Resenha Semanal

13 a 20 de setembro 2019. Em crise antropofágica, esta Resenha dá guinada visual:
toró de fichas cadentes, Frente Ampla e escolas militares…

Pergunta da semana: qual é a natureza da relação Moro-Bolsonaro?

O projeto antropofágico de encontro pela deglutição se esgotou na torrente de atrocidades do governo Bolsonaro. Está difícil coletar, digerir e incorporar o tecido necrosado do noticiário semanal. Doravante, aqui: mais imagens, adivinhas e mensagens crípticas.

Previsão do Tempo: chuva de fichas cadentes em todo o teritório nacional! A região da avenida Paulista e Jardins, em São Paulo, continua intensamente afetada.
Sabemos o que você fez na eleição passada

Arrependidos: o Gustavo Bebianno, o Gilberto Dimenstein, o Alexandre Frota, o secretário da cultura federal Aguinaldo Silva, a Maitê Proença, o ex-procurador da Lava Jato Carlos Fernando, o jornalista Pannunzio, a Janaína Paschoal (“Alguém acha que Dilma caiu por um problema contábil?”), o músico Lobão,o presidente Temer (“Eu jamais apoiei ou fiz empenho pelo golpe”), o cineasta José Padilha, o Renan Santos e Arthur do Val (Mamãe Falei) do MBL (o movimento errou ao “não criticar o Bolsonaro antes”), o jurista Reale Júnior, o João Dória (“nunca me alinhei com Bolsonaro”), o Partido Novo (renegou o ministro Salles), a Marta Suplicy, os jornalistas Elio Gaspari, Eliane Catanhêde, Reinaldo Azevedo, Marco Antonio Villa, Míriam Leitão, o FHC, o Gilberto Kassab, a Força Sindical

“Esse telefonema do Lula revela que eu não era adepto do golpe“ KKK

GUERRA na DIREITA: o clã Bolsonaro, às voltas com acusações, vem tentando lidar com as cada vez mais frequentes investigações contra si ativamente buscando blindagem. Continua o encolhimento do governo ao redor de seu núcleo duro. Quem sai do consórcio do golpe reencontra pendores democráticos perdidos (vide lista das madalenas arrependidas).

Flávio Bolsonaro parece manter o acordo com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e não assinou a requisição da CPI da dita “Lava Toga” em troca de sua proteção. O líder do PSL no Congresso, Major Olímpio, exigiu a saída do filho de Bolsonaro do partido. Nas redes, está difícil explicar por que Flávio não assinou a instalação da CPI para enquadrar o STF, que é o que os bolsonaristas mais gritam nas ruas.

A revista Época, da Globo, fez reportagem sobre o coaching de Heloisa Bolsonaro, esposa do deputado Eduardo. O deputado postou nas redes os nomes e fotos do autor da reportagem e dois editores da revista, com ataques. Moro e o presidente defenderam Eduardo. A Globo capitulou se retratou com nota. Os editores da revista se demitiram em protesto.

Depois Miriam Leitão e outros jornalistas reclamam que Bozo é autoritário… mas vocês sabiam e achavam que só a gente aqui é que ia morrer.

Que saudades da… opa!

Carlos postou mensagem onde canta loas à eficiência da ditadura, elevando o tom político. Bozo avalizou o filho e disse que é isso mesmo.

Seguir o chefinho é melhor do que pensar…

Olavo de Carvalho postou vídeo onde demanda a criação de grupos bolsonaristas, que devem “seguir o chefe e não idéias”.

Aiaiai, a tentação do golpe…

FRENTE AMPLA DEMOCRÁTICA

Direitos Já está em busca de novos horizontes democráticos – sem Lula Livre

Pelo menos dois grupos tentam se reorganizar em frente democrática para fora de suas bolhas: a direita com centro-direita e centro-esquerda com esquerda. O primeiro grupo se organiza no Direitos Já, mas não aceita o Lula Livre. Tucanos, os ditos liberais e os conservadores, agora no campo da oposição, têm dificuldades em ser contra Bolsonaro e a favor do Estado de Direito Democrático – sem admitir que foi golpe, que erraram e que avalizaram nossa morte e a prisão sem provas de Lula. Em outras palavras, compraram o “vale quebrar a lei para fazer justiça” e agora gritam em favor da lei ultrajada

Em contraste com o “diálogo” perseguido pelo segundo grupo, pelo menos uma parte da esquerda recusa essa conversa de Frente Ampla e está pregando a ruptura.

O liberal: “não discuto a escravidão mas celebro a miscigenação…”

Seria cômico se não fosse atroz: ver os ditos liberais reclamando das grosserias de Jair Bolsonaro mas avalizando suas reformas, que nunca passariam em tempos democráticos…

Pergunta da semana: gente, o que vamos fazer com Ciro Gomes?

Felipe Neto, um youtuber, está na linha de frente da resistência a Bolsonaro. Ele tem mais de 9 milhões de seguidores, e até o clã Bozo teme-o: eles nunca o atacam abertamente. KKK.

Formatura em escola militar alemã, circa 1940?

R me contou que ouviu no rádio a propaganda do governo, que tenta implementar o projeto de militarização das escolas. Disse que é pesado e que o mote é o da disciplina… Os democratas se calam.

Escola mlitar não forma nem físico nem empreendedor.
A meritocracia militar é um exemplo para a sociedade.

Muita piada ao redor de um bolão de funcionários da bancada federal do PT (mas nenhum parlamentar), que levou o prêmio da Mega Sena: 120 milhões. O bolão chamava-se “LulaLivre”.

Esse Brasil…

Obrigado, Laerte!

Hoje tem greve pelo clima. Tem manifestação no MASP, 18h.

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *