Zé Celso, em vídeo: o Oficina re-existirá!

Apaixonado e didático, diretor explica: como o Condephaat foi manipulado por Alckmin para emparedar teatro e favorecer Grupo SS; por que o Oficina precisa de seu entorno; qual a importância de defendê-lo, na luta contra retrocessos e censura

Por Mauro Lopes

MAIS
Leia aqui o manifesto poético do Movimento #VETAasTORRES e a nota de esclarecimendo do Teatro Oficina

O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) voltou atrás em decisão de setembro de 2016 e, na última segunda-feira (23) liberou a construção de um enorme complexo imobiliário residencial e comercial do grupo de Silvio Santos no entorno do Teatro Oficina e de outros prédios históricos tombados na região do Bixiga.

“Depois do golpe aquilo [o Condephaat] tá virando o Conselho do Patrimônio da Especulação Financeira”, disse José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, um dos maiores nomes da história do teatro brasileiro e o grande líder do Teat(r)o Oficina desde sua fundação, em 1958, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP).

Montagem: Sílvio Santos como o "Rei da Vela", tendo ao fundo o espigão que é preciso impedir

Montagem: Sílvio Santos como o “Rei da Vela”, tendo ao fundo o espigão que é preciso impedir

A vitória de Silvio Santos só foi possível porque o governo Geraldo Alckmin mudou a composição do Condephaat, o que permitiu a votação de 15 votos a 7, na segunda –“tivemos até mais votos que esperávamos”, Zé Celso. São 37 anos de luta, desde que, em 1990, Silvio Santos anunciou a intenção de construir um grande empreendimento imobiliário em terrenos de sua propriedade na região.

TEXTO-MEIO

O projeto insere-se num contexto, Zé Celso, de um verdadeiro “genocídio da população do Bixiga, a expulsão dos moradores pobres, os da rua, os que eles chamam de favelados”. Assista o vídeo-reportagem do Oficina com a entrevista de Zé Celso e imagens históricas da luta pelo patrimônio e a cultura na cidade e no país.

TEXTO-FIM
The following two tabs change content below.