Zé Celso ocupa a PUC-SP

.

Diretor antropofágico vai nesta terça-feira à universidade em luta e lidera Procissão Poético-Política para exigir democracia

Por Gabriela Leite

Zé Celso, diretor, dramaturgo, e uma das figuras mais importantes do teatro brasileiro, une-se nesta tarde (27/11) à luta dos estudantes da PUC de São Paulo por democracia. O criador do Teatro Oficina vai estar à frente de uma Procissão Poético-Política pelo campus Monte Alegre, no bairro de Perdizes. Fará “evoés, bençãos e proteções para esta universidade que simboliza a resistência e a autonomia intelectual na América Latina”, descreve o evento do ato no Facebook.

A universidade passa por um momento complicado. Após as eleições diretas para reitor, a prevalecer entre alunos, funcionários e professores a opção por reconduzir o atual ocupante do posto, Prof. Dirceu de Mello. Porém, o cardeal e grão-chanceler da PUC, Dom Odilo Scherer, optou por nomear a terceira (e última!) colocada, a Profª Anna Cintra. Apesar de a não-nomeação do primeiro colocado estar prevista no regimento da PUC, esse fato nunca tinha ocorrido antes, desde que as eleições foram instituídas, ainda na época do regime militar no Brasil. Para estudantes, funcionários e professores, tal ato é um golpe à democracia puquiana e significa o fim da autonomia universitária, por imposição da doutrina conservadora dominante hoje na Igreja Católica.

Com greve declarada em muitos cursos e departamentos, os estudantes da PUC organizam, nas últimas semanas do ano, atividades acadêmicas e culturais pela universidade. Além da procissão de Zé Celso, estão programadas aulas, oficinas e debates com figuras como Plínio de Arruda Sampaio e a Profª Marilena Chauí, além de um ato estudantil programado para amanhã, na Av. Paulista.

O evento acontece na PUC de Perdizes, na Rua Monte Alegre, 984.

Leia Também:

3 comentários para "Zé Celso ocupa a PUC-SP"

  1. Literalmente, ai é o caso de reclamar para o bispo.

  2. Marco Antonio disse:

    PRECISAMOS NOS MOBILIZAR DE FORMA PACIFICA…SIM…MAS HAVERA EFICACIA..COM O SER HUMANO EM FOCO….

  3. Thais Pereira disse:

    As vezes eu tenho a tímida impressão de que ainda não estamos perdido!
    Não poderei estar lá, mas apoio unanimemente o movimento pela democracia "Puquiana", e por "todas as lutas inglórias" a favor da qualidade de ensino em nosso país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *