Contrapartidas

Outros Quinhentos propõe mini-curso: Introdução sobre o fenômeno do genocídio

Encontro apresenta as bases de conhecimento sobre genocídio pelos prismas jurídico, histórico e sociológico. Contribuintes de Outras Palavras concorrem a duas bolsas

Por La Matrioshka

Proposto pelo professor Flávio de Leão – que trabalha e pesquisa o tema há mais de 20 anos -, este curso é uma introdução aos estudos sobre o fenômeno do genocídio. 

Durante as três horas de duração do encontro, serão apresentadas as bases do conhecimento sobre o tema tanto pelo prisma jurídico como pelo sociológico-relacional. O objetivo é que as pessoas participantes possam compreender como a violência estrutural e de massa se expressa em suas mais diversas formas historicamente no Brasil, sobretudo nos corpos negros e indígenas.

<Programa> 
Serão abordados os seguintes eixos
* A diferença entre genocídio, extermínio, violência de massa; 
* Normas e bases conceituais do genocídio; 
* Evolução histórica do genocídio ao longo do século 20
* Bibliografia básica para aprofundamento
* Compartilhamento de ideias e debate sobre o tema, incluindo o negacionismo brasileiro em relação aos próprios processos genocidários.

<Informações gerais>
*Datas: 12 Julho
*Horário: 19h às 22h
*Professor: Flávio de Leão
*Local: Ateliê do Bixiga
*Inscrição: 
>> Integral: R$ 150,00
 
*Bolsas de estudo: Solicitação pelo formulário no link https://goo.gl/yg2Rpf

*Contribuintes de Outros Quinhentos concorrem a duas bolsas preenchendo o formulário abaixo até 10 de julho, as 12h.

<Sobre o professor Flávio de Leão>

Doutor e Mestre em Direito Político e Econômico. Professor de Direitos Humanos e Direito Constitucional Mackenzie. Professor convidado Unifesp. Componente do rol de especialistas das Academia Internacional dos Princípios de Nuremberg. Membro da “International Association of Genocide Scholars” (IAGS). Egresso do “International Institute for Genocide and Human Rights Studies – IIHRS”, University of Toronto (Canada)/Zoryan Institute – 2014). Especialista em Direitos Fundamentais pela Universidade de Coimbra (Instituto Ius Gentium Conimbrigae/IGC) e Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim). Co-fundador do Observatório Constitucional Latino-Americano – OCLA.

Author


Avatar