Os preparativos para o Fórum Social Temático em Porto Alegre

.

Na agenda, desponta Conexões Globais 2.0 — série de debates sobre nova cultura política, crise financeira, pós-capitalismo, bens comuns. 

Nascedouro dos Fóruns Sociais Mundiais (FSMs) — que foram por quase dez anos o grande espaço de articulação da sociedade civil global — Porto Alegre viverá, entre 24 e 29 de janeiro, um evento similar, embora sem a mesma relevância. Chama-se Fórum Social Temático. Debaterá “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”. Vai se desdobrar em atividades inscritas pelos próprios participantes e num conjunto de reuniões preparatórias para a “Cúpula dos Povos” — um encontro autônomo na Rio+20, em junho, paralelo à reunião dos chefes de Estado.

Em Porto Alegre, haverá vasta atividade cultural. Ao longo dos seis dias, a cidade receberá Fito Paez, Gilberto Gil, Lecy Brandão, MVBill, Manu Chao, Gogol Bordelli (os dois últimos, a confirmar) e dezenas de outros artistas. Na agenda de debates, desponta Conexões Globais 2.0. A Casa de Cultura Mário Quintana será o centro de debates sobre nova cultura política, crise financeira, pós-capitalismo bens comuns, conhecimento compartilhado. Intervirão ao vivo, via internet, ativistas de movimentos como a Primavera Árabe, os Indignados, Occupy.

Desde 2005, o Fórum Social Mundial ocorre apenas bianualmente (neste aspecto, a charge acima é imprecisa). Nos anos pares do calendário, há, ao invés de um grande encontro de convergência, eventos menores, espalhados pelo mundo. Infelizmente, eles têm rareado. O FSM não foi capaz, até o momento, de estabelecer diálogo efetivo com as ações transformadoras que surgiram depois dele, em parte inspiradas em sua ideia de autonomia política. Na hora das redes sociais, sua comunicação é arcaica e centralizada.

Talvez o evento do final do mês seja uma oportunidade para sacudir a poeira. Em Porto Alegre, há quem proponha que a cidade volte a sediar, a partir de 2013, o que já foi o grande encontro mundial das alternativas.

Leia Também:

4 comentários para "Os preparativos para o Fórum Social Temático em Porto Alegre"

  1. Me gustaría asistir, va a estar muy bueno!!!!!!!!!
    Quem quiser compartilhar comigo a viagem?

  2. Andréa Fetzner disse:

    A potencialidade do FSM como produtor de alternativas mundiais aos grandes enfrentamentos que o capitalismo atual têm exigido carece de uma sede onde a sua estrutura para funcionamento possa ter condições de dar suporte aos plurais grupos de resistência e produção do enfrentamento. Tomara que Porto Alegre consiga construir o consenso em torno desta proposta e sediar esta estrutura.

  3. Hermano Melo disse:

    Sem dúvida, já é hora de dar uma resposta ao capitalismo selvagem que ora se vive,e apontar na direção de um novo modelo de sociedade, onde o ser humano passe a ser o sujeito e não o objeto das ações no mundo. Desde já, estão de parabéns os organizadores do Fórum de Porto Alegre. Abração, Hermano Melo.
    PS. É possível nos enviar a programação e de como poderá ser feita a inscrição no evento?

  4. Pertti Simula disse:

    Creio que um equilibrio e justica entre os seres humanos requer um caminho longo introduzindo sistematicamente mais e mais democracia direta na economia e na politica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *