Urgente: PM pratica nova ação ilegal em SP; população resiste e relata

.

Jornalismo cidadão registra invasão de domicílio, violência desnecessária e ataque à liberdade de expressão. Mas também mostra que polícia já não age como quer

“Vocês estão errados! Vocês sabem que estão errados!”, grita um morador de São José dos Campos-SP a policiais que detêm de modo violento seu vizinho. As cenas foram gravadas ontem (17/10) e estão no YouTube. Os policiais praticaram ao menos três ilegalidades flagrantes: invasão de domicílio, uso desnecessário de violência e tentativa de impedir o registro dos fatos. É possível que outras arbitrariedades emerjam, quando as circunstâncias da ação forem esclarecidas.

Mas o vídeo testemunha outro fato destacado. Apesar da onda de violência policial que abalou São Paulo desde maio do ano passado (e que parece não ter sido completamente encerrada), a população começa a resistir e consegue, ao menos, reduzir a truculência da PM. As cenas mostram: os soldados estão armados; mas familiares da pessoa detida reagem e evitam, com suas vozes, uma brutalidade maior. O fato de saberem-se filmados intimida os policiais — a ponto de procurarem roubar o celular que registra os fatos.

O vídeo é sinal do que pode o jornalismo cidadão. O repórter, que se apresenta no YouTube como José Silva, está consciente de seu poder. Sua voz é clara e calma, apesar da tensão. Ele evita expor-se demais. Quando os policiais vão em sua direção, entra em casa, sobe para o andar de cima e registra as cenas de lá. Anota números de identificação das viaturas e placas. Procura enriquecer seu relato com grande quantidade de dados.

Em outras circunstâncias, talvez se produzisse uma chacina como a do início do ano, em São Paulo, quando sete pessoas foram assassinadas por PMs. O vídeo revela uma polícia despreparada e incivil — porém relativamente contida, graças à crescente resistência da população a seus desmandos. Vale acompanhar os desdobramentos deste novo caso.

 

Leia Também:

93 comentários para "Urgente: PM pratica nova ação ilegal em SP; população resiste e relata"

  1. lucas disse:

    Sociedade Hipócrita.

  2. Marcelo disse:

    Espero que vc nunca necessite desses “porcos fardados”, adjetivo utilizadopor vc, ilustre operador do direito e conhecedor de todas,as teorias policiais, o famoso policiologo de plantao, que tudo sabe!!! #ficaadica

  3. vc com revolver na mão e um bicho feroz!

  4. SE ELE ACABOU DE COMETER O CRIME PODE SIM A PODE ENTRAR E PRENDER O INDIVIDUO .

  5. ALEGAR QUE HOUVE INVASÃO DOMICILIAR É RIDÍCULO, PRINCIPALMENTE PELO FATO OCORRER DURANTE O DIA E ESTAR O FATO EM ANDAMENTO, O MOTIVO DA ABORDAGEM NÃO FOI DIVULGADO…
    HOUVE SIM ERRO DA PM ELES FORAM INEFICIENTES EM CONTER O INDIVIDUO E OS DEMAIS QUE TENTARAM IMPEDIR A AÇÃO POLICIAL, AGIRAM EM MENOR NUMERO, DEMORA EM SOLICITAR APOIO, ARMAS EM PUNHO SEM REAL NECESSIDADE DE UTILIZAÇÃO…
    E O INDIVIDUO QUE SE APRESENTA COMO JOSÉ SILVA, SE TEM TANTA CERTEZA QUE A AÇÃO FOI ERRADA PQ Ñ SE APRESENTOU COMO TESTEMUNHA DO OUTRO ???
    SE ELE É TÃO CORRETO E SEGUIDOR DA LEI E DA ORDEM, Ñ TEM NADA A TEMER !!!

  6. Willams Lima disse:

    O que eu vi nas filmagens foi o " Pobre vizinho cometendo " Dois Crimes, Resistência e Desobediência" Agora tem bastante gente defendendo o pobre coitado! Mas será que os PMs foram até a casa dele por coincidência? apenas passaram na rua e disseram é esse ai hj? Nós aprendemos com os mais velhos as seguinte frase: Me diga com quem tu andas que eu direi que tú és! Algumas pessoas estão defendendo o pobre vizinho sem saber o que ele fez! E se ele cometeu algum outro crime vc é capaz de colocar sua mão no fogo por ele???

  7. EU GOSTARIA QUE A POLÍCIA NÃO FOCE MAIS MILITAR, AÍ UMA SEMANA DE GREVA E O POVO IA IMPLORAR PELA POLÍCIA NOVAMENTE. EU AINDA SONHO COM ESSE DIA. AÍ VAMOS VER…

  8. VC SABE O QUE O SUSPEITO FEZ PARA DEFENDE LO? EU NÃO VÍ OS PMS BATENDO EM NINGUÉM NAS FILMAGENS.

  9. Herman Punk disse:

    aff, não chamaram apoio, se chega a força tática com escudo, bala de barracha e gáz pimenta, queria ver se algum vagabundo defenderia a legalidade ou a malandragem.

  10. A policia de um modo geral e totalmente despreparada, o que falta nesse país e a população e as autoridades trabalharem juntos, mas é fato que essas abordagem totalmente desorganizada que acaba colocando a vida do próprio policial em risco, pois analisando o vídeo eu notei pelo menos três situações que o irmão do cidadão que estava sendo detido poderia sacar a arma do policial e usar contra ele. Esse tipo de ação só deixa a população com medo da policia, não sei o que o cidadão fez para estar sendo detido, mas a conduta dos policiais não foi correta…

  11. belo discurso.. daria um bom filme.. seria mais bonito se fosse realidade.. se a polícia é tão ruim quanto você diz, não seria melhor um estado sem polícia? como eram os morros no RJ antes das ações pacificadoras.. e não sei aonde vc viu que a maioria das pessoas desaprova a polícia, só na sua cabeça.. até em favelas cariocas a maioria da população hoje é à favor das UPPs e da ação pacificadora porque podem finalmente viver com segurança.. reveja seu discurso, campeão, volte um pouco à realidade..

  12. David Lilian disse:

    CONCORDO PLENAMENTE SERGIO SAVIO.ALIÁS ESQUECERAM DE ACRESCENTAR O FATO DE QUE RESISTÊNCIA A PRISÃO E DIFICULTAR ABORDAGEM TAMBÉM É CRIME.OUTRO PONTO, SE O CARA NÃO DEVE NADA PARA POLICIA, ELE NÃO TERIA PORQUE TEMER IR ATÉ A DELEGACIA E TALVEZ DEPOIS PRESTAR ALGUM DEPOIMENTO OU SEI LÁ O QUE A POLICIA EXIGISSE DELE.AGORA COMO SERGIO SAVIO DISSE:ALGUÉM SABER DIZER O MOTIVO DA ABORDAGEM?PORQUE O CARA QUE FILMOU NÃO FALOU OU COMENTOU O MOTIVO DA ABORDAGEM?É FACIL CRITICAR AS AÇÕES DA PM, MAS NA HORA DO APERTO QUANDO UM BANDIDO METE O CANO NA CARA DO CIDADÃO, PARA QUEM ESTAS MESMAS PESSOAS QUE CRITICAM RECORREM?PARA QUEM ELAS LIGAM?EU ADMIRO ESTES HOMENS QUE SOBEM MORRO, METEM A CARA NAS FAVELAS PARA ACABAR COM O CRIME, DEIXAM SUAS FAMILIAS EM CASA SEM SABER SE VÃO VOLTAR, QUE DISPÕEM SUAS VIDAS PARA NOS PROTEGER EM TROCA DO SALÁRIO QUE GANHAM.EU PREFIRO VER A PM "TALVEZ" ERRANDO MAS TENTANDO FAZER A COISA CERTA DO QUE ERRANDO POR FAZER VISTA GROSSA OU NEGLIGENCIANDO.FICA A DICA PARA VOCÊS QUE CRITICAM A PM.PENSE ANTES DE APONTAR O DEDO PARA JULGAR.ESTAMOS AÍ SERGIO SAVIO!!

  13. e Silas, não havia " Três caras armados espancando um cara algemado sem oferecer resistência".. aliás, SEM OFERECER RESISTÊNCIA? tem certeza de que você sabe o que é resistência? e ainda um segundo senhor (aparentemente vizinho) tentando pular no meio dos policiais e empurrando um PM no meio da ação.. cara, na boa.. nada contra ti, nem te conheço mas presta atenção no que você posta, amigo.. concordo plenamente com a parte de ser desnecessário ir pra cima de quem estava filmando.. mas, policiais "espancando" um cidadão indefeso sem resistência, eu, honestamente mesmo, não vi..

  14. Vanessa, entendo seu lado mas vc acha sinceramente que tem como a policia saber quem é bandido e quem é honesto?? vc pode dizer "quem nos conhece sabe que meu marido sempre foi um homem trabalhador" mas a policia consegue adivinhar isso? os policiais conheciam vocês?? e outra, o fato de ser trabalhador não torna uma pessoa automaticamente honesta e isenta de cometer crimes.. tem que se averiguar, viu que ele era inocente, foi liberado.. agora, se vcs querem que a policia aja com carinho, ai parece que vcs não sabem como o mundo gira.. me desculpe mas o dia em que for possível identificar um criminoso só de olhar pra ele, não vai ser necessário polícia né..

  15. "Essa abordagem está tudo errado, pelo que entendi, os policiais não tinha mandato, então não poderiam invadir a casa do cara para prende-lo. "
    errado.. primeiro que pra delito em flagrante não é necessário mandato para a prisão.. segundo desobedecer ordem de agente policial é crime (art. 329).. se você receber ordem de parada para ser revistado/averiguado vc é obrigado por lei a parar e deixar a revista acontecer.. conforme o video, cidadão pilotando moto sem capacete.. nem é tão grave assim pra justificar a forma como os policiais o abordaram.. porém o cidadão desobedeceu a ordem de parada, correu pra casa e tentou se "esconder", digamos assim, lá.. flagrante de delito leve, contravenção, mas ainda é contra a lei.. o fato da "violência" (que nem foi tão injustificada ou dramática como alguns aqui querem fazer parecer) é porque a todo momento o cidadão reagiu às ORDENS dos policiais e tentou reagir à prisão também.. crime leve, crime pesado, crime é crime.. não reaja, vá para a DP, converse com o delegado e ele é quem vai decidir o caso.. agora, o camarada reage, o outro tenta entrar no meio da abordagem e empurrar um policial no meio da ação.. cara, policial no meio de uma ação dessas pra apreender um cara, vc pula no meio pra empurrar o um policial, quer ser tratado com abraço e aperto de mão? é lei cara, obedece à palavra do policial, fica quieto, conversa com ele.. podia não ter nem acontecido nada com ele, mas os dois que foram levados preferiram ser valentões e enfrentar a polícia.. dá nisso..

  16. Alex de Lima disse:

    ipocrita Caue Freitas sao as pessoas que não conhecem a lei…talves como vc….não sabe que os politicos que vc vota tem imunidades…então faça um abaixo assinado e peça para serem julgados em juizados comum…como os policiais são…saiba em quem votar….kkkk….mas até os bandidoes….bandidinhos…kkkkk são presos….mas a midia não mostra isso naum da ibope…o q da ibope é desgraça….

  17. *Mandato é uma palavra usada para definir o espaço de tempo público ou
    privado que um ocupante, nomeado ou não!
    * No video nao mostra nenhuma ''Invasão, mostra um portão aberto''…
    * Mostra policiais detendo um individuo e pessoas atrapalhando o trabalho dos policiais e, o escalonamento do uso da força ( previsto em lei )…
    *E como nao houve invasão não é preciso do MANDADO JUDICIAL …..

  18. Vanessa Adriano Rodrigues disse:

    A 1 mes atraz passamos por uma covardia dessa, a PM envadiu minha casa na brutalidade nao respeitando meu filho de colo e simplismente foi avançando n meu marido como se ele fosse um bandido querendo que ele falasse o que nao tinha feito, quem nos conhece sabem q meu marido sempre foi um Homem trabalhador o Capitao na maior grosseria jogou ele dentro da viatura e eles nao falava o motivo de td q estava acontecendo fomos parar na dig e só chegando fomos saber que estava sendo acusado de homicidio , mas a vitima na hora viu marido disse nao ele, nossa só Deus e as pessoas q estava comigo naquele dia sabe o que passamos né Valquiria Rodrigues Moreira Rodrigues foi uma tremenda de uma humilhação mas depois olhei pra cara do capitão e disse VC ESTA VENDO MEU MARIDO É INOCENTE ELE É TRABALHADOR NÓS SOMOS DE UMA FAMILIA HONESTA E AGORA O TRAUMA QUE MEU FILHO DE 3 ANOS VAI FICAR SENDO QUE ELE ESTAVA NO MEU COLO QUANDO VC ENVADIU MINHA CASA QUERENDO OBRIGAR MEU MARIDO FALAR COISAS Q NÃO TINHA FEITO, gente sei q nao é tds da PM que agem dessa forma mas olhem tem muitos que nao tem preparação nenhuma tanto que o DELEGADO DA DIG FALOU ASSIM PRA GENTE ESSE É SERVIÇO PORCO Q A PM FAZ.Vendo esse video senti vontade de desabafar….

  19. Corcel Negro disse:

    Cauê Freitas : não justifica. voce esta falando do cidadão ou só da policia ? ou de ambos. eu não sei o real motivo de tudo isto. a filmagem não mostra o inicio de tudo isto. se o cidadão fizer a parte dele quando for parado por um policial, seja ele qual for, civil,militar, policial federal, ou gcm, respeite o trabalho policial. o cidadão que não respeita a policia, tambem não merece ser respeitado, merece porrete.

  20. Corcel Negro disse:

    o real motivo da abordagem policial, não esta explicada pelo safado que gravou o video, que esta tentando denegrir a imagem de uma instituição e manchar a honra destes profissionais de policia. quem não deve não teme e não ha por que resistir a uma abordagem policial. art 144 da constituição federal e 244 da constituição federal. o povo resiste a policia e tolera os politicos corruptos deste país, não merece que policiais sacrifiquem suas vidas em favor desta sociedade hipócrita que defende bandidos. a filmagem deste safado, como muitas outras, nao mostram o que deu inicio a tudo isto. para quem não gosta da policia, a gravação esta perfeita, pois ela só mostra o lado do cidadão, e não a realidade dos fatos.

  21. Lucas Bertoldo disse:

    Tira a Policia da rua entao e ve o que acontece… criticam tanto com ela ai, agora experimentem viver sem ela, vamos ver no que dá.
    A policia está abandonada, o problema está mais em cima pessoal…. não adianta culpar o pedreiro se o tijolo podre não é ele quem traz/faz….
    A culpa é da sociedade brasileira, seus princípios e costumes… e isso é uma critica a todos nós, questão cultural, infelizmente.

  22. Carece saber se o policial não estava amparado na segunda parte do inciso onze do artigo quinto da Constituição. Caso o policial esteja se enquadrado no citado preceito de lei acima mencionado, a ação se torna legal e perfeita. Assim diz a lei máxima.

  23. Beto Silva disse:

    uma coisa não justifica a outra, quem tem acesso aos flagrantes de político roubando? só quem ta dentro, e o povo tá lá?
    toda e qualquer ação irregular da polícia deve ser combatida sim, da forma que for possível, esse cidadão que estava filmando pôs sua vida em risco ao ter coragem pra filmar, a polícia é podre, todos nós sabemos, e aínda lemos um comentário ridículo como esse que você escreveu, quer quer ser reprimido pela polícia? existe alguém que gosta? você deve ser morador de algum bairro nobre, onde a polía te "proteje" na periferia é bem diferente!

  24. Jacob Garraway disse:

    Todos,
    A policia exagera, não é de hoje, não sejam ingênuos, não tenham medo! É a pura verdade, não é de hoje, a policia exagera, não faz um bom trabalho, por falar em politico, eles também são ruins, tão ruins, que eles são as pessoas que põe outras pessoas despreparadas, sem perspectiva alguma de uma boa feitura de seu trabalho.
    Quem gosta de falar de bandido, deve saber bem o que é bandido, sim? sendo assim, podemos dizer que a população tem mais pessoas boas que bandidos? ou não?
    A policia, pra que seja feito um exemplo simples, é como se fosse e é um grupo de amadores, fazendo um serviço que deve ser além do profissional, deve ser culto! Nenhum desses senhores têm o minimo de consciência do que é trabalhar sem impor ordens, impor força, ora, estamos num país, num mundo onde a excelência ou as boas formações, pessoais, acadêmicas, espirituais são mais que meras exigências, são sim, algo a pra ser levado a serio e com carinho, porque essas pessoas aí, que estão representando elas mesmas somente, nesses cargos e profissões de falsos ditos de preocupação para com os demais, onde o que impera é a truculência, a falta de diálogo, o sistema burocrático de cores…isso, vai falar que nunca pediram pra você reconhecer cores, seja numa casa lotérica, banco ou na internet quando foi preencher a sua ficha para a vaga de trabalho? pois então, estamos reduzidos a cores, porque é assim, que a maioria das pessoas que têm esse ilusório poder, nos trata.
    Enfim, sou mais um na cidade, no estado, no país, não sou nenhum gênio pra saber que o sistema é fraco e estupido. Tenho a total noção de que a maioria das pessoas, desaprova a ação da policia, a maioria das pessoas desaprova a mentira, que essas sim, faz muito parte do trabalho policial, desde a ditadura, até um pouco antes eles mentem, no entanto, convencem muita gente, que infelizmente, fica a mercê dessa ditadura da falsa informação, de que por exemplo a nossa cidade é muito perigosa… os perigos da nossa cidade, não são diferentes de perigos existentes em qualquer parte do mundo. A questão é que, quão mais falarmos de perigos, mais lermos sobre perigos, mais ouvirmos e assistirmos sobre perigos, pensaremos em muitos perigos, mesmo! mas, a verdade é que a maior parte da população, não vive ao redor "desses perigos", nem mesmo a policia, mas como está tudo tão viciado, os novos policiais têm a lavagem cerebral feita logo nas acadêmias de onde eles saem para exercer a "nobre" profissão.
    Não se enganem.

  25. Jacob Garraway disse:

    Todos,
    A policia exagera, não é de hoje, não sejam ingênuos, não tenham medo! É a pura verdade, não é de hoje, a policia exagera, não faz um bom trabalho, por falar em politico, eles também são ruins, tão ruins, que eles são as pessoas que põe outras pessoas despreparadas, sem perspectiva alguma de uma boa feitura de seu trabalho.
    Quem gosta de falar de bandido, deve saber bem o que é bandido, sim? sendo assim, podemos dizer que a população tem mais pessoas boas que bandidos? ou não?
    A policia, pra que seja feito um exemplo simples, é como se fosse e é um grupo de amadores, fazendo um serviço que deve ser além do profissional, deve ser culto! Nenhum desses senhores têm o minimo de consciência do que é trabalhar sem impor ordens, impor força, ora, estamos num país, num mundo onde a excelência ou as boas formações, pessoais, acadêmicas, espirituais são mais que meras exigências, são sim, algo a pra ser levado a serio e com carinho, porque essas pessoas aí, que estão representando elas mesmas somente, nesses cargos e profissões de falsos ditos de preocupação para com os demais, onde o que impera é a truculência, a falta de diálogo, o sistema burocrático de cores…isso, vai falar que nunca pediram pra você reconhecer cores, seja numa casa lotérica, banco ou na internet quando foi preencher a sua ficha para a vaga de trabalho? pois então, estamos reduzidos a cores, porque é assim, que a maioria das pessoas que têm esse ilusório poder, nos trata.
    Enfim, sou mais um na cidade, no estado, no país, não sou nenhum gênio pra saber que o sistema é fraco e estupido. Tenho a total noção de que a maioria das pessoas, desaprova a ação da policia, a maioria das pessoas desaprova a mentira, que essas sim, faz muito parte do trabalho policial, desde a ditadura, até um pouco antes eles mentem, no entanto, convencem muita gente, que infelizmente, fica a mercê dessa ditadura da falsa informação, de que por exemplo a nossa cidade é muito perigosa… os perigos da nossa cidade, não são diferentes de perigos existentes em qualquer parte do mundo. A questão é que, quão mais falarmos de perigos, mais lermos sobre perigos, mais ouvirmos e assistirmos sobre perigos, pensaremos em muitos perigos, mesmo! mas, a verdade é que a maior parte da população, não vive ao redor "desses perigos", nem mesmo a policia, mas como está tudo tão viciado, os novos policiais têm a lavagem cerebral feita logo nas acadêmias de onde eles saem para exercer a "nobre" profissão.
    Não se enganem.

  26. Jacob Garraway disse:

    Todos,
    A policia exagera, não é de hoje, não sejam ingênuos, não tenham medo! É a pura verdade, não é de hoje, a policia exagera, não faz um bom trabalho, por falar em politico, eles também são ruins, tão ruins, que eles são as pessoas que põe outras pessoas despreparadas, sem perspectiva alguma de uma boa feitura de seu trabalho.
    Quem gosta de falar de bandido, deve saber bem o que é bandido, sim? sendo assim, podemos dizer que a população tem mais pessoas boas que bandidos? ou não?
    A policia, pra que seja feito um exemplo simples, é como se fosse e é um grupo de amadores, fazendo um serviço que deve ser além do profissional, deve ser culto! Nenhum desses senhores têm o minimo de consciência do que é trabalhar sem impor ordens, impor força, ora, estamos num país, num mundo onde a excelência ou as boas formações, pessoais, acadêmicas, espirituais são mais que meras exigências, são sim, algo a pra ser levado a serio e com carinho, porque essas pessoas aí, que estão representando elas mesmas somente, nesses cargos e profissões de falsos ditos de preocupação para com os demais, onde o que impera é a truculência, a falta de diálogo, o sistema burocrático de cores…isso, vai falar que nunca pediram pra você reconhecer cores, seja numa casa lotérica, banco ou na internet quando foi preencher a sua ficha para a vaga de trabalho? pois então, estamos reduzidos a cores, porque é assim, que a maioria das pessoas que têm esse ilusório poder, nos trata.
    Enfim, sou mais um na cidade, no estado, no país, não sou nenhum gênio pra saber que o sistema é fraco e estupido. Tenho a total noção de que a maioria das pessoas, desaprova a ação da policia, a maioria das pessoas desaprova a mentira, que essas sim, faz muito parte do trabalho policial, desde a ditadura, até um pouco antes eles mentem, no entanto, convencem muita gente, que infelizmente, fica a mercê dessa ditadura da falsa informação, de que por exemplo a nossa cidade é muito perigosa… os perigos da nossa cidade, não são diferentes de perigos existentes em qualquer parte do mundo. A questão é que, quão mais falarmos de perigos, mais lermos sobre perigos, mais ouvirmos e assistirmos sobre perigos, pensaremos em muitos perigos, mesmo! mas, a verdade é que a maior parte da população, não vive ao redor "desses perigos", nem mesmo a policia, mas como está tudo tão viciado, os novos policiais têm a lavagem cerebral feita logo nas acadêmias de onde eles saem para exercer a "nobre" profissão.
    Não se enganem.

  27. Jacob Garraway disse:

    Todos,
    A policia exagera, não é de hoje, não sejam ingênuos, não tenham medo! É a pura verdade, não é de hoje, a policia exagera, não faz um bom trabalho, por falar em politico, eles também são ruins, tão ruins, que eles são as pessoas que põe outras pessoas despreparadas, sem perspectiva alguma de uma boa feitura de seu trabalho.
    Quem gosta de falar de bandido, deve saber bem o que é bandido, sim? sendo assim, podemos dizer que a população tem mais pessoas boas que bandidos? ou não?
    A policia, pra que seja feito um exemplo simples, é como se fosse e é um grupo de amadores, fazendo um serviço que deve ser além do profissional, deve ser culto! Nenhum desses senhores têm o minimo de consciência do que é trabalhar sem impor ordens, impor força, ora, estamos num país, num mundo onde a excelência ou as boas formações, pessoais, acadêmicas, espirituais são mais que meras exigências, são sim, algo a pra ser levado a serio e com carinho, porque essas pessoas aí, que estão representando elas mesmas somente, nesses cargos e profissões de falsos ditos de preocupação para com os demais, onde o que impera é a truculência, a falta de diálogo, o sistema burocrático de cores…isso, vai falar que nunca pediram pra você reconhecer cores, seja numa casa lotérica, banco ou na internet quando foi preencher a sua ficha para a vaga de trabalho? pois então, estamos reduzidos a cores, porque é assim, que a maioria das pessoas que têm esse ilusório poder, nos trata.
    Enfim, sou mais um na cidade, no estado, no país, não sou nenhum gênio pra saber que o sistema é fraco e estupido. Tenho a total noção de que a maioria das pessoas, desaprova a ação da policia, a maioria das pessoas desaprova a mentira, que essas sim, faz muito parte do trabalho policial, desde a ditadura, até um pouco antes eles mentem, no entanto, convencem muita gente, que infelizmente, fica a mercê dessa ditadura da falsa informação, de que por exemplo a nossa cidade é muito perigosa… os perigos da nossa cidade, não são diferentes de perigos existentes em qualquer parte do mundo. A questão é que, quão mais falarmos de perigos, mais lermos sobre perigos, mais ouvirmos e assistirmos sobre perigos, pensaremos em muitos perigos, mesmo! mas, a verdade é que a maior parte da população, não vive ao redor "desses perigos", nem mesmo a policia, mas como está tudo tão viciado, os novos policiais têm a lavagem cerebral feita logo nas acadêmias de onde eles saem para exercer a "nobre" profissão.
    Não se enganem.

  28. Jonatas Costa disse:

    Só queria saber onde esta todo treinamento que eles recebem para uma situação dessa, eu pago imposto para ter direito a segurança, mas essa segurança? Só estou focando no despreparo.

  29. João Novaes disse:

    Não. Eles poderiam simplesmente explicar à população o motivo da detenção. É um direito do cidadão gravar a ação policial. Se não tivessem impedido a filmagem partindo pra cima de civis que nada tinham a ver com a história não haveria problema algum. Mostrou despreparo e descontrole.

  30. Winnie Barros Braga disse:

    Policia não é peão é cão de guarda do patrão !!! eles não estão a nosso serviço e sim da burguesia……

  31. Rodrigo Fazzio disse:

    Sergio me desculpe mais você falar que a policia do brasil é uma policia menos corrupta q os politicos me desculpe vc nao quer abrir os olhos , o que mais tem é corrupção e policia mal treinado nesse pais . Eu ja fui abordando fuma um cigarro de maconha e tomei tapas e ponta pés ! Só nao foi divulgado pq nao gravaram a policia do brasil é ridicula .

  32. Carlos Mendonça Del Santo disse:

    Vagabundo tem que apanhar mesmo!

  33. Bruno Rosa disse:

    Ô seu anima!l de tetas, a polícia vai prende o chefe como?! volta pra escola monte de merda. A população tem que se mobilizar referente a política não o sistema seu ignorante.

  34. Kleber Lauriano Lauriano disse:

    O que eu vi, desacato a autoridade e resistência a prisão nada mais. Falam muito mas quando querem proteção vcs chamam quem mesmo? A Polícia!

  35. Décio Meira disse:

    Então político safado justifica policial safado? Caro Sérgio, sua lógica é muito equivocada.

  36. Joao Bmx disse:

    kkkkkkk se voce toma uns tapa na orelha vai chama quem ?

  37. casos do gênero denunciem a corregedoria da pm
    Rua Alfredo Maia, 58 – Bairro da Luz
    São Paulo – SP – Brasil – CEP 01106-010
    Telefone (PABX): (0xx11) 3322-0190
    E-mail: [email protected]

  38. Mauro Freire disse:

    como diz manu brow….

  39. Mauro Freire disse:

    quem confia nessa raça…..

  40. se nossos governantes não tomarem providencias voltaremos aos tempos da ditadura militar que ja esta em vigor porem sem porem agindo de forma sorrateira a policia militar faz o que quer com quem quer sem medo de punições não sem o codigo penal e sim as leis e normas que eles empoem esse não é o primeiro nem o ultimo caso de abuso da policia militar quem nunca viu isso acontecer? porem isso não vai mudar tão cedo

  41. Tiago Yaakov Blumenfeld Sarafian disse:

    Policial civil ou militar que age ao arrepio da lei é pior que bandido… Tem que filmar sim e levar para a imprensa. Cadeia para os políticos corruptos, mas também para policiais militares que desonram a farda que usam.

  42. Tiago Yaakov Blumenfeld Sarafian disse:

    http://youtu.be/a9j4cwYJh20

  43. Marco Abreu disse:

    Esse não vai passar o programa "Polícia 24h" da band.

  44. Mas quando um policial não quer a filmagem e tem a capacidade de tomar o aparelho que filmou de alguém, é porque não está fazendo seu trabalho corretamente. Pois nós já vimos filmagens de policiais que fizeram a coisa certa e foram até condecorados, ai pode filmar? Não sei se as pessoas abordadas são criminosos, mas se não havia um mandado, policial nenhum tinha que invadir a casa dele. Se a lei exige o mandado, que tenha o mandado. Se tinham ali, ótimo, se não, está errado. Mas ameaçar os vizinhos? Ai não me venham com essa, se o policial fazer o trabalho dele corretamente, não tem o que temer!

  45. Se o policial foi tomar o celular das pessoas que filmavam certeza que tinha algo errado… Quando uma pessoa está certa ela quer mais que filme mesmo!

  46. Hipocrisia do tamanho do infinito você ta querendo argumentar e ou afirmar que dependendo do início do vídeo justifica tanta arbitrariedade, sinto pena de você apenas isso, nada justifica a violência, questiona porque não se filma traficante, pois bem eu respondo e questiono porque não se prende político e magnata?

  47. Daniel Miranda disse:

    O que não falta é filmagem de politico roubando…assim como policial safado e ladrão!!! Pq a policia não prende os políticos que esconderam dinheiro na cuéca!!!
    Um erro não justifica o outro!!! Vai perder a farda….

  48. Leandro Costa disse:

    Entao todos os moradores que estao ali olhando sao bandidos?… pq pelo o que deu pra ver, todos os moradores e vizinhos nao estavam gostando nenhum pouco da ação desses FDP fardados.

  49. Vinicius Baader disse:

    Odeio gente ignorante. É uma vergonhoso ver que existem babacas como você apoiando atitudes covardes desses vermes.

  50. Vinicius Baader disse:

    Nem sei mais quem é polícia e quem é ladrão.

  51. Porque não filmam os políticos roubando ?

  52. Que as pessoas compatilhem e não tenham medo de filmar, porque é mais ou menos oque acontece todo dia em cada canto do mundo !

  53. Branko Nowackz disse:

    Bem, o que eu vejo, pra variar, é uma filmagem que "não começa do começo", filmagem de situação já em andamento. Apesar de todos as ilegalidades apontadas na ação, vejo gente se aproveitando da filmagens pra causar transtorno numa situação que não pediria tanto.

  54. Silas Mendes-Barboza disse:

    Então Rodrigo Régio, talvez não tenha nada de errado mesmo. Três caras armados espancando um cara algemado sem oferecer resistência. E quase sobra pra quem filmou. O que não entendo, afinal, não há nada de errado.

  55. Leonardo Silva Concordo que eles não poderiam tomar o celular daqueles que estão registrando a situação. No entanto, sabendo que a idéia ali era justamente essa que vemos nessa página (e nesse vídeo), que é fazer um registro parcial da situação e fazer um julgamento superficial do caso baseado nesse esterótipo de polícia truculenta que algumas pessoas insistem em fazer, e acabam prejudicando o trabalho da polícia, será que não seria compreensível a atitude do policial?

  56. Daniel Coelho disse:

    UM SALVE A HIPOCRISIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA, PRIMEIRO, CADE O MANDATO? NO DIA QUE VC LEVAR UMAS PORRADAS DE UM POLICIAL ( SE É QUE VC NÃO É UM ) VC VAI PARAR DE DEFENDER ESSES PORCOS FARDADOS, COM CERTEZA NADA JUSTIFICA ISSO …

  57. Breno Baére como diz a lei, havendo flagrante a polícia pode sim entrar na casa.

  58. CF/88, em su art. 5, XI. Alude tal dispositivo: "a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desatre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial".

  59. um cara sendo algemando pelo qual não sabemos o motivo e outros tentando não deixar acha mesmo que a policia esta tão errada ?

  60. mas vem ca me explica o que tem de tão errado no video

  61. Vou contratar o Guilherme como professor de lógica irracional.

  62. Nem tomar celular à força.

  63. Não entendi, vocês conhecem os caras ou tão concluindo, com essa ironia toda, só por que eram negros?

  64. Cara, não é por nada, mas um dos policiais está dando uma chave de braço no cara que está sendo detido. E sabemos que tem muito policial que aborda um cara simplesmente por ele ser negro. Não sei se o caso foi só isso. Admito que realmente, o vídeo é sem crédito nenhum, o que é normal, porque ninguém espera filmar um crime ou uma ação policial, mas vamos concordar que, se 2 caras seguram cada um, um braço seu, independente da sua força ou tentativa de escapar, é desnecessário a chave de braço de uma terceira pessoa. Agora, não vou falar que é um cara de bem ou não, porque, eu disse, ninguém espera filmar isso, e o vídeo realmente está incompleto.

  65. Se a polícia estivesse agindo legalmente não teria motivo para caçar os celulares, pelo contrário, usaria as imagens, caso fosse necessário, para justificar a ação e ponto final.

  66. Quer justificar a abordagem truculenta querendo saber o motivo? Não importa o motivo, o problema é a ação indevida.Os "homens de bem" (brancos da classe média, que as vezes subornam um guarda quando não pagam o IPVA, ou sonegam um pouquinho no IR) acham que todo negro algemado pela polícia é bandido e vagabundo. Serjão, do jeito que vc pensa certamente concordou com a ação da polícia no Pinheirinho.

  67. Quando acontecer algo com esse cara quero ver.quem ele vai.chamar se e a polícia ou o vizinho dele

  68. William De Almeida disse:

    estou com o "Sérgio Savio" parabens .. bem dito …
    Sim Marcos Lima, o Sr esta delirando sim
    e o Sr Caue Freitas,, nem vou comentar nada,, aff , não esperava isso do Sr…
    Qual motivo da abordagem? Alguem sabe dizer?
    Alias.. sacar a camera e filmar os PM's fazendo coisa errada todos são machos, porque nao filmam os politicos roubando? pq tem muita gente que sabe e ve isso… Pq nao filma os traficantes passando a maconha e cocaina nas casas ao lado? pq tem MUITA gente ai que reclama da policia mais sabe muito bem quem passa droga na vizinhança? Vcs não querem ser reprimidos pela PM, mais quanto aos politicos e aos bandidos ninguem protesta ou vai as ruas lutar contra.
    Por isso que esse Pais esta um CAOS, pq a População so pensa no proprio rabo e não faz oque tem que fazer, so sabe criticar só a policia que sabem que nao podem reagir e só escutar.
    Vamos começar a ser menos hipócritas e começar a lutar por um Pais melhor, não basta somenbte criticar e gravar os PM's fazendo coisa errada, vamos filmar tudo..

  69. Breno Baére disse:

    sem mandato a polícia não pode entrar, começa por aí, amigão.

  70. tadinho, tudo moço de família … =[

  71. tadinho, tudo moço de família … =[

  72. Alê Martins disse:

    Na hora que o povo se armar e enfrentar as forças governamentais de igual pra igual, aí teremos uma revolução .. caso contrário, apanheremos na cara e ficaremos calados, sempre .

  73. Jornalismo super imparcial, mostra a ação da polícia, e não diz porque ela está agindo daquela maneira. É a mesma abordagem que os advogados porta de prisão: pegam um aspecto do crime e tentam humanizar o criminoso perante o juri popular. Ingênuo é quem vê um negócio desse e vai na onda.

  74. Alisson Vinicius disse:

    Sergio você no minimo é policia… porque não queriam que filmassem, hein?!

  75. Silas Mendes-Barboza disse:

    Tão previsível… O hipócrita aqui é você, meu amigo, que defende a polícia com unhas e dentes como se fosse uma entidade divina que nunca erra. Não é porque algumas pessoas saem impunes de seus atos que a polícia automaticamente ganha a premissa de fazer tudo o que quer. De punir e julgar, de ignorar a justiça. Policial não é juiz, e nem tem capacidade para ser um, policial bom é aquele que cumpre sua função, respeitando a dignidade de cada ser humano. Eles são pagos para nos defender, não para agir feito criminosos. Então devemos sim fiscalizar suas atitudes. Qual o problema em filmar a abordagem policial? Usando um chavão dos defensores dos bandidos fardados: Quem não deve, não teme, oras.
    Vale lembrar que, há não muito tempo, mais de 20 membros da PM foram filmados executando covardemente um servente de pedreiro. A PM de Campinas emitiu um documento claramente orientando a abordar somente pardos e negros. A ROTA está sendo investigada por participação nos roubos de caixas eletrônicos e tráfico de drogas. Eu não sei qual a parte de "defender a sociedade" que esses policiais não entenderam.
    Como disse o Lucas, para de assistir o Datena cara, os PMs não são anjinhos tocadores de harpa incorruptíveis. Apenas lide com isso.

  76. Paulo Afonso C Silva disse:

    Seu argumento é tão bom que me deu câncer cara.

  77. Paulo Afonso C Silva disse:

    Então me responda só essa pergunta meu amigo: e a liberdade de expressão dos cidadões que filmavam os atos? Eles mereciam apanhar?

  78. mas ve bem o video.. ele não mostra o começo… no caso eles pode até estar despreparados mas eles tem que se defender tbm.. temos que ver a real historia antes de só criticarmos a policia… pode até mesmo faltar preparo em muitos policiais. mas a sociedade te que para de ficar taxando a policia como sempre errada pq é isso que a bandidagem quer a população contra a policia….

  79. Lucas Garcia disse:

    ixi fica de boa maluco sabe nem do que tá falando… A policia invade a sua casa,se reclamar leva a porrada… Isso não é nem 1/10 da ação da PM !! se tem que prender o cidadão por qualquer motivo faça do jeito certo!!! Esse video só mostra o despreparo da Policia Militar… Como que um policial perde o controle da situação desse jeito ?? Quantas outras tantas atrocidades que a PM faz que não são filmadas nem divulgadas…
    Abre o olho rapaz!!!!!!! Para de asssitir o cidade alerta e o datena e vai ver a realidade antes de falar merda!

  80. Cauê Freitas disse:

    será que td isso justifica?? a polícia é despreparada para proteger uma população que só se ferra nesse país… e quem paga o salario desses covardes?? isso é covardia mermão… vc acha o que? pegar nego descalço e desarmado é facil tb né não!!! pq vcs defençores dessas atitudes tb não pegam politicos… todos sabemos que a policia que vcs defendem também defendem politicos… Sergio vc é ipocrita!!!!

  81. "josé Silva 1 hora atrás
    O que ele fez de errado? Ele foi num comercio comprar fralda pra filha, de moto e sem capacete.
    A polícia não o parou e perseguiu.
    Ele já estava dentro de sua casa quando a polícia entrou e retirou o veículo de dentro.
    A moto está com a documentação em dia, os policiais não tinham mandato para retirar um veículo de dentro da residencia.
    No máximo eles podiam aplicar uma multa por não uso do capacete. (isso se tivesse parado na via) mas não aconteceu." Resposta do dono do vídeo à sua pergunta, e lembro ao senhor que todos são inocentes até que se prove o contrário. O ônus da prova parece revertido pra você: bandido até que se prove inocente. E @evandro prado compra sua ideia: quem se 'indigna' é também bandido. Pensemos um pouco, que tal?
    nuss…ver um político roubando é tão facil quanto filmar a policia abusando da autoridade? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk fmz!! Primeiro que ninguém pode 'invadir a privacidade' de um político como você acha certo a polícia fazer no vídeo acima, nem fazer quebra de sigilo bancário, nem telefônico, só rola com camera escondida de um outro político ENVOLVIDO (normalmente é assim, ou denúncia interna que gere investigação, sim, também acho ridículo). Então baxa a bola ae pra falar besteira.
    Se traficante fosse o problema, a legalização seria a solução. Infelizmente o problema é a desigualdade social. Se voce é como tantos que ainda duvidam disso, devia ler mais sobre o assunto com a cabeça aberta (http://blog.daniduc.net/2009/09/14/da-relacao-direta-entre-ter-de-limpar-seu-banheiro-voce-mesmo-e-poder-abrir-sem-medo-um-mac-book-no-onibus/). Esse texto deixa beeeeem evidente coisas da cultura brasileira que muitos praticam sem se importar e depois reclamam da violência do país, digno de um 'Almeidinha reacionário'.
    A polícia reprimindo a população civil, batendo nela, jogando os bens da pessoa no chão, roubando celular, enfim, abusando da autoridade outorgada, parece ser normal pra voce, apenas 'a serviço da lei', sendo que de legal mesmo não tem quase nada no vídeo. E quando o cidadão comum divulga a repressão que sofre, você diz que só está pensando no próprio rabo! hahahaha, que piada.
    Lutar contra a 'corrupcao' nas ruas, é que nem sair com plaquinhas 'salvem as baleias', sabe qual o efeito ? nulo. O que se tem que fazer, aí sim, concordo com você, é criticar não somente a polícia (que não é nem um pouco errado criticar) e o futebol, e também a política e principalmente, o gasto do seu dinheiro. Mas comparando o numero de visualizações do video abaixo e desse, parece que isso está mesmo longe de acontecer.
    http://www.youtube.com/watch?v=nDhS2kOR3n4
    Abraços cordiais.

  82. Marcos Lima disse:

    Não é bem assim, pois vários políticos foram filmados colocando dinheiro em sacolas, meias e até cuecas. A pergunta que se pode fazer é porque a polícia não pega também os grandes ladrões (políticos ou não)? Por que a polícia não age com tanto rigor diante dos poderosos? Quando prendem um dos grandes nem algemas costumam colocar, mas quando é um pobre tome-lhe porrada, ou estou delirando?

  83. Edson Yamazaki disse:

    Cara, tu sabe que se filmar traficante e bandido você morre, né?
    Essa abordagem está tudo errado, pelo que entendi, os policiais não tinha mandato, então não poderiam invadir a casa do cara para prende-lo.
    Por lei, é permitido filmar toda e qualquer ação policial e ele não podem confiscar nenhum celular por terem filmados.
    Nada justifica a violência utilizada para prender alguém. Nada justifica a polícia bater em ninguém por motivo qualquer.
    A conivência desse tipo de atitude policial ajuda apenas a tornar tudo muito mais violento do que já é e não traz benefício nenhum para ninguém.
    Polícia é para servir e proteger as pessoas e não para ser violenta.

  84. Felipe Gutt disse:

    Não temos Polícia. Esta força que leva o nome de Polícia Militar é na verdade uma ECU Exército de Combate Urbano. As ECU do Brasil estão no lugar da Polícia e por uma simples ilusão causada pelo nome PM, achamos que temos polícia. As atividades de todas as ECU incluindo a ECU-SP devem ser encerradas.

  85. gozado que para filmar bandido traficante fazer denuncia o cara não tem coragem.. só mostrou a parte que ele foi abordado não o porque ;;; se é cidadão de bem não estaria resistindo a prisão..ou não vi a policia batendo no cara que estava sendo algemado.. só nos caras que estavam tentando impedir,,,

  86. TÃO CERTO OS POLICIAIS, ERRADO É VOCÊ QUE FILMOU MANÉ!

  87. Evandro Prado disse:

    Falou tudo Serjão! Quem protege bandido é bandido também!

  88. Sergio Savio disse:

    Qual motivo da abordagem? Alguem sabe dizer?
    Alias.. sacar a camera e filmar os PM's fazendo coisa errada todos são machos, porque nao filmam os politicos roubando? pq tem muita gente que sabe e ve isso… Pq nao filma os traficantes passando a maconha e cocaina nas casas ao lado? pq tem MUITA gente ai que reclama da policia mais sabe muito bem quem passa droga na vizinhança? Vcs não querem ser reprimidos pela PM, mais quanto aos politicos e aos bandidos ninguem protesta ou vai as ruas lutar contra.
    Por isso que esse Pais esta um CAOS, pq a População so pensa no proprio rabo e não faz oque tem que fazer, so sabe criticar só a policia que sabem que nao podem reagir e só escutar.
    Vamos começar a ser menos hipócritas e começar a lutar por um Pais melhor, não basta somenbte criticar e gravar os PM's fazendo coisa errada, vamos filmar tudo..

  89. Drigo Tavares disse:

    Enquanto "ordens" mal executadas forem praticadas por intolerantes e violentos, e os oprimidos se calarem, não reagindo em massa, haverá este tipo de imagem, MUITO bem registrada, com coragem e audacia do rapaz que teve que fugir pra dentro de casa pra não ser AGREDIDO, por estes Brutos de farda!

  90. Tiago Yaakov Blumenfeld Sarafian disse:

    BANDIDOS FARDADOS são piores que os mais perversos dos bandidos; são execráveis !!! … Como advogado, deparo-me todos os dias com isto nas ruas. A sociedade tem que aprender a gravar mesmo e denunciar: levar para a Corregedoria, Delegacia de Polícia, eventualmente ao Ministério Público, mas acima de tudo jogar no you-tube e levar ao conhecimento de alguma Rádio (sempre entrego nas mãos da Mariza Tavares, chefe de reportagem da CBN em São Paulo). Canso de fazer isto ! Caso contrário a Corregedoria não faz nada; a autoridade policial menos ainda.

  91. Augusto Milano disse:

    Rumo a uma sociedade ativa..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *