Contrapartidas, Cursos, Política

Outros Quinhentos propõe curso: O que pode uma história da multidão?

Nova iniciativa de La Matrioshka oferece ferramentas críticas para reflexão a respeito da vida em comum e das noções de coletivo. Contribuintes de Outras Palavras concorrem a duas bolsas

Por La Matrioshka

Módulo I

Proposto pelo professor João Gomes, o primeiro módulo deste percurso de aprendizagem oferece ferramentas críticas para a reflexão a respeito da vida em comum e das noções talvez muito enrijecidas (ou limitadas pelo pensamento hegemônico) de coletivo, ao apresentar uma visão histórica do que convencionou-se chamar de Multidão.

Ainda que esta trilha esteja aberta desde o período medieval, o caminho ainda é de difícil acesso. É por isso que o resgate da história da Multidão, começa pela apresentação de como a sociologia, política e psicologia social percebem um coletivo sem limites e sem formas estabelecidas. E segue pela demonstração de uma recusa ou renúncia em se pensar diferente qualquer possibilidade de organização coletiva não instituída. 

Nesse módulo, as possíveis razões para esse achatamento das possibilidades começam na investigação de como a psicologia social se apropriou do tema e finaliza com um exemplo atual (Negri e Hardt) de inversão da tendência. 

Para o segundo módulo, as razões mais profundas do cenário serão acessadas no percorrer de uma outra história da multidão: anterior à estruturação do discurso filosófico-político moderno e contemporâneo. O período medieval será considerado como uma época de experimentações práticas e teóricas a partir das quais podemos reformular nossas questões atuais.

< Percurso do Módulo I >

# Encontro 01 – A multidão como a sombra do indivíduo (a Psicologia Social)

# Encontro 02 – A multidão como a sombra do social

# Encontro 03 – A “Crowd History”

# Encontro 04- A definição de Negri e Hardt

< Sobre João Gomes >

Historiador, bacharel pela PUC-SP, Mestre pela Unesp e com um logo período de pesquisas realizada na França junto à Université de Paris-I la Sorbonne e à École Pratique des Hautes Études (EPHE). Foi professor substituto na Unesp de Franca e professor visitante na Unicamp, além de ministrar cursos na PUC-SP, no MAM, no CPF-SESC e na Casa Tombada. Tem artigos publicados em revistas especializadas e obras coletivas na França e no Brasil.

< Informações gerais do curso >

# Datas: 18 e 25 de Julho / 01 e 08 de Agosto

# Horário: 19h às 22h

# Professor: João Gomes

# Local: Ateliê do Bixiga

# Valor de inscrição: 

> Integral: R$ 200,00 

# Bolsas de estudo: Solicitação pelo formulário no link https://goo.gl/yg2Rpf


Realização: La Matrioshka e Joao Gomes

Apoio: Ateliê do Bixiga e Outras Palavras. 

Contribuintes de Outras Palavras concorrem a duas bolsas integrais. Para participar basta ser contribuinte e preencher o formulário abaixo até o dia 16 de julho, às 15h.

Author


Avatar