Cachaças, Contrapartidas, Cultura, Cursos, Livros

Outros Quinhentos propõe: Literatura e Cachaça, agora com João Cabral de Melo Neto

Terceiro encontro da série Literatura Brasileira & Cachaça com João Cabral de Melo Neto: “A Lição do Canavial”. Contribuintes de Outros Quinhentos pagam meia e concorrem a bolsas.

Por Maurício Ayer

João Cabral de Melo Neto é um poeta que observa, analisa e traduz. Traduz como quem vê coisas aparentemente corriqueiras e delas apreende algo inédito. É nessa hora que ele descobre um ponto singular entre tradições poéticas de séculos atrás e a invenção do absolutamente novo.

Assim, quando ele observa a paisagem de Pernambuco, um dos berços da cachaça, ele enxerga o mar e o canavial como espelhos um do outro. Um espelho que é tradução, que é aprendizado, como se cada um, transformado em metáfora do outro, pudesse trazer à luz sentidos até então irrevelados. 

A destilação é uma metáfora possível para se falar de João Cabral – e a poesia de João Cabral, um artefato que diz muito da destilação, da cachaça. Em ambos os casos, há o emprego de uma tecnologia milenar – o alambique ou a estrutura de versificação medieval – para se extrair da terra apenas o essencial, na sua máxima concentração. 

Vamos conversar sobre os símbolos construídos por João Cabral relacionados ao universo da cachaça e mapear as imprevisíveis e muito interessantes menções à cachaça em sua obra.

Leituras: Morte e Vida Severina, O Rio, Dois Parlamentos e poemas selecionados de vários livros. 

Degustação: cachaças de Pernambuco.

Literatura Brasileira & Cachaça com João Cabral de Melo Neto: “A Lição do Canavial”

Quando: 15/04, domingo
Horário: 16h00 as 19h00

Compre sua entrada aqui.

Como em todos os cursos promovidos por Outras Palavras, participantes de Outros Quinhentos têm direito a descontos e gratuidades. É possível participar do encontro pagando apenas metade do valor (R$ 44,00 em vez de R$ 88,00). Aproveite os últimos ingressos. O pagamento pode ser feito aqui

Além disso, os participantes de Outros Quinhentos poderão participar do sorteio de duas bolsas para o curso preenchendo o formulário abaixo até o dia 11 de abril, quarta-feira, às 15h00.

Author


Avatar