Resenha Semanal

27 de setembro a 4 de outubro de 2019. A soltura de Lula em preparação no STF, em franca oposição à Lava Jato. Mas o acirramento geral do autoritarismo continua solto na sociedade.

Brasililiput…

A desmontagem da Lava Jato ganhou capítulo no Supremo Tribunal Federal. Depois de tanto adiar, o tribunal finalmente decide sobre questões que impactam os processos contra Lula. Dá a impressão que se prepara, pouco a pouco, as condições de sua soltura. Os ministros votaram pela necessidade dos réus apresentarem suas defesas após a acusação, mas também decidiram que fixariam uma “tese de orientação judiciária” acerca do tema, ou seja, formulariam uma orientação aos demais magistrados nos casos futuros e decidir os efeitos nas sentenças do passado. É uma tentativa de conseguir não soltar Lula.

Anagrama: desembaralhe as letras e descubra o mais intenso encolhimento da república…

Mas os lances mais ousados ficaram por conta da questão progressão ao regime semi-aberto, a que o presidente tem direito agora. Os procuradores buscam obrigar Lula a progredir ao regime de prisão domiciliar, com tornozeleira – o que a Procuradoria nunca fez isso em sua história. O ex-presidente se recusa, exigindo sua soltura com anulação do processo. Isso criou um auê na imprensa e nos meios jurídicos, pois a operação Lava Jato quer evitar a humilhação de ver o STF anular o processo. No final, tentaram até a dispensa do ressarcimento de mais de 4 milhões de reais devidos por Lula, condição para a progressão.

Santa ficha cadente!

Durante a sessão do STF, o ministro Gilmar Mendes abriu a boca do inferno e falou duramente contra o ministro Sérgio Moro e o procurador Dallagnol. Disse que os processos da Lava Jato foram conduzidos por “gangsters” que usavam prisões provisórias “como instrumento de tortura”.

“Quem defende tortura não pode ter assento na Corte Constitucional. O Brasil viveu uma era de trevas no que diz respeito ao processo penal”, acrescentou o ministro. Uma pérola: “O núbio entre julgador e polícia pode ser até um fetiche, de índole sexual…” mas não é o estado de direito.

Corrupção leonina deflagrada por lobos

Gimar Mendes também mencionou também a atual investigação da Polícia Federal de um esquema dentro da Receita Federal, que achacava investigados pela Lava Jato… e fornecia dados “informais” para a Lava Jato, conforme revelou Dallagnol no Telegram. O chefe do esquema é o auditor fiscal Marco Aurélio Canal, que chefiou uma operação para fazer uma devassa nas contas do Instituto Lula, que resultaram em penalidades que ultrapassam os R$ 18 milhões.

O que contar aos netos?

A Lava Jato está sob ataque em várias frentes. Li que agora a operação mira os bancos, que viabilizaram toda a movimentação de dinheiro. Eu ficaria muito surpreso se isso der em alguma coisa. De qualquer forma, se for verdade, então é certo que a Lava Jato vai mesmo acabar.

Sinal dos tempos para a família brasileira

Parece que a sorte da operação indica uma virada de jogo bem-vinda, mas há u a questão que não vai embora e interessa à esquerda a Lula solto. Não há estado de direito para o qual podemos voltar. Mesmo que a LJ seja rachada, não dá para desfazer o estrago do “gol de mão” que foi o golpe, nem anular as eleições de 2018 nem anular o impeachment. Será preciso avançar e reformar as instituições ao mesmo tempo que as defendemos.

No Congresso, a sorte de Moro é prejudicada pelo avanço da lei que limita o poder de juízes e investigadores. A Lava Jato reclama que isso inibirá o combate à corrupção, mas os congressistas retrucam dizendo que a lei prevê que os acusados de abuso serão julgados por magistrados. Os juízes ameaçam fazer greve…

Além disso, seu Pacote Anti-crime avança muito lentamente no Congresso.

Anagrama: desembaralhe as letras e descubra o nome dado à lei que inibe a uso indevido da força legal

Também a reforma da Previdência foi desidratada e recebeu muitas emendas que diminuem a propalada economia de um trilhão de reais. Mas vai passar, apesar da imprensa de oposição festejar todos os percalços.

No Rock in Rio, Elza Soares e outros artistas chamaram resistência. Já Emicida, no programa de Fátima Bernardes, soltou um Lula Livre.

Quem com ferro fere…

Luiz Henrique Molição, um dos presos na Operação Spoofing, afirmou em depoimento à Polícia Federal que Walter Delgatti Neto, o Vermelho, teria vendido informações para o site O Antagonista. Isso é muito embaraçoso para o site de extrema-direita, já que eles têm acusado muito Glenn Greenwald de ser o pagador dos diálogos da Vaza Jato. Muita hipocrisia deles. O Antagonista ficou muito indignado, sem se recordar que o veículo não cansou de postar delação sem prova para destruir reputações. Kkkk.

Educador militar desenvolve atividade ao ar livre com alunos

O governo anunciou grande adesão ao esquema de militarização das escolas públicas. O Ministério da Defesa, contratará militares da reserva das Forças Armadas para trabalho nos estabelecimentos.

Ah, um homem de uniforme…

Os estados poderão ainda destinar policiais e bombeiros militares para apoiar a administração das escolas. Os militares irão atuar como monitores, acompanhando os alunos e fazendo contato com as famílias. Exercerão atividades como supervisão escolar e psicopedagogia, preservando, as atribuições exclusivas dos docentes. Atuarão também no fortalecimento de valores éticos e morais e exercerão ainda funções administrativas para aprimorar a infraestrutura das escolas e a organização escolar.

Acho isso super grave, mas no geral a sociedade parece aceitar. Bolsonaro vai passar, mas o escrustamento de valores e práticas militares, evangélicas e milicianas na sociedade como um todo vão perdurar muito ainda.

Anagrama: desembaralhe as letras e descubra quem vai derrubar Bolsonaro

Vi um vídeo onde um grupo de bolsonaristas faziam manifestação em frente ao STF, durante a votação que impactará a Lava Jato. Foram reprimidos pela polícia, com gás e parece que balas de borracha. Não tenho nenhuma pena, eles festejaram muito a repressão contra a esquerda e movimentos populares. Lembro que este mesmo grupo, por ocasião de um protesto anti-Trump em São Paulo, apontava os antifas que então os policiais iam agredir.

Ver coxinha correndo de verdeamarelo, sob gás e aos gritos… Não tem preço!

esse papo outra vez…

Li que pouco depois da morte da menina Ágatha Vitória Félix, entre dez e vinte policiais militares invadiram o hospital em que ela tinha sido internada e tentaram levar o projétil que a matara, para impedir perícia. A equipe médica se recusou, mas estão com muito medo agora.

Nunca esqueceremos o verão da ficha!

Continua a precipitação de fichas cadentes em todo o país. O youtuber de direita Nando Moura foi ofendido por Bolsonaro em live do presidente…

Anagrama: desembaralhe as letras e descubra a nova cara do PSDB

Já a A deputada estadual, Isa Penna (PSOL-SP), leu o poema “Sou puta, sou mulher”, da poeta Helena Ferreira, no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O poema provocou violenta reação da extrema-direita.

Anagrama: desembaralhe as letras e descubra madalena arrependida

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *