II Fórum Mobilize: por deslocamentos mais humanos

130411-trembici

.

Evento em São Paulo debate formas alternativas de mobilidade urbana: por uma cidade caminhável, navegável e menos motorizada

Em sua segunda edição, encontro organizado pelo Portal Mobilize discutirá três temas principais: meios de transporte não motorizados, a possibilidade de anéis hidroviários nas cidades e a necessidade urgente de calçadas melhores e mais seguras. Leia mais abaixo:

130411-forummobilize

Enquanto várias capitais do mundo restringem a circulação de carros e estimulam os hábitos saudáveis de caminhar, pedalar e usar o transporte público, no Brasil, as autoridades relutam em avançar em políticas mais sustentáveis de mobilidade urbana. Mas, como reduzir o uso do automóvel nas cidades brasileiras e estimular o investimento em mais transporte coletivo, passeios públicos e vias para bicicletas?

Para buscar respostas a esse dilema da mobilidade, o portal Mobilize reunirá especialistas em transportes, pesquisadores do urbanismo, autoridades e jornalistas no II Fórum Mobilize Brasil, que acontece no dia 12 de abril, sexta-feira, às 19 horas, no Salão Nobre da FGV, em São Paulo.

Participam do encontro o secretário Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades Júlio Eduardo dos Santos, o urbanista Alexandre Delijaicov, professor da FAU/USP, e o promotor Mauricio Lopes, responsável pela Promotoria de Habitação e Urbanismo no Ministério Público do Estado de São Paulo. Na mediação dos debates estará o jornalista Marcos de Sousa, editor do Mobilize.

O urbanista Alexandre Delijaicov é também um ciclista convicto e defensor da redução do espaço para automóveis nas cidades. Recentemente, Delijaicov coordenou um grupo de trabalho que concebeu O Hidroanel Metropolitano, um engenhoso sistema de transportes de cargas por vias hídricas, aproveitando os rios Tietê, Pinheiros, além das represas que circudam a Região Metropolitana de São Paulo.

O promotor Maurício Lopes participa do encontro para defender a urgência no melhoramento das calçadas, o mais básico sistema de mobilidade de qualquer cidade. Lopes acredita que a circulação dos pedestres somente será segura e confortável quando as prefeituras assumirem integralmente a gestão das calçadas.

O engenheiro Julio Eduardo dos Santos falará sobre as ações do Ministério das Cidade para estimular as formas não motorizadas de transporte, em especial a nova legislação federal, que obriga os municípios com mais de 20 mil habitantes a elaborarem Planos Diretores de Mobilidade Urbana.

Após uma rápida apresentação de cada um dos convidados, o debate será aberto à participação do público, com transmissão ao vivo pela internet. Mas, inscreva-se logo, pois as vagas são limitadas!

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *