Cinema, Contrapartidas, Cultura, Eventos, Política, Video

Outros Quinhentos convida para apresentação especial de “Escolas em Luta”

Documentário que retrata a luta [email protected] [email protected] em 2015 será exibido em sessão única e gratuita no CineSesc, no sábado 2 de dezembro, às 17h. Taturana Mobilização Social, distribuidora do filme, oferece três pares de ingresso para colaboradores de Outros Quinhentos.

Por André Takahashi

Em outubro de 2015, sem nenhuma consulta pública junto a professores, pais e estudantes, o governo do Estado de São Paulo anunciou numa entrevista de televisão que 94 escolas seriam fechadas no ano seguinte, como parte de um plano de reorganização do ensino.

Mas esse modus operandi da educação pública no estado mais rico e um dos mais conservadores do Brasil sofreu um grande revés. Os secundaristas reagiram ao decreto anunciado pelo governador Geraldo Alckmin e, em poucos dias, por meio de redes sociais e aplicativos, organizaram uma reação surpreendente: ocuparam 241 escolas e saíram às ruas para protestar contra a medida e reivindicar participação no processo.

As ações tiveram repercussão em todo o país, inspiraram novas ocupações que também se estenderam a outros estados, e foram vitoriosas: em dezembro do mesmo ano, dois meses depois, o governador anunciou a revogação do decreto.

O movimento ficou conhecido como Primavera dos Estudantes ou Primavera Secundarista.

ESCOLAS EM LUTA – TRAILER OFICIAL from Complô on Vimeo.

Escolas em Luta – dirigido por Tiago Tambelli, Rodrigo T. Marques e Eduardo Consonni, e produzido pela Complô, Encouraçado Filmes e Lente Viva Filmes – traz um retrato emocionante dessa luta, em um documentário que apresenta imagens feitas pelxs estudantes, com seus telefones celulares ou câmeras cedidas pelos realizadores, e depoimentos dxs secundaristxs tomados durante o momento das ocupações.

O filme retrata o cotidiano das ocupações e as formas de se organizar dos estudantes, mostra o calor de um movimento novo, fresco, alegre e que leva como bandeira principal o direito à participação e reivindicação política em todas as instâncias da vida, a começar pela própria escola.

Está circulando por diversos festivais e mostras: 8o. CachoeiraDoc (mostra competitiva de longas metragens, Bahia, set/2017); 50o. Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (mostra Terra em Transe, DF,  set/ 2017); Mostra São Paulo Cinema Anônimo de Belo Horizonte (Fundação Clóvis Salgado, BH, out/ 2017); 9a Semana Festival de Cinema (Rio de Janeiro, nov/ 2017); 4a Mostra de Cinema de Gostoso (Rio Grande do Norte, nov/ 2017); Festival Visões Periféricas (Rio de Janeiro, nov,dez/2017); Mostra Cinema Urgente (São Paulo, nov/2017).

Circuito de impacto: qualquer pessoa pode exibir o filme em seu espaço

ESCOLAS EM LUTA ainda não tem data para entrar em cartaz nos cinemas, mas a partir de 2 de dezembro, dia da pré-estreia especial no CineSesc, o filme estará disponível na plataforma da Taturana Mobilização Social.

Pela plataforma, qualquer  pessoa ou instituição poderá organizar uma exibição coletiva em seu espaço e ser um parceiro do filme.  Basta se cadastrar e agendar a sessão para ter acesso ao documentário: www.taturanamobi.com.br.

Outras Palavras e Taturana Mobilização Social presenteiam os contribuintes de Outros Quinhentos com três pares de ingressos para a pré-estréia especial no CineSesc, no sábado dia 02 de dezembro às 17h.

Para concorrer à um ingresso preencha o formulário abaixo até as 15h00 de sexta-feira, 01/12.