Cinema, Contrapartidas, Cultura, Economia, Política, Video

Outros Quinhentos convida para a sessão-cabine de O Jovem Karl Marx

Em parceria com Boitempo Editorial e Califórnia Filmes, oferecemos, a quem sustenta “Outras Palavras”, dez ingressos para pré-estréia do filme, nesta sexta-feira

Por André Takahashi

O filme O jovem Karl Marxdirigido pelo cineasta haitiano Raoul Peck (do documentário indicado ao Oscar Eu não sou seu negro) e que estreia no Brasil no dia 28 de dezembro, faz um recorte da sua vida, mostrando o início de suas ideias, a amizade com Friedrich Engels e o início do movimento operário em meio à era moderna.

Com 26 anos, Karl Marx embarca com sua esposa Jenny na jornada para o exilo. Em Paris, em 1844, eles encontram o jovem Friedrich Engels, filho de um dono de fábrica que estudou o sórdido começo do proletariado inglês. Engels traz a Marx o pedaço faltante do quebra-cabeças que compõe sua nova visão do mundo. Juntos, entre a censura e as batidas policiais, protestos e revoltas políticas, presidem o nascimento do movimento trabalhista, que até então era feito de modo esporádico e não organizado. Isso cresce para ser a mais completa transformação teórica e política no mundo desde a Renascença – liderado, contra todas as expectativas, por dois brilhantes, insolentes e espertos jovens.


O diretor – Raoul Peck

Raoul Peck é um diretor, roteirista e produtor, nascido no Haiti, e criado no Congo, nos Estados Unidos e na França. Ele estudou engenharia de economia na TD Berlim e na DFFB Berlim. Peck foi ministro da cultura do Haiti em 1996 e 1997, e, desde 2010, ele é o presidente do La Fémis em Paris, a famosa escola de cinema e televisão. Em 2001 a Human Rigths Watch Organization o premiou com o Prêmio Irene Diamond Lifetime Achievement Award. Ele foi membro do júri do Festival de Cannes de 2012, assim como membro do júri do Berlinale em 2002.

Outros Quinhentos, Califórnia Filmes e Boitempo Editorial presenteiam os contribuintes de Outros Quinhentos com 10 entradas para a pré-estréia do filme na sexta-feira, 24 de novembro, às 10h, no Cinemark Pátio Paulista.  

Para concorrer à um ingresso preencha o formulário abaixo até as 14h00 de quinta-feira, 23/11.