Outras Palavras lança coluna sobre Saúde Pública

130926-expedicionários da saúde

.

Médica e “apaixonada pelo SUS”, Lilian Terra escreverá sobre avanços, limites e desafios do sistema. Sua colaboração reforça projeto de resgatar jornalismo de profundidade

Leia também: O tiro no pé das entidades médicas

Em 19 de julho, Outras Palavras publicou um texto incomum sobre o programa Mais Médicos. Em meio a uma espécie de guerra de torcidas, entre grupos contrários e favoráveis ao programa, nossa colaboradora Lilian Terra propôs uma visão mais refinada. Ela defendeu a contratação de profissionais nascidos em outras partes do mundo, nos casos em que médicos brasileiros não postulassem trabalho em localidades remotas. Mas lembrou que tal medida seria de fôlego curto.

O melhor, frisou seria criar uma carreira nacional para médicos do SUS. Jovens recém-formados seriam estimulados a trabalhar nos rincões do país, se soubessem que, após alguns anos, teriam a opção de se transferir para centros maiores. O Brasil pode dar tal passo. Só não o faz porque a Saúde Pública não recebe os recursos de que necessita. Em parte, porque o Estado brasileiro continua a subsidiar… os planos privados de saúde.

Pouco mais de dois meses depois, Lilian inaugura uma nova coluna em nosso site. No primeiro texto, descreve e debate a atitude estranha das entidades médicas diante do programa do governo. Médica e “apaixonada pelo SUS”, como se declara, ela é também uma estudiosa atenta do sistema de saúde brasileiro. Informa-se, busca dados, interpreta-os.

Sua nova coluna é parte de uma aposta de Outras Palavras. Estamos convencidos de que é possível resgatar o jornalismo, na época de declínio dos jornais. Este resgante não será privilégio dos jornalistas. Pessoas dedicadas a examinar em profundidade temas relevantes – relacionados ou não a suas profissões – podem criar redes de informação recíproca.

Outras Palavras procura ser um ponto a mais para que estas pessoas se encontrem, relatem fatos e tendências, compartilhem pontos de vista, dialoguem sobre eles. Nossa rede de colaboradores já reúne mais de 200 pessoas Será ótimo se, além de ampliar este elenco, Lilian estimular mais gente a fazê-lo.

Leia Também:

Um comentario para "Outras Palavras lança coluna sobre Saúde Pública"

  1. Pelevisk Murá disse:

    Vamos partir da premissa de que, se o Estado tem obrigações para com alguns cidadãos, estes também as tem para com o Estado. O Estado cria e mantem a altos custo uma universidade federal. Aqueles que se valem dela, gratuitamente, por 5, 6, 7 anos, deveriam passar a ter uma dívida social com a sociedade. Nem digo reembolsar financeiramente, após o diploma, mas, sim, retornar à sociedade do país os benefícios dos ensinamentos que lhes foram ministrados gratuitamente ao longos dos anos pela sociedade brasileira. Talvez, por um período equivalente àquele em que foi beneficiado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *