Contrapartidas, Cultura, Cursos

Aprender Mandarim, agora com Outros Quinhentos

Instituto Confúcio e Unesp oferecem cursos de três anos em São Paulo e intercâmbio na China. Apoiadores de “Outras Palavras” concorrem a cinco bolsas

Por Instituto Confúcio

Idioma mais falado no mundo, o mandarim desperta atração crescente — por certo, devido à influência global da China. Em São Paulo, um convênio entre duas instituições acadêmicas — o Instituto Confúcio, de Pequim, e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) — tornou possível oferecer cursos de mandarim, em altíssimo nível. As atividades de ensino começaram no primeiro semestre de 2009 e já atenderma mais de seis mil pessoas em seus cursos regulares de língua chinesa, entre alunos da Unesp, estudantes do ensino básico e fundamental das escolas públicas e membros da comunidade nas 13 cidades do Estado de São Paulo onde atua, tendo sua sede no bairro do Ipiranga, na capital paulista.

As atividades do Instituto compreendem o ensino do mandarim, a divulgação da cultura chinesa e o fortalecimento do intercâmbio cultural entre o Brasil e a China. Desde sua criação, milhares de pessoas já participaram das atividades culturais desenvolvidas, sempre de natureza cultural, tais como seminários, feiras de emprego e colocação profissional, festividades, exposições, atividades esportivas e eventos acadêmicos. Na área editorial, também apoia a publicação de clássicos da literatura chinesa, com três livros já publicados pela Editora Unesp. Como reconhecimento da alta qualidade de todas as atividades oferecidas, o Instituto Confúcio na Unesp recebeu da Matriz do Instituto Confúcio na China, dentre os mais de 600 Institutos, por três vezes o prêmio de “Instituto Confúcio do Ano” – em 2010, 2012 e 2016.

O Instituto Confúcio é o único órgão responsável pela aplicação dos exames de proficiência em língua chinesa (HSK) fora da China, além de promover um intenso programa de intercâmbio na China com bolsas de estudos para seus estudantes, pelo qual já mandou mais de 300 alunos à China.

Aulas de língua chinesa

Como principal atividade, o Instituto Confúcio na Unesp oferece aulas de língua chinesa em dez cidades do estado de São Paulo. As aulas são ministrada por professores selecionados pela matriz do Instituto Confúcio e formados pela Universidade de Hubei (China) e a metodologia utilizada desenvolve as três habilidades relacionadas ao aprendizado da língua: conversação, leitura e escrita. Os alunos aprendem os ideogramas chineses desde o início do curso, auxiliados pelo sistema fonético oficial na China que possibilita pronunciar e aprender as palavras chinesas utilizando o alfabeto romano.

Estrutura do curso:

Básico Níveis:
Básico, Intermediário e Avançado
(curso completo a ser concluído em 4 anos 6 meses)

Módulos:
Básico 1 (50 horas distribuídas em 1 semestre)
Básico 2 (50 horas distribuídas em 1 semestre)
Básico 3 (50 horas distribuídas em 1 semestre)
Intermediário 1 (50 horas distribuídas em 1 semestre)
Intermediário 2 (50 horas distribuídas em 1 semestre)
Intermediário 3 (50 horas distribuídas em 1 semestre)

Avançado 1 (50 horas distribuídas em 1 semestre)
Avançado 2 (50 horas distribuídas em 1 semestre)
Avançado 3 (50 horas distribuídas em 1 semestre)
Total de horas: 450 horas de curso

Programas de intercâmbio

Como forma de acelerar o aprendizado do aluno, o Instituto conta com programas de intercâmbio com bolsas de estudos oferecidas pelo Ministério da Educação da China. As bolsas de estudos compreendem cursos de vinte dias, seis meses, um ano e dois anos, todos voltados ao aprendizado do mandarim, todos com os cursos, material didático, moradia e bolsa auxílio e, no caso de bolsas de um ou dois anos, também as passagens aéreas de ida e volta.

– O valor da semestralidade é R$ 700,00 (5 x $140,00).

 – As próximas turmas iniciam no começo de agosto. Dependendo da turma em que a pessoa se matricula pode ser um dia diferente, mas  a primeira turma (sexta-feira a noite) começa no dia 03/8.

– A aulas são ministradas no Campus do Ipiranga da Unesp, na Rua Dom Luis Lasanha, 400. Também tem turmas no Campus da Barra Funda, onde funciona o Instituto de Artes da Unesp, ao lado do Metrô Barra- Funda.
 
Todas as informações sobre turmas, horários, matrículas estão no site www.institutoconfucio.unesp.br 

Contribuintes de Outras Palavras concorrem a cinco bolsas do curso básico de língue chinesa que começa no início de agosto. Para concorrer cadastre-se no formulário abaixo até 25/07 as 15h. Caso não seja contribuinte de Outras Palavras veja como se tornar neste link.

Author


Avatar