Nova guerra no centro da África?

.

Mas de 100 mil pessoas já abandonaram Kivu Norte, no Congo – um dos países envolvidos nos conflitos que mataram milhões, nos anos 1990

Por Daniela Frabasile

Marcada nos anos 1990 por guerras que provocaram centenas de milhares de mortes, a região central da África pode estar à beira de um novo conflito. Na República Democrática do Congo, mais de 100 mil pessoas abandonaram a região de Kivu Norte, nos últimos dois meses. A população está sendo expulsa por grupos armados, dispostos a controlar parte do território como parte da disputa de poder contra o governo do presidente Joseph Kabila. A ação é liderada por Bosco Ntaganda, procurado pela Corte Penal da ONU por crimes de guerra, inclusive recrutamento forçado de soldados adultos e crianças.

Segundo a agência de refugiados da ONU, a violência fez dezenas de milhares de pessoas atravessarem a fronteira do Congo em direção a Ruanda e a Uganda. Além disso, estima-se que mais de 2 milhões de pessoas estejam deslocadas dentro do país. Segundo a agência Human Rights Watch, o exército de Ruanda está enviando armas e soldados em apoio à revolta, e existem suspeitas de que o país abriga Ntaganda.

O governo ruandês nega, mas a Human Rights Watch afirma que pelo menos 300 soldados foram recrutados em Ruanda e enviados ao Congo para lutar ao lado de Ntaganda nas últimas semanas, entre eles, menores de 18 anos.

Além disso, o Congo está sob um embargo sobre armas, imposto pelo Conselho de Segurança da ONU, que estipula que nenhum estado deve fornecer armas ou munição ou assistência a atividades militares a qualquer entidade não governamental operando no país.

Leia Também:

3 comentários para "Nova guerra no centro da África?"

  1. Pessoal dos 8º Anos Me Z este material é muito importante para entendermos a aula 24, leiam.

  2. Pessoal dos 8º Anos Me Z este material é muito importante para entendermos a aula 24, leiam.

  3. Valmiro Lopes disse:

    geralmente os críticos silenciam quanto ao caráter dos grupos que fazem guerra na áfrica. será que algum comunista já teve a coragem de admitir que todos esses exércitos que recrutam crianças se denominam “frente da libertação”…é a luta pelo poder usando o nome de libertação, e isso se parece bastante com a luta que o Mano Brown propõe aos jovens da periferia…ou será que o coletivo aí vai negar a entrevista em que mano brown fala que entre ele e marighela há muito em comum, principalmente “a violência contra a violência”. vocês são hipócritas: denunciam a violência em outros países, mas a incentivam aqui no nosso. querem acabar com a polícia, mas acham que o crime é libertador…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *