Num documentário, a possível pós-Educação

.

Filme que propõe novas formas de compartilhar conhecimentos será lançado mundialmente na próxima semana. Outras Palavras fará projeção e debate terça-feira, em São Paulo

Educação Proibida, estreia 

Terça-feira, 14/8, a partir das 18h (exibição às 19h30)

Teatro CommuneRua da Consolação, 1218 – São Paulo (veja mapa). 

Outras Palavras, em parceria com Teatro Commune e UniSER – Espaço para o desenvolvimento do Ser Integral, vai exibir na próxima terça-feira o documentário “Educação Proibida”, seguido de roda de conversa. O documentário, que será apenas a porta de entrada para o diálogo, problematiza o sistema de educação atual e inicia o debate para a construção de outro modelo, ou vários, através de mais de 90 entrevistas com educadores e outros especialistas.

A conversa terá enfoque na construção dessa pós-educação, e contará com a participação de M. Cristina Belfort e Patricia Aguirre, do UniSER; Salomão Ximenes, da Ação Educativa; e diversos outros interessados e ativistas de movimentos como a Educação Ativa, a Desescolarização e a Educação Domiciliar.

E como seria essa pós-educação? Uma educação traçada pela próprio educando, que escolhe o quê, onde e como aprender; que valoriza as emoções, o desenvolvimento integral do ser – que, por viver, está constantemente inacabado. Ela é um simples, mas importante, processo de abertura, de criar um ambiente diverso em possibilidades; onde, como já disse o mestre Paulo Freire, “quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender”. De forma autônoma, então, o indivíduo descobre sua vontade e potencial, que é único, aprende através da experiência, e desperta sua criatividade para abrir espaço e atuar na sociedade.

A produção do longa foi parte de uma iniciativa totalmente independente, conduzida por um grupo de jovens latino-americanos preocupados com o futuro da educação, e contou com a contribuição financeira de centenas de coprodutores de todo o mundo. No site oficial do projeto, o filme está disponível para visualização gratuita a partir da próxima semana.

A exibição será no Teatro Commune, parceiro de Outras Palavras: Rua da Consolação, 1218 — próximo à Praça Roosevelt e à Universidade Mackenzie (veja mapa). Começa às 19h30, mas desde às 18h haverá lanches vegetarianos, pipoca, cerveja e outras bebidas a preços populares.

Leia Também:

15 comentários para "Num documentário, a possível pós-Educação"

  1. DALVA SOARES PEREIRA MAGALHAES disse:

    Acredito numa educação inovadora onde a pessoa possa ter a oportunidade de se conhecer e seguir em aperfeiçoamento de suas habilidades e capacidades.è isto que a escola precisa proporcionar desde cedo para que tenhamos experts em vários contextos pessoais e profissionais .As metas de vida não se resumem em profissionalismos e sim em realizações.

  2. Selma Antonia Carvalheiro disse:

    Será que ainda existe “luz no fim do túnel”? Depois de 37 anos trabalhando na Escola Pública (hj estou aposentada), penso que as políticas educacionais são propositadamente “burras”, para não dar certo mesmo! Mas quem sabe com lanche vegetariano e cerveja a preço popular….novas idéias surjam. A roda já foi inventada…ops, concebida!

  3. Filme, cerveja, lanche e educação a preços populares. Pois é, pois é!

  4. Tem lanche vegetariano e cerveja, bem educativo. Antigamente quem estudava o que queria era autodidata. Hoje quando muito vai ser moderno ou pós educando.

  5. Maria Elena Vercesi disse:

    muito atual, nesse momento em que a educação repensa sua função e identidade, questiona seu compromisso político elitista. Pena estar trabalhando nesse horário, mas se o filme ficar disponível será muito bom apresentá-lo para as alunas de pedagogia. Valeu Mari. beijos

  6. Bruna Bernacchio disse:

    Opa, obrigada pelo aviso, André! Estranho, no nosso sistema estava certo, mas refiz o link. Veja se agora consegue acessar também!

  7. Bruna Bernacchio disse:

    Você pode organizar uma projeção aí, se interessar, Ricardo! É só entrar no site oficial do filme: http://www.educacionprohibida.com/. Lá você também consegue ficar de olho nas sessões que já estão marcadas e confirmadas!

  8. eu quero ser protagonista da minha educação.

  9. Paulo disse:

    Talvez, o assunto mais relevante da atualidade. Sem rever procedimentos, métodos, técnicas e, principalmente, conteúdos, a educação formal brasileira condenará as gerações presentes e futuras ao emburrecimento e ao embrutecimento generalizado. Por onde andam a banda larga popular e o EAD ?

  10. Andre Rodrigues disse:

    Os dois links para o site estão incorretos, com a url do outraspalavras.net emendada à do site. O link correto é: http://www.educacionprohibida.com/

  11. Educação /cerveja a preços populares ????

  12. ricardo disse:

    E aqui no Rio de janeiro quando vai acontecer este debate ?

  13. Quero ver! No entanto, embora eu ache que as escolas precisam se repensar, continuo acreditando na potência dessa instituição…

  14. Antonio Martins disse:

    Oi, Antonio, testei e o link funcionou. Experimente, por favor, copiá-lo e colá-lo numa nova janela do navegador. Obrigado por divulgar a exibição!
    Abraços
    antonio

  15. Olá,
    Estou querendo fazer divulgação do filme, mas não consigo entrar no link do site que está neste posta. Será que tem jeito de arrumar?
    Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *