Cine-debate e festa: "Índio Cidadão?"

indios

.

No encerramento da campanha de arrecadação coletiva para o projeto “De Olho dos Ruralistas”, filme e debate — seguidos de celebração na casa que também abriga “Outras Palavras”

Da Redação

“Índio Cidadão?”, de Rodrigo Siqueira Arajeju

Seguido de debate e festa

Sábado, 6/8, a partir das 18h

Rua Conselheiro Ramalho, 945 – Bixiga – S.Paulo

Metrô São Joaquim ou Brigadeiro (veja mapa)

Confirme presença e ajude a divulgar

Na reta final de sua captação para viabilizar mais um projeto de jornalismo independente, De Olho nos Ruralistas, uma inciativa apoiada por Outros Quinhentos, apresenta, em São Paulo, “Índio Cidadão – o filme” (2014), de Rodrigo Siqueira Arajeju. A apresentação será seguida de um debate com dois convidados indígenas: David Guarani e Thiago Djekupe. Completam a mesa o antropólogo Rinaldo Arruda, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e o cineasta Luiz Bolognesi, roteirista de “Terra Vermelha” e “Bicho de Sete Cabeças”, entre outros.

O ingresso será a doação de comidas não perecíveis (menos sal, açúcar e leite em pó), a serem distribuídas – neste mês de agosto – para comunidades indígenas Guarani Kaiowá, do Mato Grosso do Sul.O filme de Siqueira trata de momentos-chave da disputa política dos povos indígenas brasileiros. Como na Constituinte de 1988 (a imagem do cartaz é de Ailton Krenak durante pronunciamento histórico). Ou, nos últimos anos, a resistência de diversas etnias à mais recente ofensiva dos parlamentares ruralistas contra a demarcação de terras indígenas.

O evento marca também o encerramento da campanha de arrecadação do De Olho nos Ruralistas. As doações terminam no dia 10 de agosto. O projeto – um observatório jornalístico sobre o agronegócio no Brasil – tem nos conflitos promovidos pelo agronegócio (com indígenas, posseiros, sem terra, camponeses) um de seus temas-chave.

O cine-debate é também uma iniciativa do Outras Palavras e dos coletivos Actantes e TV Drone, parceiros do De Olho.

Após a exibição do filme (às 18 horas) e do debate (previsto para 19h30) haverá uma festa, no mesmo lugar do evento. Com comidas vendidas – já desde a projeção do filme – pelo projeto Comida Sem Vergonha, banda e DJs.

Esta é a página da festa: https://www.facebook.com/events/596451680526470/

O consumo de bebidas será revertido para a campanha de financiamento do De Olho nos Ruralistas. Acesse aqui a página da campanha do projeto: http://bit.ly/1sCYNBQ

indio2

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *