Um debate indispensável sobre Direito à Cidade

150414-Piseagrama2

.

Maria Rita Kehl e Guilherme Wisnik dialogam hoje, em SP, com editores da revista Piseagrama – referência cada vez mais importante na reflexão sobre os espaços urbanos

Outras Palavras alegra-se de estender, a seus leitores, um convite especial. Nesta terça-feira, 14/4, as 19h30, será lançada em São Paulo (no Centro Universitário Maria Antonia — ver detalhes e mapa ao final) a edição 07 da revista Piseagrama, cujo tema é Passeio. A revista, parceira editorial deste site, tem, como temática central, os espaços públicos. O número mais recente reúne colaboradores como o urbanista Jan Gehl e o artista Francis Allys para abordar a condição pedestre e ciclística, as calçadas e a falta delas, o caminhar e o errar, o tempo não produtivo nas cidades, o turismo, a relação com o outro nas ruas.

Nascida em 2011, Piseagrama já circulou por todo o Brasil em versão impressa e online com apoio do Ministério da Cultura. Os números anteriores abordaram os temas Acesso, Progresso, Recreio, Vizinhança, Descarte e Cultivo. Em 2014, a revista lançou uma campanha de financiamento colaborativo na plataforma catarse, e conseguiu um dos maiores resultados de financiamento coletivo no Brasil, com 1.000 apoiadores. Seus textos já republicados por Outras Palavras podem ser lidos aqui.

O lançamento que acontecerá em São Paulo marca a nova fase da publicação e sua ampliação no debate urbano no Brasil. Conforme escreveu o crítico Hermano Vianna, em sua coluna no jornal O Globo, “quase todas as ideias podem ser colocadas em prática imediatamente, se houver “vontade política” para tal.”

Alguns trabalhos publicados na PISEAGRAMA 07 Passeio

Piscina pública na Paulista | Ángela Léon

Dream Bike Delivery | Jessica Findley

Semáforos | Francis Allys

Amsterdam Traffic | Hans Van der Meer

Palestrantes

Guilherme Wisnik é crítico de arte e arquitetura, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, membro da Associação Paulista de Críticos de Arte, da Latin American Studies Association, e vice-diretor do Centro Universitário Maria Antônia (USP). Foi o curador geral da 10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo em 2013.

Maria Rita Kehl é psicanalista, jornalista, poetisa e integra, desde 2012, a Comissão Nacional da Verdade. Autora de O Tempo e o Cão – A Atualidade das Depressões. Recebeu, em 2010, o Prêmio Direitos Humanos do governo federal na categoria “Mídia e Direitos Humanos”.

Outras ações

Para além da publicação, Piseagrama realiza ações em torno de questões de interesse público como debates, micro-experimentos urbanísticos, oficinas, loja itinerante e publicação de livros. A campanha de interesse público, lançada pela revista em 2012, é uma ação que vem mobilizando muita gente em torno de propostas para cidades melhores, estampadas em bolsas, camisetas, adesivos que também são recompensas no Catarse.

Clique aqui e veja imagens da campanha de interesse público.

Colaboradores de diversas áreas

A revista publicou artigos de colaboradores como o co-fundador da revista Wired Kevin Kelly, a jornalista e colunista da Folha de São Paulo Vanessa Barbara, o economista Ladislau Dowbor, o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, o ex-prefeito de Bogotá Enrique Peñalosa, o procurador da República Felício Pontes Jr. Artistas como a espanhola Maider López, a suíça Ursula Biemann, e os brasileiros Cinthia Marcelle, Paulo Nazareth e Detanico & Lain também marcam presença nas páginas de Piseagrama.

Exposições e reconhecimento internacional

Em 2013 a revista foi selecionada pela Archzines, uma rede internacional de publicações, para compor uma mostra de revistas na Bienal de Arquitetura de Veneza. A revista também foi incluída na seleção internacional de publicações independentes de arquitetura e urbanismo da revista holandesa Volume.

No mesmo ano, Piseagrama foi convidada para realizar o livro-catálogo da exposição Escavar o Futuro, que aconteceu no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Em 2014, Piseagrama integrou a exposição Cidade Gráfica, que será realizada no Itaú Cultural, em São Paulo, no mês de novembro.

MAIS

Diálogo sobre os espaços públicos no Brasil – aberto ao público

Com Maria Rita Kehl, Guilherme Wisnik e os editores de Piseagrama

Terça-feira, 14/4, às 19h30

Centro Universitário Maria Antonia

Rua Maria Antonia, 294 – Vila Buarque – S.Paulo (ver mapa)

 

Leia Também:

3 comentários para "Um debate indispensável sobre Direito à Cidade"

  1. Gabriel Portela Paim disse:

    Cara essa imagem é uma foto da minha avó quando era criança ‘-‘ onde vocês pegaram ela? e.e

  2. Antonio Martins disse:

    Cara Elena, a imagem é do Piseagrama. Abração. Antonio

  3. Elena Guimarães disse:

    Prezados, gostaria de saber o crédito da imagem acima, a das crianças. Desejo compartilhá-la, mas citando a autoria. Grata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *