A nova imigração e seus desafios

.

Cresce fluxo de estrangeiros que chegam em busca de trabalho. Brasil pode recuperar condição de país acolhedor, mas precisa adotar políticas para isso

Por Carolina Mazzi

A partir desta segunda-feira (9/1), o ministério da Justiça começa a expedir vistos para os haitianos (foto) que entraram irregularmente no país pelas fronteiras do Peru e da Bolívia. De acordo com Nilson Mourão, secretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, espera-se que cerca de 40 imigrantes deixem o estado diariamente, em busca de oportunidades nas capitais do Norte (principalmente Manaus) e nas construções das usinas hidrelétricas Jirau e Santo Antônio, em Rondônia.

Os haitianos relatam dificuldades para chegar ao Brasil. Segundo eles, “coiotes” aliciam pessoas ainda no Haiti, prometendo oportunidades e emprego. A viagem custa cerca de quatro mil dólares e começa com a travessia de barco da capital, Porto Príncipe, até o Panamá. De lá, eles seguem de avião até o Equador para continuar o trajeto a pé, passando pela Bolívia e o Peru. No caminho, há relatos de mortes, roubos e estupros.

Apesar de um movimento bastante particular – pelas condições subumanas no Haiti – este fluxo migratório revela um cenário desconhecido para o Brasil. Com um crescimento econômico forte e o aumento na demanda por mão de obra, a tendência é que o país atraia também imigrantes que entram por meios ilegais, através de nossa vasta fronteira, a partir de vizinhos que vivem momentos econômicos distintos. Bolivianos e equatorianos já são alguns dos maiores grupos de estrangeiros no Brasil.

A busca do brazilian dream já é tendência. Dados do ministério da Justiça mostram que em apenas um ano, o número de estrangeiros vivendo legalmente no país cresceu 50% e chegou a 1,5 milhão. Acredita-se que o número de imigrantes ilegais ultrapasse os 600 mil. Reportagens do New York Times, Los Angeles Times e diversas mídias brasileiras refletem um movimento que já merece atenção.

Recuperaremos nossa condição de país acolhedor? Como oferecer ocupação a milhões de brasileiros e também aos estrangeiros que chegam, dispostos a trabalhar por uma vida melhor? Como evitar que o preconceito e movimentos xenófobos procurem jogar brasileiros contra imigrantes? Serão, nos próximos anos, enormes desafios para as políticas públicas e a sociedade como um todo.

Leia Também:

10 comentários para "A nova imigração e seus desafios"

  1. Pingback: URL
  2. Alvaro Kanasiro disse:

    É um absurdo o Estado ter que selecionar quem entra ou não no país. Esse tipo de pensamento foi utilizado no século XIX para impedir a vinda de imigrantes japoneses ao Brasil, temendo um ‘amarelamento da raça’. Países da União Européia, como França e Itália, fazem uso dessa ideia perversa de que os imigrantes são vabundos; entram no país para roubar empregos e serão potenciais causadores de problemas sociais. Lamentável.
    A causa dos problemas sociais não está (e nunca esteve) nos imigrantes ou em quaisquer minorias raciais ou sociais. Um modo de produção que se baseia na necessidade da exploração de uma parcela da sociedade se constitui numa máquina que gera desigualdades sociais e econômicas sem precedentes. Os imigrantes constituem apenas um ponto desse maquinário bizarro; e duvido muito que sua preocupação (no caso os haitianos da reportagem) estejam preocupados em juntar dinheiro para ter seu notebook com internet tomando whisky. Imagino ser extremamente leviano projetar neles o egoísmo que mantemos em prol da nossa vida ordinária.
    Afinal, viver se tornou sinônimo de consumo e comodismo, não é mesmo? Eu vivo em função do meu trabalho para pagar as minhas contas, ter meu conforto e rezar para não ser roubado. Os outros que façam o mesmo.
    E assim, reproduzindo um pensamento tão medíocre, nos arrogamos o direito de questionar os imigrantes que entram no país.
    Já estamos prontos para ser a nova burguesia européia.

  3. Paulo disse:

    É, a situação é mesmo complexa, mas, concordo com você. Se não gostavamos da situação e vexame que nossos brasileiros passavam, e ainda passam nos EUA e UE, como, agora, jogar pedra nos imigrantes que veem para o Brasil atrás do mesmo sonho?
    Quanto ao sonho de vida e consumo vendido pelo capitalismo, apesar de, no fundo, estarmos todos envolvidos nele, é o verdeiro “Ouro de Tolo”, como cantou o Raul Seixas, profeticamente, há tanto tempo.

  4. Marcelo Mariano disse:

    O assunto é bastante atual. Objetiva e clara a reportagem.
    Parabéns

  5. Regis Pires disse:

    Engraçado a posição das pessoas sobre esse assunto… os que não reprimem , dizem que o estado deveria reprimir !! Ninguem olha a real situação desses imigrantes chegando dispostos a tudo pra ter uma vida digna, dentro do sistema indigno do capitalismo, seria muito ruim em um país que tem milhares de desempregados, e gente passando fome; dar empregos a um bando de “vagabundos” de outro país. Mesmo que o país desses “vagabundos” esteja reduzido a pó do ponto de vista social capitalista. Todos esses que estão pra cá migrando , estão em busca de dinheiro , eles querem dinheiro pra poder comprar melhores condições de vida, e descobriram que no brasil tem um pouco , não é isso que o nosso modo de vida defende com sangue e lágrimas, fome e medo !!??. Se o dinheiro não conhece fronteiras, as pessoas que dependem dele pra viver tabém não deveriam ter que viver sob elas !!! mas isso é uma coisa muito mais complexa , quem gostaria ter que viver e trabalhar em prol do bem comum ?? Que papo mais socialista antiquadro né….prefiro fugir da pobreza e ganhar dinheiro pra mim , não quero ter que dividir meu notebook com ninguém, que dirá então meu dinheiro. Trabalhar para o bem comum, nem fudendo, quero trabalhar pra pagar meus imspostos , queimar meu combustivel e acessar minha internet, comer no macdonalds , ver uma tela em 3D e tomar meu whisky !!. Afinal não é só isso que nos ensinam ? , não é esse o modo de vida correto ? pagar minhas contas , ter meu nome limpo, poder comprar meu almoço e ter meu carro , não é isso que nos bombardeiam as vistas o tempo todo ?? Eles só querem isso…… , aliás todo nós, mesmo sem saber…

  6. Vitor Bugulin disse:

    O ministério da justiça tem que tomar cuidado com estes imigrantes,deve ser feita uma avaliação caso a caso para não abrigar aqui um bando de vagabundos.

  7. teresinha vital disse:

    Acho que o assunto merece realmente aprofundamento por toda a sociedade.

  8. teresinha vital disse:

    Carolina
    a reportagem está realmente excelente! Oferece oportunidade de conhecer o assunto de forma suscinta mas abrangente. E ainda instiga a buscar mais informações. Muito bom!! Parabéns. Voce está a cada dia escrevendo melhor. Abraços.

  9. claudio haddad disse:

    Senão selecionar-mos as pessoas que estão entrando no país repetiremos todo nosso passado historico.Não podemos admitir no nosso pais gente que nao somará nada e só nos trará mais problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *