Por uma educação libertária, gratuita e popular

.

151002_cursinho_lapa Projeto pedagógico inclui, na grade curricular, política e linguagens artísticas.  Trabalha de maneira coletiva, autônoma e não-hierárquica. Sem doações, não sobreviverá

Por Redação

O Cursinho Livre da Lapa é um projeto que surgiu dentro do espaço autônomo Casa Mafalda, e passou a ser integrado por muitos outros parceiros e parceiras com o desejo de construir uma vivência de educação libertária inspirada em práticas como a da Escola Moderna e dos bachilleratos populares na Argentina .

A ideia principal é que essa experiência seja pré-universitária e não apenas pré-vestibular, que os estudantes ingressem na universidade de modo profundamente crítico e não somente tenham bons resultados numa prova eliminatória e elitista como o vestibular. É também direcionado para quem deseja voltar a estudar, prestar vestibulinho ou busca reforço paralelo à escola.

Além das matérias diretamente exigidas pelo vestibular, inclui também na grade linguagens e política, o que permite garantir um olhar mais cuidadoso para a sociedade, as linguagens artísticas, o corpo e o indivíduo, que são aspectos normalmente negligenciados ao longo da trajetória escolar.

As aulas são em geral ministradas fora do formato tradicional para tentar diminuir a hierarquia entre educadores/as e estudantes, com uma disposição das mesas na sala em formato de assembleia, de modo que a incentivar a participação e a construção do conhecimento não centralizada na figura do professor ou da professora. Costumam também propor saídas de campo que possibilitam aprendizagens significativas e uma progressiva ocupação dos espaços da cidade, assim como estabelecer relações entre os conteúdos discutidos em aula e estas vivências.

A gestão do projeto fica a cargo tanto de estudantes quanto de educadores, e é feita de forma horizontal, antirracista, não-homofóbica, feminista, não-lesbofóbica e anti-transfóbica. Das reuniões de gestão e pedagógicas à manutenção do espaço, a maior parte das tomadas de decisão é feita em conjunto e por consenso.

O projeto foi iniciado sem qualquer contribuição financeira externa; no entanto, alunos/as muito envolvidos com o Cursinho deixaram de assistir as aulas devido ao alto custo do transporte. Para tentar resolver esta demanda foram organizados eventos como sarau e festas, com as quais se conseguiu garantir, por algum tempo, o transporte para uma parte das alunas e alunos, e garantir parte dos materiais do dia a dia.

Faltam, porém, recursos suficientes para dar conta de todos os custos: aluguel do espaço, materiais escolares, produtos de limpeza, xerox e principalmente o transporte dos alunos e alunas. Por isso, estão em campanha por doações para manter o projeto. Se você acredita que a educação pode ser construída de uma outra maneira, a partir de princípios libertários e visando uma formação crítica, participe da campanha doando aqui.

Uma das principais vertentes da luta pela democratização do ensino superior público, hoje, dá-se justamente pela instauração de cursinhos por todas as periferias da cidade. Gratuitos, voluntários e populares. Com isso, mais e mais pensadores poderão surgir nas periferias das cidades; pessoas diversas, e das mais diversas áreas. Pensando a partir de seus pontos de vista, ou seja, da cultura e da realidade em que vivem.

Para quem quer se preparar para uma universidade e procura um cursinho que não pense apenas no vestibular, mas que contribua principalmente na sua formação crítica. Para quem procura um reforço escolar, está com dificuldade em algum conteúdo ou simplesmente quer voltar a estudar. Para quem se interessa em aprender por meio do debate, o Cursinho Livre da Lapa está de portas abertas na Casa Mafalda: rua Clélia, 1895 – Lapa, [email protected], (11) 99349 0119 ou (11) 99438 6091.

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *