Contrapartidas, Cursos, Economia, Política

Outros Quinhentos propõe o curso “Golpe!, economia e conflitos sociais”

Série de encontros em São Paulo, no local onde está a redação de Outras Palavras, discute as consequências do golpe de 2016 e os caminhos para enfrentá-lo. Quem sustenta o jornalismo alternativo concorre a duas bolsas

Por André Takahashi

La Matrioshka é uma plataforma de aprendizagem incubada pela Associação Ateliê do Bixiga, criada para fortalecer a resistência ao sistema neoliberal, colonial e patriarcal por meio de percursos de aprendizagem política. O projeto surge nestes tempos hostis como uma tentativa de contribuir, por meio de percursos de aprendizagem de propostas ética-estética-políticas, com o fortalecimento e aumento a potência revolucionária da esquerda. 

Para abrir o mês de maio, mês [email protected] [email protected], La Matrioshka lança o curso GOLPE!, economia e conflitos sociaiscom Marcelo Phintener. Marcelo é sociólogo, pesquisador autodidata, estudioso das políticas sociais e da gestão da informação.

Resumo do curso:

A oportunidade que a direita da mais valia absoluta encontrou para derrubar a esquerda governista da mais valia relativa. 

Se o Partido dos Trabalhadores – PT era reformista e realizava a “remodelação interna do capitalismo”, o que motivou a insatisfação de setores da classe dominante?

Se os capitalistas não só “aplaudiam” a maneira como a tecnocracia petista geria a economia no país, como tolerava e apoiava “políticas compensatórias de esquerda”, por que o PT foi destituído da gestão do capitalismo no Brasil?

Estas são algumas questões que o golpe parlamentar revelou e que serão utilizadas como fio condutor para pensarmos o assunto a partir da perspectiva da economia dos conflitos sociais.

O curso foi inspirado e além de somar esforços no entendimento da conjuntura, é expressão de solidariedade à iniciativa do prof. Luis Felipe Miguel (UNB), que por criar o primeiro curso sobre o Golpe passou a ser intimidado pelo “Sinistro da Educação”. 

Professor: Marcelo Phintener é sociólogo, pesquisador autodidata, estudioso das políticas sociais e da gestão da informação. Nos últimos anos tem atuado na área de políticas sociais, elaborando indicadores socioeconômicos, com estudos publicados nesta área, sendo o mais recente Contexto Socioeconômico do Mercado de Trabalho para os Beneficiários do Programa Bolsa Família : o que a Pnad Continua, primeiro trimestre de 2017, revela (Redes Sociais, 2017). Também é parecerista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) co-autor de The roller-coaster of Brazilian education: Project alternation and the context of the 2016 coup, In: LIU, Guozhi et al. (eds.). Yellow Book of Brazil: Annual Report on Development of Brazil (2016). Beijing: Social Sciences Academic Press (China), 2016.

INFORMAÇÕES GERAIS

> Datas: 02, 09, 16, 23 e 30 de Maio
> Carga horária: 15hs (3h/aula)
> Horário: 19h às 22h
> Custo total do curso: R$ 250,00
> Inscrição neste link.

Para apresentar o curso La Matrioshka está organizando uma palestra e evento de lançamento da plataforma que ocorrerá no dia 23 de abril, às 19h00, no Ateliê do Bixiga. Confirme presença aqui.

[email protected] [email protected] para a palestra de abertura:

#Comunicação: Antonio Martins Jornalista e editor do site Outras Palavras. Foi fundador da edição brasileira do Le Monde Diplomatique e participou da construção de outras iniciativas de mídia livre. 

#Economia: Camila de Caso é formada em ciências econômicas pela PUC-SP, participa do grupo de pesquisa – política para o desenvolvimento humano da pós graduação de economia da PUCSP. Feminista e ativista em movimentos de esquerda

#RelaçõesInternacionais: Daniel Bicudo Véras é professor e pesquisador. Doutor em ciências sociais, mestre em comunicação e semiótica e bacharel em ciências sociais – todos pela PUC-SP. 

#MovimentosSociais Gêge é militante do Movimento de Moradia do Centro (MMC) e da Central de Movimentos Populares (CMP). 

#Jurídica: A confirmar


Contribuintes do Outros Quinhentos podem concorrer a duas bolsas do curso, basta preencher o formulário abaixo até as 15h de quarta-feira 25/04  Lembrando: para concorrer às bolsas tem que ser [email protected] [email protected] de Outros Quinhentos.

Author


Avatar