Inscrições abertas para curso sobre conflitos internacionais na PUC-SP

In ANÁLISES, EVENTOS
Military industry. Special forces or anti-terrorist police soldier,  private military contractor armed with weapon during clean-up operation, mission

Segunda edição do curso trará foco tanto para os conflitos internacionais como para a violência vista na sociedade brasileira

Aqueles interessados em se aprofundar na compreensão dos desdobramentos recentes dos conflitos políticos e sociais que atravessam o mundo e influenciam os rumos do xadrez político global terão uma grande oportunidade no 1º semestre de 2018. A PUC-SP promove o curso de extensão “Conflitos Internacionais em Tempos de Globalização: a Presença de Atores Não Estatais”. Clique aqui para se inscrever.

Uma iniciativa do Grupo de Estudos de Conflitos Internacionais (GECI) que faz parte da área de Relações Internacionais da PUC-SP (graduação e pós), o curso pretende abordar fatos de grande repercussão internacional de forma crítica — como a Guerra Civil na Síria, a Missão de Paz no Haiti e a condição dos refugiados do Congo.

Veja aqui os textos produzidos pelos professores do curso sobre a conjuntura internacional em 2017 no blog “Terra em Transe”

Ao mesmo tempo, os professores do curso buscarão demonstrar como eventos aparentemente distantes, como o processo de paz entre Israel e Palestina, estão ligados à nossa realidade local, chegando a influenciar, por exemplo, as operações policiais de “pacificação” das favelas do Rio de Janeiro.

Os estudantes terão a oportunidade de entrar em contato com professores especializados na interpretação e na investigação dos conflitos armados internacionais de forma que, ao término do semestre, deverão estar capacitados a elaborar uma avaliação crítica sobre a conjuntura internacional. Esta é uma grande oportunidade para aqueles interessados tanto em iniciar uma carreira acadêmica como engajar-se em ações na sociedade.

“O filósofo Raymond Aron disse, certa vez, que a guerra é um camaleão que assume sempre novas formas. A intensificação do processo de globalização veio a demonstrar a veracidade dessa ideia de maneira contundente. O curso se propõe a observar esse camaleão e suas mutações no mundo contemporâneo”, observa o professor de Relações Internacionais da PUC-SP Reginaldo Nasser, coordenador do curso.

O conflito entre israelenses e palestinos estará entre os assuntos abordados no curso

Uma experiência enriquecedora

Em 2017, a primeira edição do curso “Conflitos Internacionais em Tempos de Globalização: a Presença de Atores Não Estatais” contou com mais de 30 participantes das mais diferentes áreas, como estudantes de graduação e pós-graduação, professores de ensino fundamental e médio, jornalistas, servidores públicos e profissionais do terceiro setor.

Para Amadeu Junior, o envolvimento tanto no curso sobre conflitos internacionais como no de Oriente Médio e Política Internacional — oferecido pelo GECI no 2º semestre de 2017 —, foi central para a sua aprovação no Mestrado em Relações Internacionais do Programa San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP).

“Para mim, o principal diferencial deste curso é o fato dos professores de cada aula serem especialistas no seu tema de pesquisa, o que torna o curso dinâmico, rico em termos de troca de conhecimentos. A diversidade de temas, livros e artigos sugeridos permite se aprofundar naqueles de maior interesse e eventualmente desenvolver pesquisa na área”, avalia Amadeu, que irá realizar uma pesquisa sobre a Guerra Civil da Síria na pós-graduação.

O curso também serviu para enriquecer as reflexões da jornalista Marina Ayub, profissional e academicamente. “Mais que aulas sobre conflitos internacionais, é uma imersão fomentadora nos estudos sobre sociedade, Estado e intervenções. O curso busca alternativas às narrativas diplomáticas e midiáticas, trazendo textos e materiais de apoio que saem do corriqueiro”, afirma Marina.

O programa, os professores, o investimento e demais informações podem ser encontradas na página da Cogeae (Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão) da PUC-SP.

Serviço:

Período do curso: de 3 de março a 23 de junho

Dia e horário: aos sábados, das 8h30 e 12h30

Para inscrever-se, clique aqui.

cogeae_divulga

Join Our Newsletter!

Love Daynight? We love to tell you about our new stuff. Subscribe to newsletter!

You may also read!

putin netanyahu druzhinin

Rússia e Israel: testando os limites da cordialidade no Oriente Médio

Amistosas em diversas áreas, relações entre Rússia e Israel se desenvolveram à sombra de desacordos sobre o chamado “eixo

Read More...
180725_abc_deport_plane_hpMain_16x9_992

“Não é certo mandar pessoas para o inferno” – Elin Ersson

Priscila Villela Elin Ersson, sozinha, impediu que um homem afegão fosse deportado de seu país. A Suécia, país tradicionalmente

Read More...
silma mansour

A arte como arma política no conflito Israel-Palestina

As produções artísticas de judeus e palestinos influenciaram profundamente os desdobramentos do conflito na região e podem desempenhar um

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu