Contrapartidas, Cultura, Cursos

Outros Quinhentos propõe curso: Colonialidade: história e novas utopias da América Latina

Curso abordará categoria crucial para compreender e enfrentar dominação da América Latina. Entre os autores estudados, Aníbal Quijano, Mariátegui, Martí e Franz Fanon. Apoiadores de Outras Palavras têm descontos e concorrem a duas bolsas

Por La Matrioshka

Desenvolvida pelo sociólogo peruano Anibal Qujano, a categoria da colonialidade tem sido bastante utilizada para buscar compreender os processos sociais, históricos, culturais e econômicos na América Latina. 

Nesse debate categorias como colonialismo, descolonização, decolonialidade e pós-colonial se entretecem e se tensionam. Em todas elas, é central a noção de que é preciso elaborar um caminho próprio, atento às realidade da formação social da América Latina.

Nosso objetivo será conhecer os aspectos centrais do debate sobre a colonialidade a partir de sua genealogia, principais autores, encontros e desencontros. Também nos deteremos em suas expressões na atualidade assim como nas possíveis contribuições para processos sociais de resistência e organização social.

< Percurso > 

São quatro encontros, independentes entre si para que quem tenha interesse em apenas um dos recortes possa participar. Mas que no conjunto do percurso garantem um aprofundamento no tema da Colonialidade. 

#01 Encontro – Raízes e caminhos: Bolivar e Marti (Libertadores), Mariátegui, Frantz Fanon e Pablo Gonzales Casanova.

#02 Encontro – Debate atual: Descolonização, pós colonial e decolonial. Aproximações e diferenças.

#03 Encontro – A Colonialidade do Poder: aspectos e dimensões.

#04 Encontro – Um novo sentido histórico: Pachakuti, bem-viver e as novas utopias. A criação de outro anticapitalismo.

< Informações gerais > 

*Datas: 26 de Junho e 03, 10 e 17 de Julho

*Horário: 19h às 22h

*Professor: Bruno Simões

*Local: Ateliê do Bixiga

*Inscrição: 

>> Integral: R$ 180,00

>> Assinantes OutrosQuinhentos: R$ 130,00

*Link para compra de ingressos: https://goo.gl/xRtKka

< Bruno Simões > 

Bruno Simões Gonçalves, pós-doutor em psicologia da descolonização e pesquisador-militante em movimentos sociais da América Latina e povos indígenas.

Contribuintes do Outros Quinhentos podem concorrer a duas bolsas do curso, basta preencher o formulário abaixo até as 17h de sexta-feira 22/06  Lembrando: para concorrer às bolsas tem que ser [email protected] [email protected] de Outros Quinhentos.

Author


Avatar