Xploit 04 – Big Brother, Big Data

Quarto episódio de “Xploit – Internet sob ataque”, premiada como melhor websérie documental de 2017, explica como as informações pessoais tornaram-se a nova commodity do capitalismo digital

Por André Takahashi
Informações pessoais são a nova commodity. E para desfrutar desse mercado valioso, empresas em todos os setores realizam uma caça indiscriminada de dados particulares em todo o mundo, com consequências reais nas vidas das pessoas mesmo fora do ambiente digital. Pessoas incluídas em “listas de risco”, baseadas em uso de aplicativos, já têm planos de saúde recusados e crédito pessoal negado — ou pagam mais caro por certos produtos, como viagens aéreas. O Congresso Nacional cedendo ao lobby das corporações e protela há quase 10 anos uma lei fundamental de proteção de dados pessoais.
.

Dirigida por Fabrício Lima, com produção executiva de André Takahashi, a websérie Xploit conta com a ajuda de um seleto grupo de entrevistados. Entre eles, estão o co-criador do sistema GNU Richard Stallman, o jornalista James Bamford, a advogada Flávia Lefèvre, a jornalista Bia Barbosa, a cientista social Esther Solano e o sociólogo e cyberativista Sérgio Amadeu da Silveira — a série introduz o espectador nas disputas políticas políticas e econômicas que resultarão consequencias diretas em nossos diretos essenciais dentro e fora do mundo digital.

Assista a série completa aqui.

 

Leia Também: