Contrapartidas, Economia, Livros, Política

Outros Quinhentos oferece A Revolução Russa, de Rosa Luxemburgo

Programa de financiamento autônomo de “Outras Palavras” sorteia, para quem sustenta nosso projeot editorial, 20 livros de bolso com texto histórico da revolucionária alemã

“Outros Quinhentos” sorteia o novo livro “A Revolução Russa” de Rosa Luxemburgo, traduzido por Isabel Loureiro, filósofa e experta sobre o pensamento da revolucionária.

Editado e distribuído em nova versão, pela Fundação Rosa Luxemburgo, o manuscrito foi publicado foi em 1922, por Paul Levi, dirigente do Partido Comunista Alemão (KPD) depois do assassinato de Rosa Luxemburgo. Segundo Isabel, Levi “havia sido expulso do KPD por ter criticado publicamente a ‘ação de março’ de 1921, tentativa insurrecional fracassada levada a cabo pela nova liderança do KPD, pressionada pela Internacional Comunista (IC) sob influência dos bolcheviques.”

Ainda, segundo Isabel: “No texto em pauta, Rosa constata que as nações que faziam parte do império russo, em vez de se aliarem à revolução, como pretendiam os bolcheviques no seu ‘otimismo incompreensível’, passaram para o lado da contrarrevolução. A posição de Rosa sobre a questão nacional sempre foi condenada como economicista e abstrata, inclusive pelos comentadores simpáticos às suas ideias. Mas trata-se de tema extremamente complexo merecendo aprofundamento, o que não podemos fazer aqui. Entretanto, se a brochura de Rosa Luxemburgo, passados cem anos, ainda nos interpela, isso se deve à última parte, comentada antes. E, por último, cabe frisar que independentemente das objeções pontuais que Rosa faz aos bolcheviques, a posição geral da brochura pode ser condensada na expressão ‘apoio crítico’. Apoio porque ela entende que ‘(…) em condições tão fatais, nem o mais gigantesco idealismo, nem a mais inabalável energia revolucionária seriam capazes de realizar a democracia e o socialismo, mas apenas rudimentos e caricaturais de ambos’.”

O lançamento do manuscrito nas comemorações dos 100 anos da revolução russa traz ao público brasileiro a visão crítica – mas solidária – de Rosa Luxemburgo sobre um dos principais acontecimentos do século XX 

Você pode concorrer a um dos 20 exemplares em sorteio, se for um colaborador de Outros Quinhentos — nosso projeto de financiamento coletivo por um jornalismo independente, crítico e profundo. Se você ainda não colabora, veja como funciona, aqui.

Para concorrer, preencha o formulário abaixo até quarta-feira, 15/11 às 15h: