Céticos, russos continuam a deixar seu país

.

Desenvoltura na diplomacia internacional e resultados macroeconômicos não evitam que país perca população em larga escala

Por Carolina Mazzi

A quantidade de emigrantes cresce na Rússia e especialistas apontam que o número de pessoas deixando o país pode causar um problema demográfico. Sergei Stepashin, chefe da auditoria da Câmara russa, afirma que cerca de 1,25 milhão de pessoas – pouco menos de 1% da população – saíram do país nos últimos dez anos. Especialistas locais acreditam que entre 100 e 150 mil pessoas emigrem anualmente. Ao que tudo indica, a estagnação econômica é o principal motivo da saída. Embora o país destaque-se como um dos BRICs e exiba índices econômicos positivos, o crescimento está concentrado nos ganhos com a produção de petróleo, que quase não geram ocupações.

A Rússia tem 142 milhões de habitantes, mas a sua população tende a encolher nos próximos anos, já que as taxas de mortalidade são significantemente mais altas que a de natalidade, e a expectativa de vida ainda é baixa. De acordo com a ONU, o país deve perder cerca de 15 milhões de pessoas até 2030.

 

Leia Também:

5 comentários para "Céticos, russos continuam a deixar seu país"

  1. jose goulart disse:

    com a queda da cortina de ferro todos os sistemas ficaram vulneraveis politicos sem rumo industria sucateada e o afrouxamento do estado nos serviços basicos como saude e segurança deixaram o povo a merce de mafias e gangues alem do desemprego e da baixa espectativa de um futuro seguro a maioria so acha uma saida deixar o pais

  2. Marco Antonio disse:

    Apenas a partir das informações do artigo, não é possível avaliar as razões desse êxodo. Eventualmente, quadros bem formados, principalmente nas áreas técnicas e médicas, poderiam ser estimulados a virem para o Brasil. É evidente que deveriam ser usados os filtros necessários, para evitar o ingresso de indesejáveis, como a máfia russa.

  3. Nuno disse:

    Lourival do seu comentário o que mais gostei foi da palavra reinserção. E eu que pensava que era corrupção, roubo e compadrio.

  4. Lourival Almeida de Aguiar disse:

    São as dificuldades de reinserção no sistema capitalista

  5. Lourival Almeida de Aguiar disse:

    ´São as dificuldades de reinserção no sistema capitalista…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *