A hipótese do capitalismo auto-reformado

.

Crise do sistema, e mudanças objetivas na forma de organizar a produção, estão levando alguns pensadores a imaginar superação relativamente tranquila dos impasses que vivemos. Será possível?

Por Antonio Martins | Imagem: Maggie Tobin

Outras Palavras publica hoje mais um texto brilhante e provocador do economista Ricardo Abramovay. Ao resenhar The third industrial revolution [“A terceira revolução industrial”, ainda sem tradução para o português], de Jeremy Rifkin, ele chama atenção para certas particularidades da possível transição para uma economia pós-petróleo e pós-comunicação de massas. O novo paradigma produtivo teria, como motor, as energias geradas em milhões “microusinas” — edificações comuns, prédios ou casas que captarão o potencial energético dos ventos ou do sol e o redistribuirão, por meio de redes muito sofisticadas. Nelas, os atuais consumidores de eletricidade passam a ser prossumidores — ou seja, tornam-se capazes de injetar no circuito a energia que produzem.

Não se trata de uma ficção distante, mas de algo no horizonte dos atuais desenvolvimentos tecnológicos. O que Rifkin e Abramovay frisam é que, por sua própria natureza, este novo paradigma reverteria a concentração de poder presente no mundo dos grandes campos de petróleo e mega-centrais elétricas. Ele exigiria um poder “partilhado, decentralizado e colaborativo”, assim como a internet. E mais: ao apresentar Rifkin, Abramovay destaca seus laços com dirigentes políticos muito influentes (a chanceler alemã Angela Merkel, entre outros) e o mundo das mega-corporações. Ou seja: haveria a hipótese de uma evolução mais ou menos natural para o novo padrão — ainda que Abramovay frise: “nada garante” seu triunfo.

A mesma hipótese de uma auto-reforma do capitalismo foi levantada pelo jornalista Luís Nassif, em sua Coluna Econômica deste domingo. Nassif prevê um retorno à fase — o pós-II Guerra, em que o sistema promoveu certa redistribuição de riquezas. Também apoia-se num trabalho de fôlego e repercussão internacional. No caso, Capitalism in Crisis, a série corajosa de artigos que o insuspeito Financial Times está publicando; e, em especial, o texto em que Martin Wolf, principal articulista do jornal, tenta dar sentido ao trabalho.Aqui, o ângulo já não é a tecnologia, mas as políticas econômicas. Wolf choca-se com uma crença que orientou o Financial Times, e os economistas do mainstream, por três décadas: a suposta capacidade dos mercados para orientar a vida social. Afirma que, ao contrário, os bens públicos — entre eles, as políticas sociais — são os “blocos estruturantes da civilização” . Acrescenta que um mundo globalizado precisará de bens públicos ainda mais sofisticados e de vigência internacional. Nassif lembra que ideias semelhantes acabam de ser expostas, no Fórum Econômico de Davos, por Lawrence Summers, “um dos principais arautos do Consenso de Washington”.

Nos textos de Abramovay e Nassif há, por certo, uma pitada generosa de otimismo ilusório — mas também observações essenciais para o período em que nos aproximamos da conferência Rio+20. O exagero está em pensar que as possibilidades abertas pela tecnologia, ou a reflexão sobre as causas da crise, serão suficientes para levar o capitalismo a algo como uma auto-reforma.

A realidade tem mostrado o contrário. Há dias, num Fórum Social Temático em Porto Alegre, Boaventura Santos lembrava: a busca de energias limpas está sendo desprezada pelos governos da Europa — há dez anos, os mais preocupados em promovê-las. Lá também são desmontadas, em velocidade impressionante, as políticas sociais que Martin Wolf vê, com lucidez, como cada vez mais necessárias. O capital não é movido por razão. Ao relembrar, nesta segunda-feira, os 79 anos de início do 3º Reich, Max Altman mostrou como grandes grupos empresariais foram parte do movimento que se aproveitou de uma crise profunda da economia alemã para construir o totalitarismo nazista. As reformas keynesianas e o pós-II Guerra, evocado por Nassif, foram movidos por outro fator. Nesses casos, o ascenso do movimento operário e, mais tarde, o da União Soviética, obrigaram o sistema a concessões muito importantes.

Mas é precisamente neste ponto que aparecem a importância e a necessidade dos textos de Abramovay e Nassif. Graças aos dois fatores que eles apontam em seus textos, tornou-se possível, nos últimos anos, alcançar transformações que seriam delírios, há pouco. Abriu-se um vasto caminho, talvez ainda pouco explorado por movimentos sociais, esquerda institucional, indignados, occupy — todos aqueles, enfim, que buscam construir novas lógicas sociais.

Há anos, mudanças tecnológicas e novas formas de organização do trabalho estão abrindo espaço para construir, mesmo sob hegemonia do capitalismo, relações sociais de outra natureza. Entre muitos outros, o exemplo mais evidente — por sua relevância econômica e pela densidade das redes que o constroem — é o software livre. Firmou-se, no mundo empresarial por sua segurança, inovação, robustez. Utilizado cada vez mais intensamente (desde os serviços do Google até as caixas de supermercado do Pão de Açúcar), ele é, porém, desenvolvido em comunidades que não estão submetidas às empresas e operam estimulando a colaboração e compartilhamento; rejeitando a propriedade. Ao adotá-lo, o capital abre brechas, revela que já não pode impor suas normas de centralização, hierarquia e controle em todo o universo da produção. A possibilidade real — destacada por Abramovay — de que este modelo se expanda por um setor tão estratégico como a geração de energia revela quanto pode crescer, num futuro próximo, o espaço para as relações pós-capitalistas de produção.

A janela de oportunidades é maior graças à incerteza sobre o rumo das políticas econômicas. É provavelmente cedo demais para comemorar o fim do neoliberalismo — mas estão expostas como nunca suas injustiças e desigualdades; suas ameaças à democracia; sua própria ineficiência na garantia de “estabilidade”. Além disso, multiplicam-se, na periferia — fora da Europa, América do Norte e Japão –, as experiências bem-sucedidas de caminhos alternativos, baseados em redistribuição de riquezas e garantia dos direitos sociais.

Ou seja: não se trata de acreditar num capitalismo auto-reformado — mas de perceber que novas relações sociais, pós-capitalistas, estão sendo criadas e multiplicadas já. Para se expandirem, e mesmo para se sustentarem, dependem luta social intensa. Basta ver, por exemplo, a insistente campanha para bloquear o compartilhamento via internet, movida pelas empresas mais aferradas à lógica da propriedade.

Mas, vinte anos após a queda do “socialismo real”, há cada vez menos sentido em crer que as grandes transformações dependem da tomada do poder. Estão acontecendo sob nossos olhos, ou com nossa presença ativa. São imperfeitas, impuras, contraditórias. Estão imersas num mundo cuja lógica principal é a ditadura dos mercados. Mas contaminam este mundo, incessantemente: com colaboração, compartilhamento, des-hierarquização, direitos, igualdade, diversidade, afetos. Sobreviverão? Serão predominantes? Depende das nossas lutas — as de agora.

Leia Também:

8 comentários para "A hipótese do capitalismo auto-reformado"

  1. Luciana Silva disse:

    Danielle De Souza Galdino, o que acha?

  2. Luciana Silva disse:

    muito interessante!

  3. A. Carlos disse:

    Em um momento no qual a reação européia e estadunidense se aliam à ultra direita árabe para repetir, na Síria, o que fizeram na Líbia; no mesmo instante em que a direita israelense busca caminhos para bombardear o Irã e que a alta finança controla o governo dos países endividados do Sul da Europa e aprofunda sua política de priorizar o pagamento das dívidas em face do bem-estar dos gregos, italianos, espanhóis e portugueses, vejo Vossa Excelência a falar sobre um hipotético capitalismo autorreformado, proposto por um tal de Abramovay que é amigo de dona Merkel, como se tal relação de amizade fosse decisiva para os destinos do planeta. E tudo isso promovido pelo “insuspeito” (sic) Financial Times.
    Vejo também o Sr. Nassif e o Sr. Belluzzo a falar sobre temática análoga e me pergunto qual a razão desse delírio coletivo.
    Desde Bernstein, Hilferding e Kautsky, em todas as crises maiores do capitalismo, tem sido cíclica essa tendência a falar-se num pós-capitalismo, no qual a luta de classes deixaria de existir e que – por sua própria iniciativa – o capitalismo deixaria de ser o que sempre foi.
    Trata-se de um delírio desmobilizante, exatamente num momento em que – após o fracasso das aventuras no Iraque e no Afeganistão – a paz mundial se coloca em risco ainda maior.

  4. Arnaldo Azevedo Marques disse:

    Caro Antonio. O batismo dado às formas de obtenção de produtos de bens de consumo e os chamados de capital destinados à satifação das necessidades da vida humana associada, o capitalismo carimba as diversas analises, economicas e sociais. Para mim o dito “capitalismo” sempre existiu e sempre existirá. Ou seja, as diversas formas de produção sempre estiveram e sempre estarão nas mãos dos donos do poder dominante desde o homem das cavernas. Jamais vi grandes vantagens para a humanidade nos monopólios estatais. “Ou seja: não se trata de acreditar num capitalismo auto-reformado — mas de perceber que novas relações sociais, pós-capitalistas, estão sendo criadas e multiplicadas já. Para se expandirem, e mesmo para se sustentarem, dependem luta social intensa.” A luta social intensa. Nisso eu acredito. Pois tem sido assim desde que mundo é mundo. O conflito distributivo que traga benefícios à qualidade de vida é a eterna batalha que a historia registra. (Esse é o nome do jogo) Sempre foi assim e esse é o caminho..Não acredito no rótulo “pós-capitalismo”.

  5. Caipirinha disse:

    Parafraseando o Miles Davis: Que maravilhosa época a nossa, em que podemos angariar milhões de músicos para tocar um uníssono!

  6. cecilia marques nogueira disse:

    A época é de transição, de parto, de quebra de paradigmas. As palavras chaves: alteridade, respeito à diversidade, sustentabilidade, espiritualidade….

  7. Paulo disse:

    Quando chega a hora, as mudanças tornam-se irreversíveis. Estamos vivendo tempos que a história registrou como o Renascimento, a Rev, Francesa, os movimentos sociais da década de 1840 (no Brasil dos regentes inclusive), a década de 1920 no nosso país, os anos 1960 … Agora, após o delírio neoliberal, uma nova onda de movimentos sociais, … só que em escala global.

  8. Anderson Roberto disse:

    Pedrada a matéria hein!? Parabéns!
    Esse Abramovay aí é um visionário! Tirado pra louco pelos velhos lobos, assim como qualquer um que “ameace” seus impérios erguidos à sangue dos inocentes trabalhadores.
    Parabéns mais uma vez.
    A mudança está próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *