Migrações: o antigo paraíso perderá o encanto?

.

Crise provoca queda recorde no número de mexicanos que buscam os EUA, e regresso em massa de emigrados. Mas muitos sonham com volta dos velhos tempos

Por Carolina Mazzi

As três primeiras décadas do movimento atual de globalização foram marcados por um enorme crescimento dos fluxos migratórios. As desigualdades internacionais estimularam dezenas de milhões de africanos, latino-americanos e asiáticos a buscar a sorte principalmente na Europa e América do Norte, onde se concentrava a riqueza do mundo. A crise financeira e a emergência dos países do Sul reverterão esta tendência? É uma pergunta instigante, cuja resposta exigirá acompanhamento constante dos dados novos.

Alguns deles acabam de ser fornecidos numa reportagem do jornal Los Angeles Times, produzida com base em estatísticas oficiais. O número de mexicanos que tentam atravessar a fronteira com os Estados Unidos é o menor dos últimos dez anos, de acordo com dados do censo mexicano. O instituto constatou ainda que muitos imigrantes ilegais estão retornando ao país. A polícia dos Estados Unidos (que usa o número de prisões na fronteira para controlar o fluxo migratório com o México) informa que o número de mexicanos detidos em 2011 é o menor registrado, cerca de 300 mil.

No entanto, Susana Guerra, oficial de imigração do estado de Guanajuato, no México, afirmou ao Los Angeles Times que o declínio nos números é apenas “um espasmo”, devido à crise econômica nos EUA. A publicação ainda entrevistou diversos imigrantes que retornaram ao México. Eles apontaram a dificuldade de encontrar emprego como o principal motivo para o regresso. Muitos, segundo o jornal, ainda pretendem cruzar mais uma vez a fronteira, rumo ao norte.

Leia Também:

5 comentários para "Migrações: o antigo paraíso perderá o encanto?"

  1. norberto carlos disse:

    Maravilha. Este texto claríssimo e conciso mostra como a periferia do mundo já não é o resto do mundo. Receitas económicas do primeiro mundo parece que já não servem. Paises como Brasil e, claro Angola, devem apostar em políticas que tenham como base a ciência, os fracassos do Ocidente e a nossa realidade sobretudo. Valeu pelo texto.

  2. teresinha vital disse:

    O assunto é interessante, atual e o texto conciso, claro … muito bom!

  3. tom nepomuceno disse:

    Excelente texto e assunto mega interessante!!

  4. Marcelo Mariano disse:

    Texto limpo e objetivo. Muito bom!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *