Resenha Semanal

O ano se inicia a todo vapor… Ventos de Brasília trazem sórdidas intrigas palacianas. Há modestas mas importantes avaliações das lutas recentes.

Foi a bruxaria que derrubou o secretário?

É verdade que tivemos algumas vitórias no ano passado apesar dos desastres. O governo Bolsonaro encontrou limites importantes: as greves e manifestações contra a reforma da previdência fizeram recuar o projeto original, o projeto Future-se (tentativa de desobrigar o Estado com o financiamento público do ensino superior e pôr fim à autonomia universitária) foi rejeitado pela a maioria das universidades.

Mas o desânimo ainda me domina: foram 12 meses difíceis.

ALERTA DE SAÚDE PÚBLICA

Na esteira do Coronavirus que atinge animais na China, a EMBRAPA detecta nova doença que acomete frutas cítricas brasileiras. Laranjais por todo o planalto adquiriram hirsutismo localizado, preocupando especialistas. “Parece que a infecção estava em estado latente há pelo menos 5 anos”, disse o presidente da entidade. “Não há perspectiva imediata de cura se a sociedade não rever suas escolhas”, completou. 

Mas o choque que me tirou da pasmaceira foi o vídeo nazista de Roberto Alvim. Nem acho que ele mesmo seja realmente nazista, mas o teor e a linguagem são inequívocos. Mesmo demitido, restam as pergunta douradas: quantos nazistas têm no governo ainda? Quão fascista é o governo como um todo?

Deu grita geral nos normalizadores de Bolsonaro, como Rodrigo Maia, Amoedo, MBL, Estadão, Globo e outros papais do presidente, que acabaram falando contra o vídeo.

“O Dilema de Huck”

Mas foi a atitude de Luciano Huck que mais ofendeu. Ele fez um vídeo em 2018 onde declara que vai votar em Bolsonaro… e depois saiu repudiando o vídeo nazista como judeu. Entidades da comunidade judaica e o estado de Israel também reclamaram do vídeo e pediram a demissão.

Aí fui ver de novo o vídeo de Bolsonaro em sua palestra no clube Hebraica, em 2017. Ele foi aplaudido de pé ao atacar indígenas e quilombolas. Parece que o bolso vem antes da crença, e isso vale para toda a sociedade brasileira. A Bolsa não cai, mesmo com as atrocidades mais horrendas, e a sensação de que é possível tolerar ataques à democracia em nome da economia move todo o espectro político da direita, do centro às extremidades.

Aliás, está em pleno andamento na direita e centro-direita em geral a campanha por um…

O circo fica igual, mas sem o palhaço

Mas, se tirar a trilha sonora wagneriana e o visu neofacho do maluco, toda a fala do secretário da Cultura no vídeo é idêntica às declarações de Bolsonaro e adjacências: todo mundo sabia e deixou acontecer.

Mas para mim ficou incontornável que quem votou nele ou ficou em casa COLOCOU NAZISTA NO GOVERNO, achando que só a esquerda ia morrer! Você vai junto, tucano! Te espero na fila do chuveiro!

Vou lembrar para sempre que quem foi de verdeamarelo à Paulista, democrata ou não, dividiu o asfalto com nazistas, fascistas, militaristas, TFP, monarquistas, trolls e trumpistas, normalizando o esgoto que agora nos afoga. Eu fui e vi todo mundo!

Regina Duarte vem para normalizar a barafunda e fixar um rosto humano no autoritarismo. A empresa dela deve mais de $300 mil ao estado brasileiro por complicações na Lei Rouanet. Explica para as suas bases que você sonegou recursos públicos da cultura!

Uma noiva para o monstro!

Noivando para casar

O governo fará campanha por abstinência sexual antes do carnaval. Rsrs, boa sorte! Vai ter golden shower? Chama o Alexandre Frota para ser o host da campanha!

ANAGRAMA: desembaralhe as letras e decifre a definição que a deputada Joyce Hasselmann encontrou para o presidente…

Lula reacendeu divisão latente na esquerda: é o legado de 2013 que voltou à pauta. Tem uma ala mais petista muito impertinente e injusta, que usa uma linguagem belicosa que arruina a possibilidade de análise e infantiliza a discussão. Há evidentes questões em aberto (como fazer para não cair na mão da direita de novo etc), mas precisa ser justo com o movimento e elevar o nível.

Procurando sinais de recuperação

O INSS em está em caos: colapsa o serviço, voltam as filas… Tudo resultado do desmonte e desgoverno. Paulo Guedes acabou com a pasta da Previdência, gerando problemas de gestão. As filas acabaram no governo Lula e voltaram com toda a força sob Bolsonaro e Guedes. Bolsonaro falou em mandar 7 mil militares da reserva ir trabalhar para tentar resolver o problema.

Vale lembrar que os militares ganharam aposentadoria separada, com aumento de soldo… e agora milico vem me ajudar! Valeu!

Moro e o presidente parece que estão em atrito, e a recriação do Ministério da Segurança Pública estaria na pauta, para retirar poder do ex-juiz.

Ver o Moro sair do governo e deixar coxinha de boca aberta não teria preço…

O governo estuda subsidiar as contas de luz de templos religiosos, repassando a despesa ao consumidor comum: FIAT MAMATA!

Já a Lava Jato conseguiu atacar Glenn Greenwald, com estapafúrdia acusação a partir de um áudio já analisado pela PF – que inclusive inocentou o jornalista. A intimidação é clara, já que decisão do STF impede acusação a partir do caso dos vazamentos que deram origem à Vaza Jato. Além de não haver nenhuma possibilidade da acusação derivar daquele áudio.

A imprensona veio em defesa de Greenwald meio tarde, e foi protocolar. Ademais, deu mais manchetes e destaque às acusações do que à Vaza Jato! Fui reler artigos da época em que o governo Lula quis regulamentar a atividade da imprensa, como se faz em todo o mundo democrático, e o nível de indignação com “anseios totalitários” do petismo “bolivariano” era estridente. Muita baixaria e gritos de neodemocratas insultadíssimos.

Que diferença agora, quando todos se aquietam e põe o rabo entre as pernas, normalizando barbaridades que nunca tolerariam na esquerda!


Anagrama:

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos