Em defesa da Reforma Psiquiátrica

170906_saúde mental_asylum29

.

Integrante do governo Temer propõe volta dos manicômios públicos. Pesquisadores e docentes lançam mobilização por uma política de Saúde Mental digna e contemporânea

Por Inês Castilho

O sistema de saúde brasileiro encontra-se ameaçado pelo subfinanciamento e a falta de planejamento, avaliação e gestão, mais o abandono da política de formação e qualificação permanente de seus profissionais.

Mereceu repúdio de docentes e pesquisadores em Saúde Mental a proposta levada ao Conass (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde) e Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde) pelo coordenador para Saúde Mental Álcool e outras drogas do ministério da saúde, Quirino Cordeiro, em reunião no dia 31 de agosto. Ele propõe abandonar a orientação atual, da Reforma Psiquiátrica, e expandir os hospitais psiquiátricos nos próximos vinte anos — quando as verbas para o SUS, o Sistema Único de Saúde poderão ficar congeladas.

Manifesto lançado pelo grupo de trabalho em Saúde Mental da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) considera retrógrada e obscurantista a proposta do atual coordenador de Saúde Mental.

“Ao longo de pelo menos 10 anos de implantação da Reforma Psiquiátrica, um grande número de trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais, e mesmo uma importante publicação no renomado periódico Lancet, têm apresentado evidências dos inegáveis efeitos positivos da Reforma Psiquiátrica Brasileira sobre a vida de usuários e usuárias de saúde mental que têm acesso aos serviços territorializados”, afirma o manifesto.

A assistência à saúde mental no Brasil atravessou profundas mudanças a partir da Constituição de 1988. Graças à luta antimanicomial, transitou do modelo hospitalocêntrico adotado no regime militar para um sistema em que os recursos são gastos principalmente com os serviços comunitários e não com hospitais.

O psicanalista Antonio Lancetti, personagem fundamental do movimento antimanicomial no Brasil – “que se organizou em torno da utopia de uma sociedade sem manicômios” – recentemente falecido, conta um pouco dessa história no primeiro episódio da série audiovisual Psicanalistas que Falam.

Serviços comunitários como os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente, tiveram entre 2001 e 2014 uma expansão importante, chegando em 2006 à inversão do padrão do gasto público.

Com isso, o Brasil alinhava-se à tendência mundial de qualificar, com respeito e liberdade, os cuidados comunitários para portadores de doenças mentais, mantendo-os perto de suas famílias – uma tendência que vinha desde o fim da segunda guerra mundial. Esta é a orientação proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS): “reestruturação da atenção em saúde mental articulada à rede de serviços territoriais, inseridos na comunidade onde vivem os usuários, suas famílias, amigos e referências pessoais e reabilitadoras, de forma a viabilizar a substituição de hospitais e manicômios como espaços preferenciais de cuidado.”

“A mudança traria um enorme prejuízo”, afirma Pedro Henrique Marinho Carneiro, que atuou na coordenação de saúde mental do ministério. A redução do uso de leitos de hospitais psiquiátricos não ocorreu à toa, observa. “Há um acúmulo de relatos de histórias de violação de direitos humanos nessas instituições. Isso trouxe para o Brasil até mesmo condenação em cortes internacionais”.

A despeito de seu crescimento, o modelo brasileiro de assistência à saúde mental ainda precisa expandir os serviços comunitários, dos que menos se expandiram no país, fragilizando as redes de atenção – o que tem sido usado como argumento para justificar o retrocesso.

“O nosso compromisso, portanto, é com a ampliação e fortalecimento desse modelo, e não com o seu retrocesso e desestruturação”, conclui o manifesto de docentes e pesquisadores.

Leia Também:

3 comentários para "Em defesa da Reforma Psiquiátrica"

  1. Christian disse:

    Eu fui derrotado nessa vida. Nascer num país como o brasil ja é nascer derrotado. Essa é a contradição da existencia. Se tem democracia, reina a criminalidade, e isso faz com que muita gente fracasse na vida, aí a solução vem com uma ditadura militar, que vai torturar e matar exatamente as pessoas que fracassaram por culpa da democracia. Isso tambem aconteceu no nacional socialismo. O mundo não tem solução. Creio que minha existencia não tem sequer um propósito. A pior coisa é que a sociedade tenta nos convencer de que temos um proposito aqui, desde jovem professores, familiares, psicologos, padres, religiosos, povo new age etc todos eles querem dizer que a existencia tem um proposito, quando na verdade, NÃO TEM. Creio qeu meu maior erro foi ter tentado criar sentido na minha existencia, tentar encontrar um sentido, um caminho, um proposito, como fui tolo. A psiquiatria tem muito disso. Faz nos envergonhar do que somos. Pois é tanta tortura que se passa numa internação, pra depois vir o sentimento de culpa, a toda uma terapia familiar voltada pra fazer o ”doente mental” pensar de forma progressista, de acordo com o sistema, criar proposito, criar sentido, ter perspective de vida, isso que o sistema quer que pense, pra depois nos eliminarmos como estão fazendo desde 2016 com esse novo governo.

  2. Vinícius disse:

    A minha questão é a seguinte. Quais são as principais teses e argumentos dos defensores do movimento antimanicomial, além dos já expostos no texto supra?!

  3. Rachel disse:

    Desculpa aí, mas unzinho só que seja é necessário, indispensável, urgente. Para colocar e com muuuiiita tarja preta essa quadrilha de psicopatas que atualmente usurpou as 3 instâncias do poder, e há que haver lugar p/ os asseclas do 4º, evidentemente. Infelizmente estes não podem conviver em sociedade…

Os comentários estão desabilitados.