Resenha Semanal

7 a 14 de junho. A semana totalmente tomada pelas revelações que explicitam de forma incontornável o esquema corrupto da Lava Jato. Ídolos desmoronam e o tabuleiro político fica totalmente redesenhado.

9 de junho

A semana ia começar depois de um frio e sonolento domingo no Brasil de Bolsonaro. No boteco, checando notícias, li sobre a bomba de nêutrons e fiquei de queixo caído: o mais mal guardado segredo do Brasil foi exposto à luz: a Lava Jato opera fora da lei.

No exterior, E escreveu: “Fui dormir com todo mundo comentando das meninas do futebol e acordei com o Moro caindo. O Brasil é difícil de entender”.

Pelo menos no primeiro momento, parecia que abriu tudo: o autogolpe de Bolsonaro, a condenação de Lula, o consórcio do golpe, a votação da Previdência, do chamado Pacote Anticrime…

Mudou um paradigma, mudou o controle da pauta pelas atrocidades de Bolsonaro (que importa agora os tuítes de Carluxo?). Como se comentou depois, em um só golpe a direita perde a inciativa que tinha desde 2015 e que vinha explorando com cruel eficiência. O arquivo que Glenn Greenwald tem nas mãos parece ser grande e recorta três anos pelo menos. Segundo uma expressão que li, Glenn Greenwald se tornou o SENHOR DO TEMPO.

Eu, como muitos, fiquei muito impaciente e queria que revelações mais contundentes fossem publicadas logo e que todo o circo pegasse fogo agora mesmo. Nos primeiros trechos, não havia crime propriamente, mas clara quebra de ética: partidarismo, conspiração para influenciar eleições, forja de testemunhos… Mas rolou que o conta-gotas está acionado e vai dominar a pauta política por meses a fio. Paciência: esperei mais de três anos por este momento.

Mas FINALMENTE as elaborações mais instigantes da crise vêm da esquerda!

De qualquer forma, inversões e recolocações tectônicas abalam o chão político.

A maior inversão foi expressa em um dos muitos memes que inundaram as redes: “quem com grampo fere, com grampo será ferido”. Um monte de coisas inverteram e resignificaram eventos da política recente: os vazamentos ilegais da Lava Jato, a mobilização da opinião pública às ruas para pedir sangue petista, o vazamento da conversa de Lula e Dilma, o Tchau Querida, o “tenho medo da República de Curitiba” de Lula, o vazamento de conversas íntimas de parentes de Lula não envolvidas no processo… A cruzada moral como um todo, o “Ninguém está acima da lei”, “A lei é para todos”.

Muito material antigo ressurge: as capas que o Globo deu no dia do vazamento da conversa de Dilma e Lula e hoje (contraste gritante), vídeos do Moro dizendo que não interferia de nenhuma maneira nos processos. Difícil conter o….Eu AVISEI!!

Assisitir o espetáculo dos Morominios arrependidos: perverso mas delicioso.

10 de junho

N falou que “essa foi a segunda-feira mais gostosa dos últimos anos”. Mas R estava indignado que o povo não foi à rua, como teria saído se fosse na Argentina. Já a companheira M, mais prudente do que eu nas avaliações políticas, contou que “Voltei agora da corrida matinal. Uma de minhas conhecidas direitistas, que sempre vai às manifs na Paulista aos domingos, estava com máscara do Moro!!! Tô te falando…”

Passei o dia colado ao computador esperando novas revelações. Hoje não teve nada.

A imprensa teve que noticiar o furo, mas em geral pouco, ainda temerosos parecem, parte do imbróglio que são. Pois há extrema incerteza dique virá: tem conversa do Moro com Aécio? Com a Globo? Com o Antagonista?

Teve reação nas redes e a guerrilha digital bolsonarista saiu atirando. O mote é frisar a ilegalidade do grampo (tentando fazer colar em Glenn o crime que é hackear dados alheios) e dizer que “não tem nada de ilegal”. Depois li que o Planalto avaliou que deu certo e que o ministro conseguiu sobreviver a primeira salva.

Mas o#Vazajato ainda é o hashtag mais popular do mundo e continua à frente do #apoiolavajato.

Dallagnol, na conversa com Moro, admite que não tem convicção acerca da robustez das provas ligando a propina da Petrobrás ao apartamento no Guarujá. Ele foi alvo de muitos memes onde figura o seu powerpoint.

Vão se desenhando os campos: os generais Mourão e Heleno saíram em defesa de Moro, e a tropa caiu em linha. Li que os militares vinham alertando que uma guerra híbrida realizada pelos russos atingiria o Brasil. Vai ser fácil fazer colar uma conspiração russa no Intercept, e agora Lula e PT.

As especulações de quem seria a fonte dos vazamentos ardem nas redes. Inventaram um hacker que “conversou” com um procurador. A história é péssima, pois, se a quantidade de informações é tão grande quanto Greenwald afirma, então parece mais o trabalho de uma agência, um a equipe. Um menino ou menina em seu laptop não teria tudo isso. Então pode ser alguém de dentro da Lava Jato, alguém de uma agência americana que trabalhou com a Lava Jato, ou mesmo alguma agência israelense ou russa.

Um pixador nunca pixa “pixador” nos muros da cidade. Ele pixa sua tag, sua assinatura, seu nome, de modo que todos possam saber de seu feito. Assim é o hacker. Um hacker que se apresenta como “oi, eu sou o hacker” parece muito uma fantasia de tiozão. Ou o(a) hacker apaga os rastros ou assina o feito.

Trata-se então de um vazamento e não de hackeamento propriamente.

Mas o redesenho do campo político também acontece no seio dos “lavajatismo civilizado”, como li no site da Boitempo – “aqueles que não desejavam se confundir com Bolsonaro, que não queriam se comprometer com o desmonte da democracia brasileira, mas ficavam satisfeitos com a criminalização do petismo e incorporaram a versão do ‘combate sem tréguas à corrupção’ como justificativa. É um amplo grupo, que inclui parte da cúpula do Judiciário e parte da grande imprensa; políticos conservadores que se projetam como respeitáveis, como Fernando Henrique Cardoso e Marina Silva, e também o udenismo de ultraesquerda. Para estes, chegou a hora da verdade. Ou mandam publicamente os escrúpulos às favas ou terão que romper sua conivência com a conspiração”.

Um filtro que separa democratas de reacionários, de oportunistas, de hipócritas e o MBL. Quero ver como liberal se posiciona! Incluo aqui todos os “isentões” da esquerda, todos que diziam “Mas de alguma coisa o Lula é culpado”, e também todos que disseram “veja bem, golpe é uma palavra muito forte” ou “Sim, mas as instituições estão todas funcionando”.

Já no STF, acirrou sua divisão entre aqueles que propiciaram a Lava Jato e aqueles que não. Agora os julgamentos dos recursos de Lula no STF ganham novas chances. Várias associações de magistrados, advogados, procuradores e trabalhadores do Judiciário no geral se distanciaram de Moro.

Até o Reinaldo Azevedo pediu renúncia de Moro.

STF pode soltar Lula: Gilmar Mendes devolveu processo de habeas corpus ao plenário… o site do VemPraRua tenta focar na votação da reforma da Previdência. Também do Antagonista.

Quem ficou mal foi a imprensa brasileira – todo mundo sabia, ninguém investigava ou publicava: o jornalismo de cativeiro.

Quem fez a ligação e explicitou o esquema foi o carnaval. Agradecer para sempre a presciência, coragem e sabedoria da Paraíso da Tuiuti e da Mangueira (por Marielle)!!!

11 de junho Acordei com os editoriais nos jornalões (Estadão e Folha) pedindo a saída de Moro. Ainda está difícil avaliar o tamanho da coisa. Por um lado, focar no Telegram, como tem feito a imprensona, é inútil. O Telegram mesmo disse que não houve hack. Mas a plataforma caiu no da de hoje e ficou fora do ar umas horas. Quem terá feito isso?

Fui no ato um ato do PT na Paulista, mas tinha pouquinha gente não fiquei. O diretório municipal do PT tinha chamado esse ato na Paulista, mas acho que vai prevalecer o pensamento estratégico de Lula: não vincular ainda o escândalo com a soltura de Lula, para ampliar mobilização. O PT chamou reunião da esquerda parlamentar para fechar posição e alinhar estratégias.

Li depois que tinha hoje “6 coxinhas em frente a FIESP” apoiando Moro.

12 de junho

Continuam fervendo as repercussões. Defesa de Moro se articulou, provavelmente ao redor de uma equipe de gerência de crise: a história agora é que agora tem um “ataque orquestrado” de hackers contra a Lava Jato. O vínculo com a Rússia é mencionado. Muita agitação nas redes com postagens pró e contra. Ameaças a Glenn e pedidos de deportação por deputados do PSL. Bolsonaro ainda algo ambíguo: condecorou Moro mas está avaliando o estrago antes.

Glenn deu entrevistas e sublinhou o papel da Globo e do Antagonista nas ações ilegais de Moro. Contraste grande das capas do vazamento de Moro em 2016 e agora.

Rachel Sheherazade, Alexandre Frota, Randolfe Rodrigues… abandonam Moro. Lula propõe um debate com ele, Moro e Dallagnol.

13 de junho

Saiu o novo vazamento. O diálogo entre Moro e Dallagnol envolve o ministro do STF Fux, mostrando que este também era parte do esquema, inclusive no contexto do embate Zavascki x Moro. A expressão imortal de Dallagnol: “In Fux we trust”. Foi Fux que atendeu a um pedido do deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsoanro e determinou a suspensão da investigação sobre movimentações financeiras atípicas do ex-assessor parlamentar Fabrício Queiroz.

Além disso, a breve sentença de Dallagnol “combinar com os americanos” pode ter consequências imponderáveis…

Entre o consórcio bolsonarista, ainda prevalece que o vazamento é mais grave que o conteúdo: a corrupção do Judiciário.

Luciano Huck estaria apagando fotos com Moro nas redes sociais. O movimento direitista VemPraRua marcou ato em defesa de Moro para o dia 30 de junho. Quero ver como estará a moral de Moro daqui a 15 dias…

O general Santos Cruz foi demitido por Bolsonaro. A avaliação geral é que o placar Olavo x Milicos indica tento para o astrólogo! No atual contexto, não sei bem o que significa. Alguns comentaristas apontam que o timing da demissão e escolha de um nome da ativa, o primeiro militar não-reformado no primeiro escalão do governo, seria um sinal de endurecimento do regime. O gal. Luiz Eduardo Ramos Pereira é bolsonarista duro. A real possibilidade de Lula solto é alarmante e inadmissível e pode ser o estopim do autogolpe. Ficou para 25 de junho o julgamento no STF que pode libertar o ex-presidente.

14 de junho

Hoje teve Greve Geral!

O relato do dia está em link separado.

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *