O dia em que Mario Balotelli zombou da Alemanha e do racismo

.

O certo é que a parte racista da Itália terá de engolir a própria língua, se quiser ver a “Squadra Azzurra” campeã da Eurocopa

Por Rita Zanon

Em qual lugar a Itália (principalmente a do norte) guardará o seu racismo, depois dos dois maravilhosos gols marcados pelo Mario Balotelli contra a Alemanha, na semifinal da Eurocopa? Difícil responder, porque na Itália (assim como na maioria dos países da Comunidade Européia) o racismo se tornou algo normal, que faz parte do cotidiano. “A minha pátria é a língua portuguesa”, escreveu Fernando Pessoa. Mario Balotelli, nascido na Itália, filho de imigrantes ganeses e adotado por um casal italiano, escolheu a língua de Dante como sua pátria aos 18 anos de idade.

Ao final da partida, enquanto todos os jogadores do banco italiano correram para dentro do campo, Mario Balotelli permaneceu imóvel e sereno. Alvo de inúmeras demonstrações de racismo ao longo de sua carreira, desde os tempos em que defendeu a Inter de Milão, Mario se contrapõe ao racismo de maneira altiva, tal qual Muhammad Ali.

O certo é que a parte racista da Itália terá de engolir a própria língua, se quiser ver a Squadra Azzurra campeã da Eurocopa.

Leia Também:

14 comentários para "O dia em que Mario Balotelli zombou da Alemanha e do racismo"

  1. so proprio homem pode acabar com racismo, todos nos estamos nesta luta .força M.Balotelle q DEUS te protege.

  2. Rachel Green disse:

    Não concordo com o título do texto. Não acho que Balotelli tenha zombado da Alemanha quando comemorou o segundo gol marcado no clássico europeu. O racismo está impregnado no mundo todo (inclusive aqui no Brasil). Acho sim que foi um desabafo à intolerância sofrida em seu próprio país, resumida no lamentável episódio da charge publicada no principal jornal esportivo italiano, logo depois do jogo contra a Inglaterra. Considero leviano e preconceituoso o uso das palavras racismo e Alemanha na mesma frase, pois dá margem a se interpretar que torcedores daquele país tiveram atitudes racistas durante o jogo, o que, de modo algum aconteceu.

  3. Iggor Santos disse:

    Balotelli El Super mario

  4. Henrique disse:

    Vai nnegroteeeeeeeeeeeeeee

  5. Juliana disse:

    Isso mesmo… tu podes tudo quando tu crer, terceiros não importa grande jogador o

  6. putz, maior chocolate!

  7. … e o futebol italiano tá com tudo, né? kkkk…

  8. Carlos Amorim disse:

    Mario Balotelli é um exemplo de garra e determinaçao, um grande atacante, que concerteza tem potencial para ser o melhor do mundo, mesmo nao torcendo para o Manchester City seu time atual, o admiro muito.

  9. Vai Balotelli!!! Mostra pros racistas que no mundo eles não têm vez!!!
    (e mostra pra Espanha que o futebolzinho deles não está com nada!)

  10. Leonardo Vilarinho disse:

    El Super Mario

  11. C, EST UNE NOUVELLE CARRIERE QUI VIENT DE COMMENCER OUR CE JEUNE TALANT.
    BONNE CHANCE A M. BALOTTELI

  12. Eu adoro Mario Bolatelli boa sorte que Deus o caminha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *