Outras Palavras voltou!

.

Atacados e tirados do ar durante 48 horas, por agressores que não suportam liberdade de expressão, sites estão recuperados. Vêm aí novidades editoriais e projeto de sustentação permanente

 

Desde as primeiras horas desta terça-feira (10/7), os sites de Outras Palavras, que haviam sido atacados e estavam inoperantes desde sábado (8/7) voltaram ao ar. Um trabalho competente do programador Ronaldo Richieri eliminou, na véspera, os vírus que haviam sido implantados em nossos servidores. Não houve dano importante às nossas bases de dados: apenas pequenas sequelas. Do alto da página deste blog coletivo, sumiram, por exemplo, os links que permitiam acessar diretamente a revista Outras Palavras e a seção Outras Mídias. Em alguns casos, internautas relatam que precisam esvaziar a memória do navegador (o “cache”) para acessar certas áreas.

Todos os problemas serão corrigidos nos próximos dias (os relatos de falhas são, ainda mais agora, muito bem-vindos). A operação-rescaldo será seguida por mudanças editoriais importantes e um plano para dar sustentabilidade material ao site. Desde 2/7, uma equipe de cinco novos colaboradores está em nossa redação, conhecendo os meandros de Outras Palavras.. São jovens (entre 20 e 25 anos), ágeis e rápid@s. Em breve, começarão a produzir. Além de textos, a concretização de uma mudança gráfica; a criação de uma web-TV; a formação de uma rede de apoio e participação no site que buscará envolver nossos leitores.

Os ataques que sofremos foram relatados em dois boletins enviados aos “assinantes” e em nossa página no Facebook. O que foi possível apurar até agora sobre eles ajuda a compreender como agem, na internet, os que temem a liberdade de expressão. Na noite de sábado, o Google começou a emitir, a quem acessava nossas páginas, os primeiros alertas de contaminação por vírus. O aviso tinha bases reais. Os agressores que invadiram nossos sites tiraram-nos do ar por meios indiretos. Eles introduziram, em nossos códigos, programação que pode contaminar os computadores de quem busca nossas informações e análises. Sabiam que, em seguida, estas ameaças seriam detectadas e, na prática, bloqueariam o acesso a nosso conteúdo. Quem se atreve a visitar um espaço na web qualquer, ao de ser avisado de que “www.outraspalavras contém malware. Seu computador pode ser infectado por um vírus, se você visitar este site”?

Mas de onde vieram os ataques? Por volta das 23h de sábado, minutos depois de constatada a invasão, solicitamos de nosso atual serviço de hospedagem (o Dreamhost) uma varredura em todos os nossos bancos de dados. A resposta chegou na tarde desta segunda, na forma de um vasto relatório. Ele revela que, nos últimos trinta dias, o espaço interno de administração do site foi acessado a partir de sete pontos na internet (IPs): três deles estão no Brasil, como é natural. Porém, há também acessos feitos da França, Grã-Bretanha e Lituânia. “Isso pode indicar que suas senhas foram invadidas”, diz Dreamhost. Para nós, é algo óbvio. Nenhuma das pessoas autorizadas a fazer intervenções importantes na arquitetura de Outras Palavrasreside ou passou por nenhum destes três países, no último mês. Ou os invasores estão lá; ou usaram, como disfarce, sistemas que despistam sua origem.

Como nossas senhas foram roubadas? O próprio relatório do Dreamhost ajuda a entender. Uma das brechas mais prováveis são os computadores que usamos para alimentar os sites. Se algum deles tiver sido infectado por um vírus do tipo cavalo-de-tróia, a senha de acesso aos sites pode ter-se tornado vulnerável.

O ataque ajuda a identificar nossos calcanhares-de-aquiles. Lançado há pouco mais de dois anos, Outras Palavras cresceu rapidamente. Sua audiência está próxima de 5 mil leitores/dia. Atingimos a meta sem concessões. Mantemos um esforço permanente pela profundidade, por destacar o que os grandes meios esforçam-se em ocultar, por buscar ângulos inéditos e surpreendentes em nossas análises, por valorizar soluções estéticas inovadoras nas imagens e desenho gráfico. Mas nossa estrutura financeira e material ainda é frágil – em parte, porque todo o trabalho concentrou-se, nestes dois anos, na busca de qualidade editorial. As mudanças preparadas para os próximos meses visam, além de novos produtos de comunicação e jornalismo, superar esta debilidade.

Dezenas de pessoas responderam, desde domingo à noite, à primeira mensagem em que relatamos a agressão sofrida. Em alguns casos, transmitiram sugestões que estão sendo úteis no resgate; em muitos outros, comunicaram seu apoio ao trabalho que fazemos e sua confiança na recuperação do material produzido. Este apoio foi e será cada vez mais importante.

A invasão é desagradável e dispersa momentaneamente energias, mas passará em breve. O ritmo de nossas atualizações vai diminuir um pouco, nos primeiros dias após o choque. Mas voltaremos muito mais fortes, em seguida – e, em especial, mais capazes de envolver, em Outras Palavras, gente que quer batalhar de forma ativa por outra comunicação e outro mundo.

Leia Também:

10 comentários para "Outras Palavras voltou!"

  1. Arthur Araujo disse:

    Felizmente os problemas já foram superados. Boa sorte e continuem desenvolvendo uma informação crítica e não comprometida com o poder econômico.

  2. Marcelo disse:

    Eu vi o alerta e o ignorei. Não tive nenhum problema em acessar o site. Encontrei as matérias e li algumas. Achei que a mensagem era uma sacanagem.
    Ignorei e não tive problemas. Tenho até uma captura de tela da mensagem.
    Talvez seja porque uso Linux Ubuntu… Não sei.
    MUITO BOAS NOTÍCIAS…CONTINUEM…

  3. Roderico disse:

    O presente site é uma construção maravilhosa, e como poucas me dá janelas prá sonhar com os pés no chão. Parabéns a todos os envolvidos ( e cuidado com software proprietário…)!

  4. José Gondim disse:

    Mais uma vitória da blogosfera progressista!! Abraços e muita força!! Estamos com vocês nessa guerra midiática.

  5. pereira disse:

    Como escreveu Vanzolini: “levanta sacode a poeira e dá a volta por cima”!!!

  6. epaminondas meira braga disse:

    É com satisfação que volto a receber Outras Palavras. Os textos são muito bons.

  7. GISELA GOROVITZ disse:

    coragem, Antonio Martins, v. vai superar mais esta

  8. Gosto de ler os textos, que dão outra visão do que saí na grande mídia, força pra vocês

  9. …como se diz por acá, em territorius, uma peleia e tanto!…até porque, "Não Podemos Se Entregá Pros Home" de jeito nenhum! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *