Oppina: uma aposta no respeito à diversidade

151022_publicacoes

.

Portal quer abrir espaço para debate qualificado, com diálogo e construção de pensamento, e está captando recursos no Catarse

Por Redação de Outras Palavras

Proibição da publicidade infantil. Legalização do aborto. Papel do Estado na economia. Legado dos Jogos Olímpicos. Esses e outros temas polêmicos e urgentes serão debatidos pelo Oppina, plataforma de informação que reúne opiniões diversas – complementares, divergentes, opostas – e coloca o internauta no centro do debate.

“Vivemos em uma época de radicalização e intolerância ao diferente. Ouve-se pouco o outro lado – ou melhor, outros lados”, explica Rogério Zé, da Gesto, empresa de curadoria de conteúdo para eventos que criou o produto. “O Oppina propõe o exercício da escuta, do respeito e da tolerância.”

Assuntos relevantes nacionais, locais e globais serão tratados por especialistas e líderes em suas áreas, valorizando pontos de vistas diferentes. Ao abrir campo para várias visões acerca do mesmo tema, a Gesto aposta no processo de crescimento dos indivíduos e das ideias.

“Queremos que o internauta viva a experiência de sentir-se no centro de opiniões divergentes. O exercício de ouvir o diferente é uma ferramenta fundamental do diálogo e da aprendizagem. Ao mesmo tempo, colabora com um ambiente plural e democrático”, observa Márcia Ohlson, parceira de Rogério no projeto.

O primeiro será sobre a proibição da publicidade infantil, com a visão de um representante do Instituto Alana http://alana.org.br/ ; uma nutricionista falando sobre o papel da publicidade na obesidade infantil; um professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing cuja opinião é de que toda a mídia, e não só a publicidade, precisa ser regulada; um representante do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), uma especialista sobre o desenvolvimento cognitivo da infância e alguém para falar sobre o impacto da proibição na economia.

Como funciona

A ideia de fazer a campanha de crowdfunding no Catarse teve com objetivo levantar recursos, necessários para montar a estrutura do site e vídeos, mas também fazer com que a história já parta com uma rede de conhecedores do projeto. Em quatro semanas, o vídeo de apresentação do projeto no Catarse teve 3 mil views.

Os temas são escolhidos pela equipe do Oppina, que cria uma pergunta central para cada um. Seleciona então seis especialistas e líderes em suas áreas, com formação e opinião diversas, e os ajuda a construir seus roteiros, gravando um vídeo de 3 minutos com a opinião de cada um. Os vídeos serão publicados no site do Oppina, formando um mosaico de opiniões sobre temas relevantes.

“A ideia nasceu da minha observação de que as pessoas, assim como a imprensa, tendem a ficar na zona de conforto do sim ou do não com relação a temas polêmicos. Acontece que entre o sim e o não existem o não sei, o talvez e várias outras visões”, observa Rogério.

Começam, contudo, a surgir pessoas interessadas em sair dessa zona de conforto, diz ele. “Pessoas entendendo que podem expor seu ponto de vista sem ter de proibir o outro de sair da sua casinha.” Foi pra dialogar com esse público que a Gesto criou o Oppina.

Os vídeos vão ficar disponíveis gratuitamente em alguns canais e a Gesto vai publicar a história nas redes sociais, estimulando as pessoas a produzirem vídeos com suas próprias opiniões e publicarem no facebook. Rogério acredita que, depois de ouvir opiniões divergentes, elas estarão mais aptas a formar a própria opinião. Poderão, assim, contribuir para criar nas redes um ambiente de reflexão que valorize as ideias, ao invés das vísceras.

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *