Lançado em 2009, o site Outras Palavras tornou-se uma referência importante na galáxia da chamada “comunicação compartilhada” ou da “mídia livre”, abordando uma temática pouco presente neste universo: o exame crítico da globalização, as novas culturas políticas da autonomia e os movimentos de ocupação das redes e das ruas. O reconhecimento veio logo, em 2010 o site e as plataformas de redes sociais criadas em torno dele receberam, do Ministério da Cultura o Prêmio Ponto de Mídias Livres.
A linha editorial do site busca avançar naquilo que gostamos de denominar “pós-capitalismo” por um lado frisando a obsolescência das lógicas associadas ao sistema ainda hoje hegemônico (mercantilização da vida, lucro como valor supremo, concentração de riquezas, redução da natureza a “recurso”) e por outro iluminando propostas e alternativas que vem surgindo em todos os planos da vida social.
Com audiência expressiva, cerca de 10 mil textos lidos por dia, o site Outras Palavras reúne um grupo de 200 colaboradores brasileiros e, entre eles, alguns internacionais.
Semanalmente, o boletim de atualização de Outras Palavras seleciona as principais matérias da semana alcançando cerca 20 mil assinantes [assine aqui].
Empenhado em diversificar os formatos de um novo jornalismo compartilhado e colaborativo, desenvolvemos projetos especiais paralelos às publicações diárias, tais como coberturas colaborativas, webdocumentários, Séries especiais (de Política e Desenvolvimento) e a Escola Livre de Comunicação Compartilhada, que promoveu 40 oficinas de formação em midialivrismo, empoderando com ferramental e tecnologia dezenas de jovens para o exercício do jornalismo colaborativo.
Complementando a horizontalidade proposta pelo Blog da Redação, o Outras Mídias é a nossa seleção do melhor da mídia alternativa, é por meio dele que ampliamos o acesso de nossos leitores a um conteúdo de altíssima qualidade e diversidade, reunidos pela curadoria da equipe do Outras Palavras e para aqueles que desejam aprofundar os temas mais caros ao site Outras Palavras, criamos o Outros Livros, uma parceria com o Acervo Antropofágico que traz uma seleção preciosa de títulos do mercado editorial nacional e internacional.
Antonio Martins
Latest posts by Antonio Martins (see all)
- A árdua luta contra a gravidez forçada das crianças - 13 de Fevereiro de 2018
- Governo Agro é Governo Necro - 1 de Fevereiro de 2018
- Vigilância em massa, inferno que cresce - 24 de Janeiro de 2018
- Saneamento, tema oculto - 18 de Janeiro de 2018
- O caso dos sete mortos que ninguém matou - 17 de novembro de 2017
quero receber o boletim
Basta clicar em Receba nosso boletim, caso tenha problemas com o link acesse http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dFRva1NZc0c4X1h1bnN2X0hhNmdKZ3c6MA e faça o cadastro.
Atenciosamente.
Ah, o mercado . . . Essa entidade diabólica e má, que promove a desigualdade e instiga a ganância, além de todos os pecados capitais decorrentes da eficiência…
Deve ser exterminado?
Parabéns pela iniciativa.
Navegar é preciso. Em busca da utopia, melhor ainda.
Um abraço.
Nao entendi??? É independente, mas com o patrocínio é do Gov. do Est. de S. Paulo e do gov. Federal!!!!
Tô nessa! /
Proposta bastante interessante, e necessária, no sentido de dar rumos democráticos para a cultura the comunicação, com bases no compartilhamento, conhecimento e educação. Eu já vejo gente tentando construir grupos de poder pelo poder nas redes sociais.
Estou interessado nalgumas das vossas publicações, mas em versão digital – ebooks. Têm esse serviço? Obrigado.