Cinedebate: Libertem Angela Davis

150910_angela-davis

.

Inanna e Outras Palavras convidam para debater nesta sexta, em São Paulo, filme sobre pantera negra mais famosa dos EUA

Por Redação

Libertem Angela Davis, dirigido pela premiada cineasta Shola Lynch, traz ao conhecimento do grande público a trajetória política de uma das mais importantes ativistas negras norte-americanas: a professora de filosofia Angela Yvonne Davis, da Universidade da Califórnia, que nos anos 70 entrou na lista dos dez mais procurados do FBI (Federal Bureau of Investigation).

150910_angela-davis no Brasil

Angela em Brasília: “Quantos senadores negros há no Brasil? Se olharmos para o Senado não saberíamos que negros são mais de 50% da população brasileira”

Conhecida por seu profundo engajamento em defesa dos direitos humanos, cabelos afro da estética Black is Beautiful que representou a luta pelos direitos civis nos EUA, a aquariana Angela Davis completou 71 anos em janeiro passado. Um dos destaques do Festival Latinidades 2014: Griôs da Diáspora Negra, em Brasília, ela declarou-se impressionada com a ausência de negros e pardos na política nacional.

Nos anos 60, militante ativa do Partido Comunista e dos Panteras Negras – que lutavam então para libertar três militantes negros presos na Prisão de Soledad, em Monterey, conhecidos como os “irmãos soledad” – ela é acusada de organizar a tentativa de fuga e sequestro que levou à morte de um juiz e quatro detentos. Procurada pela polícia, ela se esconde e torna-se a ativista negra classificada como a “mais perigosa” e “mais procurada” dos EUA.

“A prisão de Angela Davis foi decretada e a fotografia de “procurada” estampada nas vias públicas e nos principais jornais. Após dois meses, Davis se entregou. O seu julgamento levou 18 meses, tempo em que esteve presa e que resultou no livro Angela Davis – Autobiografia de uma revolucionária. A campanha pela libertação de Angela Davis, que ganhou a chamada de ‘Free Angela Davis’, teve forte repercussão na sociedade norte-americana e contou com o apoio de figuras como John Lennon e Yoko Ono e da banda The Rolling Stones, ambos compuseram músicas em homenagem a Davis [‘Angela’ e ‘Sweet Black Angel’]”, como nos conta conta Marcelo Hailer no artigo “Angela Davis, a mulher mais perigosa do mundo”.

Debatedoras

Djamila Ribeiro – Pesquisadora na área de Filosofia Política, feminista e colunista do site Carta Capital.

Élida Lima – Escritora, editora e professora de Belém, vive em São Paulo. Articuladora da #partidA, movimento político feminista. Colaboradora da editora Invisíveis Produções e do coletivo artístico Frente 3 de Fevereiro, que realiza pesquisa e ações diretas acerca de questões raciais na sociedade.

Juliana Borges – Bacharel em Letras Clássicas pela USP, é secretária municipal de Mulheres do PT São Paulo. Doordenou o programa de governo e o grupo “Mulheres com Haddad” na campanha de Fernando Haddad para a Prefeitura de São Paulo

Serviço

Libertem Angela Davis, de Shola Lynch

Produção: 2012

Duração: 102 min

Local

Data: 11 de setembro (sexta-feira), às 19h30

Endereço: Rua Conselheiro Ramalho, 945 – Bela Vista

Contato: (11) 99651 9107

Entrada: R$ 10

Espaço sujeito a lotação

Trailer do filme:

Página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/855353257912703/

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *