãe e esposa eram contratados pelo gabinete de Flávio Bolsonaro. Ele estava foragido.

Há muitas coincidências e versões mal contadas, indicando uma clássica queima de arquivo, já que ele saberia de muita coisa sobre o assassinato de Marielle Franco. A versão da PM baiana é que ele foi morto em tiroteio, mas fotos do cadáver sugerem execução sumária e emboscada: o sítio onde morreu é de um vereador do PSL. O governador da Bahia, o petista Rui Costa, avalizou imediatamente a versão da PM.

Eduardo Bolsonaro estava em Salvador no dia, e as reações do ministro Moro foram evasivas e irônicas. O clã falou muito pouco. Vai ser difícil remover esses gangsteres do poder…

Segue a novela…
“Este é um artigo que gostaria de não ter escrito…”

O acadêmico Vladimir Safatle publicou um artigo que repercutiu muito na esquerda. Ele assinala o fracasso do ciclo do “populismo de esquerda”, que culminou no lulismo. Escreve que a esquerda sempre é traída pelos setores nacionais da oligarquia com quem fez alianaças, e paga agora o preço de ter abafado o movimento social nesse processo. Ele aponta que hoje não apenas não há oposição decidida no Congresso, como também os governadores de oposição fazem localmente o que o híperliberalismo de Guedes faz nacionalmente, promovendo reformas antisociais. A nova configuração de caráter fascista do governo deu um choque na esquerda, tornando-a ineficaz e sem condições de impor um outro horizonte político.

Mais um militar foi nomeado para o governo, o general Walter Braga Netto, comandante da intervenção no Rio, que vai para a Casa Civil. Onyx Lorenzzoni foi realocado para a frigideira.

Braga junta-se aos seus colegas general Heleno (GSI), o general Luiz Ramos (Secretaria de Governo) e o major reformado da PM, Jorge Antonio Oliveira, na Secretaria-Geral. Parece que a ala militar vem conseguindo se impor, alijando os “ideológicos”.

Em processo paralelo, foi revelado que o governo mantinha pelo menos um espião na Universidade de Brasília.

Os Olavistas estão em polvorosa, avaliando que perdem poder no Planalto. Weintraub, ministro da Educação e pupilo do guru, ainda se segura, mas Filipe Martins foi removido das Relações Internacionais e vai fazer meme para o presidente.

Na CPMI das Fake News do Congresso, um funcionário de empresa que realizou disparos ilegais em massa nas redes mentiu em depoimento e vai ser punido… talvez. A celeuma se deu em torno da afirmação que uma repórter da Folha teria oferecido favores sexuais em troca de entrevista. A repórter provou que não foi o caso através dos registros dos contatos, e o jornal desta vez apoiou sua funcionária.

Mas a direita fez jorrar seu esgoto e muita baixaria rolou nas redes, inclusive tentando colocara a repórter como a elite branca esquerdista estava oprimindo um homem negro.

Reinventar a roda?

A segunda-feira viu a cidade de São Paulo submersa pela água das fortes chuvas que caíram. Tudo virou um caos e as autoridades pediam às pessoas que não saíssem de casa. Os rios submersos se revoltam!

Mas, nesse dia, a notícia mais lida no uol foi “Ex-BBB fica só de calcinha para rebater críticas por magreza

Na Irlanda, o duopólio do poder de século do “centro” foi quebrado pelo Sinn Fein, com uma plataforma de esquerda. O partido não consegue governar sozinho e vai formar coalizão, mas o impacto político foi grande, inclusive na Irlanda do Norte, que, apesar de ser outro país (o Reino Unido), está sob forte pressão para a reunificação da ilha. Com o sentimento independentista forte na Escócia pós-Brexit, podemos vir a testemunhar o fim da Grã-Bretanha.

Passou em segunda votação na Câmera Municipal o Parque do Bixiga. É o final feliz de uma batalha de décadas do Teatro Oficina contra Sílvio Santos, que queria usar a área pra construir prédios na área ao redor do teatro.

Lula, Sérgio Moro e Bolsonaro saem bem avaliados e competitivos em pesquisa de opinião para a vaga da presidência. O governador Dino aparece com 13%, o que lhe dá excelente impulso inicial.

Para quem não se melindra

Lula foi ao Vaticano e foi recebido pelo Papa. A direita surtou

A notícia é antiga, mas parece que verdadeira: Rita lee e Bolsonaro tiveram um caso no passado. Tenho enorme dificuldade em figurar esse enlace.

Repercutiu o relatório da Corregedoria da PM de São Paulo que inocentou os policiais envolvidos nas mortes de Paraisópolis em São Paulo…

A Petrobrás segue em greve.

Será que o para-quedas vai abrir a tempo?

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos