Canal Futura exibe reportagem com Julian assange

.

Reportagem inédita na TV brasileira, realizada pela jornalista/videomaker Eliza Capai em parceria com a revista Trip, faz parte da trilogia especial Cultura Digital, que vai ao ar, de 19 a 21 de setembro

O programa Sala de Notícias, do Canal Futura, exibe reportagem com o criador do WikiLeaks, Julian Assange, na próxima quarta-feira, dia 21. O vídeo mostra imagens de Assange em sua prisão domiciliar e de seu julgamento em Londres e segue os cliques do australiano em seu computador pessoal, viajando pela web e assistindo, junto com ele, cenas de vídeos produzidos pelo WikiLeaks, sobre o WikiLeaks ou que ajudam a entender como e porque muitos internautas estão fazendo uma verdadeira guerrilha digital. A reportagem exibe, ainda, trechos da entrevista concedida por Assange para a revista Trip.

“WikiLeaks: Guerrilha Digital” encerra a trilogia Cultura Digital, que vai discutir ainda questões sobre novos modelos de produção e distribuição cultural, além dos novos mecanismos de política e mobilização no mundo digital.

19/09 (segunda-feira): Cultura Digital: Produção e Distribuição Cultural

Produção e distribuição ganharam novas possibilidades na era da cultura digital. Atualmente, realizadores independentes criam, produzem e distribuem seus produtos via internet e, muitas vezes, alcançam sucesso quase imediato. Como é o caso do tecnobrega, ritmo do Pará, que apesar de pouco conhecido no eixo Rio-São Paulo é sucesso na internet e movimenta milhões de reais e de fãs na região norte. O programa discute ainda questões e polêmicas relacionadas à política de arrecadação de direitos autorais – que ganhou alternativa com a licença flexível Creative Commons – e aos modelos de financiamento cooperado, que ganham cada vez mais adeptos para viabilizar shows, filmes e peças teatrais de grupos com gostos e interesses específicos.

20/09 (terça-feira): Cultura Digital: Política e Mobilização

Nesta reportagem, o foco são as mudanças de costumes e relações sociais e políticas trazidas pela capacidade de mobilização das redes sociais. Com a diminuição do papel dos intermediários – mídia tradicional, partidos e grupos organizados -, ganha importância cada vez mais destacada o papel protagonista dos indivíduos engajados, que, hoje, têm mais voz e espaço para mobilizar outras pessoas em torno de ideais e causas. Exemplos como o das grandes manifestações no norte da África e da repercussão do jovem twitteiro do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, ajudam a entender como as novas tecnologias estão transformando radicalmente o modo de fazer política e a própria realidade social.

21/09 (quarta-feira): Wikileaks: Guerrilha Digital

Julian Assange, fundador da polêmica organização Wikileaks, explica em uma entrevista exibida integralmente pela primeira vez na televisão, realizada por iniciativa da Revista Trip, porque a busca pela verdade e transparência é o que conduz a organização. Assange defende que a internet está se convertendo em uma ferramenta política essencial na atualidade, mostra detalhes de sua prisão domiciliar e de seu recente julgamento em Londres e destaca os fortes impactos da divulgação dos documentos das embaixadas norte-americana. Para compreender melhor suas ações e idéias, o programa segue também os cliques de Assange no seu computador pessoal, viajando pela web e assistindo, junto com ele, cenas de vídeos produzidos pelo WikiLeaks, sobre o WikiLeaks ou que ajudam a entender como e porque muitos internautas estão fazendo uma verdadeira guerrilha digital.

22/09 (quinta-feira): Mercado Negro

No final dos anos 70, o exército de Saddam Hussein promoveu um verdadeiro genocídio, matando centenas de milhares de curdos e condenando milhões deles ao exílio. Hoje, na região norte do país, um território autônomo conhecido como Curdistão iraquiano, uma democracia parlamentarista conseguiu finalmente dar aos curdos uma vida estável e segura. Em 2005, o fotojornalista Ed Kashi permaneceu durante 7 semanas na região, como enviado da National Geographic, e produziu milhares de fotografias.Editadas, as imagens mostram um retrato animador de uma região tão próxima da guerra. Direção: Patrick Brown.

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *