Cem vezes Cláudia

claudia01-1

.

Série de memes artísticos homenageia Cláudia Silva Ferreira, a mulher de sonhos, coragem e dores assassinada e arrastada pela PM do Rio esta semana

No Think Olga

A mulher arrastada pela Polícia Militar tinha nome – Cláudia Silva Ferreira. Cláudia também tinha família. E sonhos, coragem, dores e medos como qualquer ser humano. As denúncias da barbárie ocorrida são importantes e elas não devem cessar. Mas fugir do sensacionalismo e humanizar esse momento também é. Por isso, nos propusemos a retratar Cláudia com mais carinho do que o visto nos últimos dias.

A convite da OLGA, alguns artistas gentilmente criaram imagens sensíveis, que se dispõe a resgatar a dignidade roubada por criminosos. Este projeto se chama 100 VEZES CLÁUDIA e é aberto para que qualquer um possa enviar suas homenagens. Ou seja, esperamos publicar aqui novas artes com frequência. Quem sabe não chegamos a 100? Por fim, gostaríamos de imprimir algumas das ilustrações e enviar à família de Cláudia. Quer participar? Escreva para [email protected]. Veja a seguir mais imagens

36) SOUEID

claudia (4)

 

35) GRUPO CRIOLOS

Homenagem_Claudia

34) CAIO VITOR

ClaudiaSilva

33) ALINE ALBUQUERQUE

image

Com toda a revolta e ternura. 

31) FERNANDA OZILAK

ClaudiaSilva-por-FernandaOzilak

30) DAIANY DANTAS

somos todas claudia

Também não sou artista. Sou apenas uma pessoa que busca lidar com esse sentimento de perda e de desesperança diante da irracionalidade desta execução. Meu desenho me ajudou a respirar e a abraçar Cláudia, que partiu inocente e despreocupada, rumo à fila do pão. 

29) CARINE SUDER FERNANDES 

Cláudia da Silva Ferreira 1

 

28) VANESSA PREZOTO

claudia (3)

 

27) MURILO ROMEIRO

100 CLAUDIA DA SILVA FERREIRA

 

26) PEDRO MAGALHÃES

image

 

25) LUISA AIDAR

Sketches

Oração

Não pode ser em vão

Toda essa violência, essa dor

Tantos bons que se vão

Não é justo ser em vão meu Deus, não!

E vão Cláudia, Amarildo, Severino, João…

24) LUCAS SOUTO

claudiasilva

Sempre que me deparo com situações como essas, que quebram nosso coração e que, infelizmente, são tão corriqueiros em nossos dias, só consigo me lembrar de uma das tantas verdades cantadas pelos menestréis da periferia do Facção Central: “Que porra de país é esse, que mata e prende as vítimas de seu desinteresse?”. Cláudia é a porta-bandeira dessa luta que não pode se calar! Em sua memória uma ilustração de um – também – não ilustrador.

23) ALESSANDRA MOURA

claudia da silva.aLESSANDRA

 

22) CLÁUDIO RODRIGUES

claudia2

 

21) PAULO GIL

Claudia, esse mundo nao te mereceu!

20) BIANCA BANZATO

CLAUDIA_

 

19) MICHELLE MORAES

Claudia da Silva Ferreira

Não sou artista e também não sei se o meu desenho será escolhido, mas isso pouco importa, porque sei que esse movimento é uma acalento e uma alerta.

18) NICE LOPES

Claudia_nice lopes

Envio minha singela homenagem à esta mulher, vítima do descaso, da falta de amor, da falta de respeito pela vida humana.

17) KEKS PUCCI

claudia08

Eu estou um pouco envergonhada de mandar meu desenho porque não sou artista e nunca desenho nada, mas a história de Cláudia me toca demais para não participar. Somos Cláudia da Silva Ferreira. PRECISAMOS ser Cláudia da Silva Ferreira para exigir que se faça justiça.

16) EUGÊNIA SOUZA

claudia07

15) MARCELO MESQUITA

claudia06

“Não se trata de saudade de alguma coisa que acabou ou pessoa que morreu. É saudade do que está aí vivo, solto e nunca deixou de existir. Se não temos acesso a isso, é por falta de uma batalha maior.” – Elis Regina

14) LUIZA OZILAK

claudia (2)

13) GABRIELA CAMPANER

claudia05

12) MARÍLIA NOBRE

claudia04

11) TÂNIA RIBEIRO SOARES

claudia03

Não sou artista. Sou arquiteta. Desenhar pessoas não é o meu forte. Mas quando vi o post achei importante enviar minha singela contribuição para homenagear Claudia da Silva Ferreira, mesmo que não se publique. Por razões tantas somos diferentes, mas temos o mais importante em comum. 
Somos pessoas. E a vida de uma pessoa é sempre preciosa.

10) LEILA RANGEL DA SILVA

claudia (1)

9) EMERSON DIAS

claudia02

8) JÚLIA BORGES

Brilhará

7) VERA LIRA

179789_194764274024843_825298927_n

Claúdia Flor Criola, serenidade e força.

6) ANDRÉ PERSECHINI

Claudia

5) SARA STORRER

ClaudiaSilvaFerreira

Nesse desenho, Cláudia é Iansã. Porque no fim das contas, é assim que ela tem que ser lembrada, como Guerreira. Como a força de tantas e tantas pessoas, de tantas mulheres, de quem o mundo parece ter esquecido.

4) TAILOR

Sem título-1

3) CONFEITARIA (criação de Fabiane Secches + Thiago Thomé)

claudia01 (1)

claudia02

claudia03

A gente gostaria de contribuir, ainda que de uma maneira simbólica e muito pequena, para que a Cláudia fosse enxergada e tratada como uma mulher. Como um ser humano. Com respeito. Não como uma coisa, para ser atingida num tiroteio e colocada em um porta-malas, do qual ela ficou dependurada e foi arrastada por 250m.

Embora a gente defenda que seja muito importante que a mídia divulgue essas imagens cruéis e violentas — a gravidade do crime não permite eufemismos, também gostaríamos que, ao menos aqui, neste espaço desta homenagem, Claudia fosse lembrada como a mulher que foi, e tratada com a humanidade que merecia. Gostaríamos que seus filhos se lembrassem sempre de que merecem nada menos do que este tratamento: o de seres humanos. Para isso, nossa inspiração foi o depoimento do seu marido em uma entrevista, que dizia: “Extrovertida, guerreira para caramba, determinada no que queria”.

2) ALINE VALEK

Claudia

Fiz algo bem simples, na verdade. Queria fazer algo que representasse a humanidade que não viram e continuam não vendo nela.

1) ANNA MANCINI

claudia_olga_1

Leia Também:

2 comentários para "Cem vezes Cláudia"

  1. STELLA OSWALDO CRUZ PENIDO disse:

    uma bonita e afetuosa homenagem
    um pouco de cor luz e carinho
    nada substitui
    sou solidária a essa dor
    Claudia
    paz
    serenidade
    amor

  2. renato disse:

    Eu acho que a policia tem duas coais a fazer: expulsar os assassinos da corporação e bancar o sustento e educação das 4 crianças até a maioridade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *