Por que apostar também na Comunicação Sindical?

Evento em Campinas (SP) propõe fortalecer redes de mídias das organizações de trabalhadores. Frente ao avanço da precarização e das fake news, elas podem ser essenciais para articular ideias e ações pela revogação das contrarreformas

.

Seminário de Comunicação Sindical – Mídia e Política no Século XXI, de 19 a 21 de maio, em Campinas (São Paulo). Aqui, a página do evento. Interessados devem realizar a inscrição pelo formulário. Dúvidas e informações: [email protected] 

A Associação de Docentes da Unicamp (Adunicamp), em parceria com o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), realiza o Seminário de Comunicação Sindical – Mídia e Política no Século XXI, de 19 a 21 de maio, em Campinas (São Paulo). O Seminário irá reunir jornalistas e professores para debater sobre o campo da comunicação em geral e, em especial, da comunicação sindical em todo o país. O evento acontece de forma presencial e on-line e as inscrições podem ser realizadas gratuitamente até o dia 12 de maio.  

De acordo com os organizadores, o objetivo é construir um espaço formativo e humanizado para reflexões sobre as perspectivas da área diante do cenário desafiador que vivemos, debater temas, segmentos e linguagens do universo da comunicação sindical, além de compartilhar experiências e estratégias de fortalecimento das iniciativas.  

Para a presidenta e diretora de Imprensa da ADunicamp, Silvia Gatti, o Seminário pretende atualizar os mecanismos para a comunicação sindical, das associações e sindicatos com seus associados. “Ela precisa ser mais incisiva, compartilhar experiências, ser mais rápida diante das muitas alternativas hoje existentes e com uma maior intercomunicação para proposições e ações. Outro objetivo é formativo na atualização de formas de comunicação. Por fim, chamamos esse de primeiro Seminário porque consideramos que essas práticas devem ser mantidas e renovadas periodicamente”, afirma. 

Coordenadora do NPC, a jornalista Claudia Santiago destaca que em 2022 o Núcleo Piratininga de Comunicação participará de seminários de Comunicação Sindical em algumas cidades do país. “Vamos começar por Campinas a convite da Associação de Docentes da Unicamp (ADunicamp). Agradecemos muito pela confiança depositada no NPC. Nosso objetivo é reunir gente que faz e pensa a comunicação sindical nas regiões para tornar cada vez mais forte a atuação da classe trabalhadora. Em junho estaremos em Porto Alegre (RS) e, em julho, em São Luís (MA). As atividades do NPC contam com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo”, informa. 

Além dos debates, será oferecida aos participantes uma oficina sobre Comunicação Sindical e Mídias Digitais, elaborada pelas profissionais do Núcleo Piratininga de Comunicação. O Seminário acontecerá na sede da Associação de Docentes da Unicamp (Av. Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária – Campinas/SP). As vagas presenciais são limitadas. E haverá uma sala no zoom com capacidade para até 100 pessoas. 

Programação 

19/05 

15h – Abertura 

17h às 19h – Comunicação no Século XXI: Bia Barbosa, Edgard Rebouças e Laurindo Lalo Leal. 

20/05 

9h às 12h – Comunicação no Século XXI – Internet, polifonia, controle social e possibilidades emancipatórias: Eugênio Bucci, Márcio Carneiro dos Santos e Diego Dorgam. 

14h às 15h30 – Comunicação Sindical na Década de 20 do Séc. XXI – nos locais de trabalho e de forma remota: Claudia Santiago, Guilherme Mikami e Ricardo Andrade. 

16h às 18h – Outra comunicação é possível nos bairros e nas ruas: Claudia Santiago, Nina Fideles e Denise Simeão. 

21/05 

Oficina Comunicação Sindical e Mídias Digitais: Najla Passos (NPC) e Katia Marko (NPC)

Leia Também: