Contrapartidas, Cultura, Cursos, Livros

Outros Quinhentos propõe: cursos para criar uma editora independente

Um, presencial; outro, à distância, eles são ofercidos pela Unesp e expõem as etapas da produção de um livro. Contribuintes de Outras Palavras têm 10% de desconto e concorrem a bolsas

Por André Takahashi | Na foto livraria móvel Rizoma, da editora independente Autonomia Literária

O mercado editorial é um dos principais fronts de batalha ideológica. Quem conhece o meio sabe como grandes editoras e livrarias trabalham para manter o status quo promovendo certos autores e negligenciando outros. Esse boicote também acontece com editoras independentes e progressistas, que desafiam os “coronéis editoriais” ao editar para o público brasileiro autores e autoras contra-hegemônicos. 

Porém, mesmo com o domínio do mercado e contando com o apoio e patrocínio das grandes empresas o mercado editorial nos moldes atuais encontra-se em crise. Grandes redes de livrarias dando calores, as editoras hegemônicas realizando demissões em massa e, paralelo a isso, um florescimento de editoras e distribuidoras alternativas.

Para furar esse bloqueio informativo Outras Palavras, em parceria com a Universidade do Livro (Unesp) oferece cursos de produção editorial com 10% de desconto para todos os contribuintes do nosso programa de autofinanciamento Outros Quinhentos, além de sortear uma bolsa para cada um dos cursos abaixo. Para solicitar seu desconto como contribuinte envie um email para [email protected]

Produção editorial (à distância)

Datas: 24/08 a 04/12 de 2018

O curso visa permitir ao aluno acompanhar em detalhe todos os passos da produção editorial e adquirir uma visão abrangente da edição de um livro. O aluno, ao longo do curso, é levado a refletir sobre os principais aspectos e questões do processo de produção no contexto geral do funcionamento de uma editora, do momento em que é definida a realização de uma obra até a entrega dos arquivos completos do livro à produção gráfica.
Inscrição aqui.

O ‘passo a passo’ da produção editorial: acompanhamento dos trabalhos de edição do livro

Datas: 28 a 31 de agosto de 2018 (presencial)

O curso visa apresentar, etapa por etapa, o trabalho de produção editorial de livros, por meio de exemplos e exercícios. Oferecer informações para que seja possível acompanhar todo o processo editorial, prevendo problemas e dificuldades recorrentes, além de possíveis soluções.
Inscrição aqui.


A Unil está localizada no centro de São Paulo, na Praça da Sé nº108.


Para concorrer a uma bolsa em um dos cursos oferecidos cadastre-se no formulário abaixo até 23/08 (quinta-feira)

 

Author


Avatar