Alexandre Pilati: por uma agenda de radicalização democrática

18470898_10155324293734594_1554001140_n

Alexandre_Pilati_-_Foto_Cicero_Bezerra_-_Divulgacao

.

Esse deve ser o compromisso inegociável em todas as instâncias em que partilhamos experiências com nossos pares e com nossas alteridades”

Por Alexandre Pilati

Outras Palavras está indagando, a pessoas que pensam e lutam por Outro Brasil, que estratégias permitirão resgatar o país da crise (Leia a questão completa aqui e veja todas as respostas dos entrevistados aqui).

Nossa luta precisa ser de incondicional resistência à privatização dos direitos e à manipulação da história contemporânea por uma mídia corrupta. O horizonte de superação da condição relativamente acuada em que estamos só pode ser vislumbrado se estabelecermos uma agenda de radicalização democrática. Esse deve ser o nosso compromisso inegociável em todas as instâncias políticas da sociedade, ou seja, aquelas instâncias em que partilhamos experiências com nossos pares e com nossas alteridades: escolas, sindicatos, movimentos sociais, universidades, igrejas. Em cada um desses lugares de “partilha do sensível” é necessário colocar a agenda da preservação dos direitos, que são, na verdade, a democracia na prática. Não se fará nada sem uma renovação da política que venha de baixo. Novxs atores, novxs sujeitxs renovaram a energia política brasileira nos últimos anos. Agora é preciso assumir algum protagonismo, seja através da política institucional, seja em espaços paralelos a ela. É hora de reconhecer o inimigo comum dos que sofrem o capitalismo, dos que vivem na pele as iniquidades perversas de sua condição periférica. Só é possível imaginar uma saída se não nos cansarmos de somar forças e resistir. Nada que responda pelo Capital e por seus capatazes pode escapar de nossa crítica e de nossa ação política em sentido amplo. E nessa nova agenda talvez nada seja mais importante do que despertar consciências adormecidas e provocar mentes anestesiadas pelo espetáculo.

Leia Também:

Um comentario para "Alexandre Pilati: por uma agenda de radicalização democrática"

  1. Ruy Mauricio de Lima e Silva Neto disse:

    Acho que vai precisar bem mais que 500 para botar esta joça funcionando direito. Busquei sôfregamente pelo comentário da ótima Ivana Bentes e o que consegui foi o comentário duplicado do, para mim, desconhecido Alexandre Pilati, que já tinha um link próprio. Dr.Antônio, parabéns pelo esforço dispendido, mas vocês estão em falta com a indigitada Ivana e com seus fãs de carteirinha, como eu, desde os tempos de Estação Botafogo/Tabu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *