Contrapartidas, Livros, Meio Ambiente, Política

Outros Quinhentos sorteia: “Atropelando a ditadura do automóvel” (“CARtoons”)

Nos textos e desenhos de Andy Singer, a denúncia da devastação provocada por um símbolo do individualismo; e o convide a debater outro projeto de cidades

Por André Takahashi

Publicado pela editora Autonomia Literária, Outras Palavras sorteia “CARtoons – Atropelando a ditadura do automóvel“. O livro é escrito e ilustrado por Andy Singer, segundo sua própria descrição “um artista morto de fome, que não para quieto em lugar nenhum”.

O lançamento ocorre num tempo de tensões ligadas ao Direito à Cidade. No ano passdo, a PM de São Paulo agrediu ciclistas que participavam da tradicional descida da capital paulista à cidade litorânea de Santos. Nas últimas semanas, o país vive uma nova onda de manifestações contra o aumento da tarifa do transporte público, com uma recente manifestação em São Paulo com mais de 10 mil pessoas. Emerge a necessidade de debater um novo projeto urbano. 

Segundo Renata Falzoni, fotógrafa, repórter e cicloativista:


“Em apenas um século a opção pelos carros acabou com a qualidade de vida de nossas cidades. E a forma como isso aconteceu não pode ser mais perversa! Não me refiro apenas à propaganda que de forma enganosa associa status, evolução, modernidade, inteligência, conforto e tudo de bom ao felizardo motorista acompanhado de lindas mulheres e suas famílias estupidamente felizes, num filme encenado em cidades desertas e livres de pessoas.

Me refiro a ampla deterioração de tudo que envolve a circulação desses seres de lata. Esse século dos automóveis catalisou de tal forma o individualismo inerente às pessoas, que deformou e cegou algumas gerações nas sociedades.”

Você já pode participar de nosso sorteio especial de cinco exemplares de “CARToons – Atropelando a ditadura do automóvel”. O sorteio é somente para membros que colaboram e financiam o jornalismo pós-capitalista de Outras Palavras.

Se você ainda não conhece nosso projeto editorial e de autosustentação, chamado Outros Quinhentos, veja aqui . Para concorrer ao sorteio, participe preenchendo o formulário abaixo até as 15h de segunda-feira 22 de janeiro.

Author


Avatar