Estado Palestino: ameaças de Israel causam desconforto até nos EUA

Souvenir da delegação palestina que reivindica, junto à ONU, reconhecimento da independência nacional

Souvenir da delegação palestina que reivindica, junto à ONU, reconhecimento da independência nacional

.

Telaviv pressionada a segurar seus radicais. Pesquisa da BBC revela amplo apoio à independência palestina em 17 países

Às vésperas da Assembleia Geral da ONU que poderá aprovar a criação de um Estado Palestino independente [leia nossos textos: 1 2], dois dos principais apoiadores de Israel — Estados Unidos e Grã Bretanha — incomodaram-se com a radicalização e ameaças crescentes disparadas por seu aliado. Diplomatas norte-americanos e britânicos alertaram Telavive, segundo o diário londrino The Guardian que tal atitude poderá provocar isolamento ainda maior dos que se opõem à reivindicação palestina.

A reação seguiu-se a declarações fortemente agressivas de governantes israelenses — principalmente os ligados à extrema direita. Os ministros das Relações Exteriores (Avigdor Lieberman) e Finanças (Yuval Steinitz) sugeriram sequestrar fundos fiscais arrecadados por Israel em nome da Autoridade Palestina. Outras autoridades chegaram a propor a anexação formal, por Telavive, das regiões da Palestina onde estão instaladas colônias de ocupação ilegais — em geral, habitadas por fundamentalistas judeus. Ouvido pelo jornal, o diplomata palestino Nabil Shaat, afirmou que tais atitudes não abalarão o pedido de reconhecimento: “Não estamos dispostos a trocar direitos por dinheiro”.

Enquanto isso, a agência de notícias britânica BBC divulgou os resultados de uma pesquisa de opinião pública realizada em 17 países, a respeito do Estado Palestino. Entre os entrevistados, 49% defenderam sua criação e reconhecimento pela ONU; apenas 29% manifestaram-se contra. Segundo a BBC, há maioria pró-palestinos inclusive nos Estados Unidos (45% x 36%) — o que torna ainda mais ilegítimas as iniciativas da Casa Branca contra o voto pró-independência na ONU.

 

Leia Também:

4 comentários para "Estado Palestino: ameaças de Israel causam desconforto até nos EUA"

  1. CCOODD73 disse:

    A JOGADA DE MESTRE JÁ TEVE INICIO , O XEQUE-MATE CONTRA ISRAEL ESTÁ SENDO EXECUTADO , COM VERDADEIRO DIREITO DO POVO PALESTINO A UM ESTADO/PAÍS SOBERANO E DIGNO ! ! !
    E DE QUEBRA O MUNDO QUASE TODO ATRAVÉS DA ONU APONTARÁ O DEDO INDICADOR PARA EUA E SEUS LACAIOS ………..
    VIVA A CAUSA JUSTA DA OLP ! FREE PALESTINE ! ! !
    CHEGA DE HUMILHAÇÃO !!!!!!!! CHEGAAAAAAAA !!!!!!!!!!!!

  2. LOURIVAL ALMEIDA DE AGUIAR disse:

    SOU PELO RECONHECIMENTO DO ESTADO PALESTINO E CONTRA O TERRORISMO DE ESTADO PRATICADO POR ISRAEL COM O APOIO DOS ESTADOS UNIDOS

  3. egle elizabeth siquera disse:

    O drama palestino n pode se perpetuar.
    Perante o direito internacional, eles tem um território, localização, e limites. Q acabem c o absurdo dessa injustiça imediatamente.
    Tdos tem q cumprir as resoluções da ONU. Israel n pode ser exceção.

  4. joão fernandes lucho melgarejo disse:

    massadas é parte de uma folha do passado que deve ser virada. em alguns momentos, pelo que tem sofrido o povo palestino, somos levados a pensar que se nem tudo que expressou e expressa norman g finkelstein corresponde a realidade o que está no livro – a indústria do holocausto – é verdade. todos querem paz, reconhecer os direitos do povo palestindo depois de tantos anos de opressão, é um bom começo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *