Contrapartidas, Cultura, Música, Teatro

To be or not Tupi? Música e teatro brasileiro imperdíveis, no fim de semana de Outros Quinhentos

Últimas apresentações da Macumba Antropófaga no Teatro Oficina, e shows com o melhor da MPB contemporânea em SP. Ingressos grátis em sorteio e descontões para quem financia Outras Palavras

Por Simone Paz Hernández | Obra: Antropofagia, de Tarsila do Amaral (1929)

Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente.
Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz.
Tupi, or not tupi, that is the question.
Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos Gracos.
Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago.

                                                                                 — trecho do “Manifesto Antropófago”, de Oswald de Andrade (1928)

Em pleno 2017, vivemos um momento crítico e conservador, que nos faz repensar em como resistir e inovar contra uma ordem de mundo onde parece querer prevalecer o ódio ao que é diferente, seja na arte ou no amor, nas crenças ou nas políticas.

Assim, em meio à crise, juntamos forças para viver e continuar desfrutando de prazeres que atravessam o corpo, pelos olhos e pelos ouvidos, despertando a alma com seu conteúdo cultural e deliciosamente irreverente.

O Manifesto Antropófago, citado no início desta matéria, inspirou o nascimento de duas coisas que fazem parte de nossas Contrapartidas e Parcerias Incomuns: uma casa de música ao vivo e uma peça de teatro.

A Tupi or not Tupi é uma casa de shows musicais localizada na Vila Madalena (São Paulo), cujo lema é “Para os 5 sentidos”, porque não só o lugar é lindo e tem excelente curadoria de concertos — com uma acústica impecável — como também, um cardápio maravilhoso, de drinques e comidinhas que encantam. Tudo bem brasileiro, com algumas influências do exterior, como neste fim de semana, em que o Mani Padme Trio se apresentará, trazendo música brasileira clássica, com toques de música cubana. O jazz também tempera muitas noites, mas neste sábado, a atração é o forró de Germano Mathias e Manu Lafer.

Para colaboradores de Outros Quinhentos, há ingressos grátis em sorteio. Basta completar este formulário (https://goo.gl/forms/y7FKTeiuc01vOIPE3) até as 17h de sexta-feira 22/09.
Veja aqui a programação: http://tupiornottupi.net/index.php/event/

E o Teatro Oficina, companhia fundada em 1958, entra em seu último fim de semana com a peça Macumba Antropófaga em cartaz. Escrita por Zé Celso, Catherine Hirsch, Roderick Himeros e companhia Uzyna Uzona, a partir do Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade, o espetáculo é um rito para comer os tabus e transformá-los em tótens, é um passeio pelo bairro do Bixiga (São Paulo), é uma ópera de carnaval e uma experiência transformadora, repleta de coros de Villa-Lobos, referências artísticas, explosão de cores, aromas, danças, humor e crítica. As duas últimas apresentações ocorrem neste sábado e domingo, 23 e 24 de setembro, às 16h. COLABORADORES DE OUTROS QUINHENTOS PAGAM MENOS DA METADE!

Basta completar o formulário abaixo até a meia-noite de sexta-feira (22/10) para pagar R$25 em vez de R$60:

Author


Avatar