Para gerar energia a partir da caixa d'água

Em novo sinal da possível revolução nas fontes energéticas, brasileiros criam micro-hidrelétrica, movimentada pela entrada da água nos reservatórios. Sistema alimenta lâmpadas ou computadores

No Ciclovivo

caixadaguageraenergia

.

Em novo sinal da possível revolução nas fontes energéticas, brasileiros criam micro-hidrelétrica, movimentada pela entrada da água nos reservatórios. Sistema alimenta lâmpadas ou computadores

No Ciclovivo

Enquanto cientistas em todo o mundo tentam aumentar a eficiência dos grandes sistemas de produção energética, dois empreendedores brasileiros desenvolveram uma solução simples para gerar energia limpa em casa. Apelidada de UGES, a tecnologia transforma as caixas d’água em miniusinas hidrelétricas.

O nome é uma abreviação de Unidade Geradora de Energia Sustentável e a criação é fruto do trabalho dos engenheiros Mauro Serra e Jorgea Marangon. A tecnologia é simples e pode ser utilizada em qualquer caixa d’água, independente de seu tamanho. “A UGES transforma a passagem da água que abastece os reservatórios em um sistema gerador de energia. Vale destacar que o consumo diário de água no país é, em média, de 250 litros por pessoa, consumo que é totalmente desperdiçado como forma de energia. Ao desenvolver um sistema que reaproveita essa energia, podemos gerar eletricidade, sem emissão de gases e totalmente limpa”, destacou Mauro Serra, em entrevista à Faperj.

caixadaguageraenergia2

A ideia já foi patenteada e logo deve estar disponível no mercado. Além de contar com um sistema instalado dentro do próprio reservatório de água, o UGES também precisa de uma unidade móvel para que seja possível transformar toda a energia captada em eletricidade e assim distribuí-la para o uso doméstico. No entanto, ele não precisa de uma fonte externa de energia para funcionar.

caixadaguageraenergia1

“Ao entrar pela tubulação para abastecer a caixa, a água que vem da rua é pressurizada pelo sistema gerador de energia, passando pela miniusina fixada e angulada na saída de água do reservatório”, explica Serra. Depois disso, a pressão gera energia, que é transformada em eletricidade. O empreendedor explica que a produção é ideal para abastecer lâmpadas, geladeiras, rádios, computadores, ventiladores, entre outros aparelhos domésticos. A energia só não é ideal para ser usada em equipamentos de alto consumo, como chuveiros e secadores de cabelo.

Não é possível quantificar com exatidão a produção, pois a variação depende do tamanho da caixa d’água e da quantidade de água consumida. “Se ela for instalada em um sistema de abastecimento de água municipal, poderá, por exemplo, ser dimensionada para gerar energia suficiente para abastecer a iluminação pública. Imagine então esse benefício em certos locais como restaurantes, lavanderias ou mesmo indústrias, onde o consumo de água é grande”, exemplifica o inventor. Outro ponto positivo do sistema é o armazenamento do excedente para uso posterior e a independência – ao menos, parcial – das redes de distribuição.

Leia Também:

4 comentários para "Para gerar energia a partir da caixa d'água"

  1. Rafael rosa disse:

    Gostaria de mais detalhes .. com quem ? Onde.. foi feito já alguns .. Gostaria de colocar no prédio onde moro

  2. Imagine a maravilha que seria se um dia não precisássemos mais das grandes hidrelétricas, o estrago que elas fazem é assustador.

  3. Francisco Santos disse:

    Este sistema é pó tal e não ameaça os grandes. Se colocada em um prédio, a arte e de energia a Portaria, por exemplo. Tudo vai depender do custo final.

  4. Renato. disse:

    Ótima a invenção. Más e as grandes hidrelétricas? Os acionistas? E o mercado de modo geral?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *