Agenda: lançamento, no Rio, de O exílio de Augusto Boal

141116-BoalLança

.

Obra de Clara Andrade enxerga dramaturgo a partir do tempo em que ele, forçado a viver no exterior, desenvolveu um “teatro sem fronteiras”, voltado ao questionamento e à transformação 

Lançamento:

Quarta-feira, 19/11, 19 às 21h

Livraria da Travessa

Rua Voluntários da Pátria, 97 – Botafogo – Rio de Janeiro

Enquanto a maior parte das pesquisas sobre Augusto Boal concentra-se ou no Teatro do Oprimido, ou na fase do Teatro de Arena, Clara de Andrade elegeu um ângulo original para analisar a trajetória do dramaturgo e diretor de teatro brasileiro. Em O exílio de Augusto Boal, a pesquisadora se detém sobre o período de exílio político e sobre a obra teatral que ele desenvolve a partir desta experiência. Com base em entrevistas, reportagens, e na correspondência a que teve acesso, Clara retraça o percurso biográfico de Boal durante o tempo passado à força no exterior, examinando também a sua recepção pelo meio artístico no seu retorno.

Ao longo do livro, a autora expõe as tensões políticas, sociais e as transformações no teatro com as quais o artista dialogou ou contra as quais se rebelou. Mostra que, como um “teatro sem fronteiras”, a obra de Boal mapeia os fenômenos culturais e políticos que afetaram os diferentes países em que realizou seu trabalho. Revela como o texto do dramaturgo, mais do que artístico, ganhou uma função de crítica das pressões a que os mecanismos de produção artístico-cultural estavam submetidos naquele período.

Mais do que falar do silêncio, tortura e superação vividas por um artista que sempre ousou desafiar convenções, a obra dá voz a um entre tantos brasileiros submetidos ao exílio, à violência da ditadura e ao esquecimento. Dessa forma, o livro contribui para que a narrativa sobre este artista “que dedicou sua vida à busca de um teatro que fosse transformador da realidade possa iluminar também parte da nossa história”.

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *